Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

PDCA: Como funciona essa metodologia [FÁCIL]

O ciclo PDCA é uma ferramenta usada para o controle de qualidade e melhoria de processos e produtos de maneira contínua. Vale dizer que a ferramenta pode ser aplicada nas mais variadas áreas.  Com esse recurso, você tem uma visão do que pode ser melhorado nos processos e, dessa forma, fazer os ajustes necessários para […]

O ciclo PDCA é uma ferramenta usada para o controle de qualidade e melhoria de processos e produtos de maneira contínua. Vale dizer que a ferramenta pode ser aplicada nas mais variadas áreas. 

Com esse recurso, você tem uma visão do que pode ser melhorado nos processos e, dessa forma, fazer os ajustes necessários para que eles sejam mais eficientes. Assim, é possível contribuir para a evolução do seu produto/serviço e do seu negócio de forma geral.

Se você não conhece ou ainda não aplicou a ferramenta como empreendedor, trouxemos um conteúdo para você descobrir tudo sobre o conceito de PDCA, como usá-lo na prática e as vantagens de aplicá-lo no seu negócio. Vamos lá?

O que é PDCA?

PDCA é uma ferramenta utilizada para evoluir os processos internos e ajudar a alcançar os objetivos da sua marca, uma vez que seu olhar é voltado para a qualidade do que é feito.

Além disso, sua finalidade também é garantir que os resultados esperados sejam sempre alcançados ou, caso não sejam, possa ser descoberto o que é necessário para atingi-los.

O ciclo PDCA foi popularizado na década de 50 pelo professor americano William Edwards Deming, o “pai” do controle de qualidade nos processos de produção. A metodologia vem sendo aplicada desde então para apoiar o desenvolvimento dos negócios.

 

Como usar o PDCA?

Algumas áreas consideradas mais “tradicionais” aplicam essa metodologia há bastante tempo. Inclusive, ela popularizou-se no meio industrial. No entanto, sua versatilidade permite que seja aplicada nos mais variados segmentos de negócios, como os digitais

Assim, o ciclo PDCA funciona como um “passo a passo” a ser seguido para alcançar os objetivos de um negócio, dividido em quatro etapas:

 

1. Planejamento (Plan)

Na primeira fase do ciclo acontece o planejamento, no qual você analisa quais são as informações do seu negócio e define quais serão os aspectos inseridos no ciclo para serem evoluídos. 

Nesta etapa, os objetivos estabelecidos precisam ser mensuráveis para não prejudicar o acompanhamento.

 

2. Execução (Do)

Agora que você já sabe em qual produto ou processo o ciclo PDCA será aplicado, é hora de executar o plano de ação que você definiu na primeira etapa. 

Aqui, é importante que a execução seja acompanhada de perto e focada na qualidade, seguindo as definições da etapa de planejamento.

falar com um consultor

 

3. Controle (Check)

A etapa de controle acontece quase que paralelamente à de execução. Neste ponto, o controle avalia se o plano foi executado de acordo com o planejado e se os resultados foram alcançados. 

É uma etapa importante do ciclo para quem atua com as finanças do negócio, pois é possível acompanhar em detalhes os gastos da execução e facilitar na hora de tomar uma decisão.

 

4. Ação (Act

Chegamos à última etapa do ciclo e, agora, é hora de avaliar os resultados alcançados e entender se o que foi proposto foi executado. 

Neste ponto, funciona como um momento para refletir se o plano de ação foi bem sucedido, bem como os pontos que não funcionaram como o esperado e quais ações serão feitas para melhorá-los.

 

PDCA: Exemplos práticos

Apesar de ser amplamente usado em segmentos como hospitais, nada impede que você aplique a metodologia PDCA no seu infoproduto, por exemplo. Além disso, serviços também podem ser objeto de evolução. 

Portanto, são grandes as possibilidades para aplicá-la no universo de produtos digitais.

Então, agora que você já sabe o que é o ciclo PDCA, é hora de entender como ele funciona na prática. Imagine, por exemplo, que você tem um infoproduto e está em busca de evoluí-lo para uma nova versão para atrair mais clientes: 

  • Planejamento (Plan): nesta etapa, é o momento de definir quais serão as novas funcionalidades, para qual persona ele será destinado, quais estratégias serão usadas para impactar o cliente ideal, quais os objetivos a serem alcançados, quem serão as pessoas responsáveis e quais recursos financeiros serão usados.
  • Execução (Do): após definir o escopo na etapa de planejamento, é hora de colocar a nova versão rodando no mercado.
  • Controle (Check): em paralelo à execução, você deve acompanhar se o produto atendeu às expectativas da etapa de planejamento e cumpriu com os objetivos propostos. A nova versão foi bem recebida pelos seus clientes? Solucionou a dor que você esperava?
  • Ação (Action): agora que o produto já está no mercado, você pode avaliar as possibilidades de melhorias e, caso haja necessidade, volte para a etapa de planejamento para aplicá-las.

 

Por que usar o PDCA?

Não é novidade que o mercado está cada vez mais competitivo e as marcas estão buscando evoluir seus produtos e serviços, não é verdade? Portanto, aí está uma boa razão para utilizar o PDCA: para se destacar diante da concorrência. 

No entanto, a metodologia ainda conta com vantagens importantes para apoiar o desenvolvimento da sua marca, como:

  • Mais confiança para desempenhar as atividades, já que você passa a ter um olhar de evolução em cada ação; 
  • Entender mais sobre o seu negócio e processos, bem como as dificuldades a serem superadas;
  • Oportunidade de aprimorar constantemente os processos e o seu produto/serviço;
  • Capacidade de explorar ainda mais o potencial do seu negócio.

No mercado digital, é natural que as coisas aconteçam de forma acelerada. Afinal, a internet impulsionou essa transformação que conhecemos e já não é mais possível ignorá-la. 

Nesse sentido, torna-se cada vez mais necessário utilizar ferramentas para buscar os resultados que o seu negócio espera.

Por isso, agora que você já conhece o ciclo PDCA, que tal conhecer outra ferramenta para alavancar o seu negócio? 

Baixe gratuitamente o Kit de Marketing Digital da HeroSpark, um pacote completo para suas estratégias e para ajudá-lo a aumentar suas vendas!

Como fazer o controle financeiro do seu negócio digital
Aprenda a pagar menos impostos como afiliado

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.