Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

O que é prospect? O que é lead? Como conquistá-los?

Se você está entrando no marketing digital, com certeza já ouviu falar de prospect ou lead, por exemplo. Mas você realmente sabe o que é prospect? E o que é um lead? Essas são apenas as perguntas iniciais para chegarmos, enfim, ao objetivo que todos buscam ao empreender: como conquistá-los? Afinal, cada um possui uma […]

Se você está entrando no marketing digital, com certeza já ouviu falar de prospect ou lead, por exemplo. Mas você realmente sabe o que é prospect? E o que é um lead?

Essas são apenas as perguntas iniciais para chegarmos, enfim, ao objetivo que todos buscam ao empreender: como conquistá-los? Afinal, cada um possui uma abordagem e uma estratégia para ser transformado em cliente.

Por isso, neste conteúdo, você vai entender a diferença entre os conceitos de prospect e lead, e aprender como abordar cada um no momento certo, com a estratégia ideal para convertê-los. Vamos lá?

O que é prospect?

O prospect é uma pessoa que tem afinidade com a sua marca e com o que você faz, porém ainda não enxergou a necessidade de usar o seu negócio para solucionar um problema. 

Nesse sentido, os prospects são uma oportunidade que você tem para agregar valor à sua solução e mostrar o potencial do seu produto ou serviço. 

Para entender melhor, veja esse exemplo: imagine que uma pessoa chega ao seu site e se depara com o seu produto ou serviço. Apesar de achar interessante, ela ainda não identificou que a sua oferta pode resolver uma dor dela. Ou seja, ela é um prospect!

No entanto, para ser um prospect, não basta apenas ser uma pessoa interessada na sua solução. É importante que ela, de fato, tenha o perfil que o seu negócio procura, como:

  • Estar de acordo com a sua persona;
  • Fazer parte do público-alvo definido pelo seu negócio; 
  • Ser a tomadora de decisão para escolher ou não a sua solução;
  • Ter recursos financeiros compatíveis para fechar negócio com você.

O que é lead?

Agora que você entendeu o que é prospect, vamos conhecer um perfil de cliente mais próximo de fechar negócio: o lead. Diferente do prospect, ele demonstrou interesse no seu negócio e entende que você tem uma solução que pode ajudá-lo. 

Neste ponto, o lead já esteve em contato com o seu negócio e trocou o seu contato por algum material que você produziu e faça sentido para ele. É um perfil mais “quente”, ou seja, aquela pessoa que está mais aberta a receber soluções e ofertas do seu negócio.

Semelhante ao prospect, o lead também está dentro da persona que você busca impactar e faz parte de uma estratégia macro para o crescimento saudável do seu negócio. 

Quer saber como conquistar cada perfil e, enfim, transformá-los em clientes? Então vamos para o próximo tópico! 

Como conquistar prospects e leads?

Antes do marketing digital surgir e o conceito de o que é um prospect ser discutido, as vendas dependiam de abordagens diretas ao consumidor. 

Você se lembra quando batiam de porta em porta oferecendo produtos que você nunca nem ouviu falar? Felizmente, com a internet, as coisas evoluíram – e muito!

Se antes era a empresa quem buscava o cliente, com as transformações na era digital e o surgimento do Inbound Marketing, agora é o cliente que busca a empresa.

Mas como eles fazem isso e de que forma o seu negócio pode se beneficiar? Com SEO e estratégias de atração que façam mais sentido para cada perfil. Vamos conhecer algumas? 

1. Prospect

Ao entender que esse perfil ainda não sabe que você tem o que ele procura, é o momento de criar autoridade no assunto. Como falamos acima, o Inbound Marketing é essencial nessa tarefa e contribui ativamente para transformar o prospect em um lead.

Conteúdos topo de funil

Também conhecido como etapa de atração, o topo do funil de conteúdo é responsável por trazer as pessoas até o seu conteúdo. Assuntos introdutórios são uma boa aposta para quem deseja captar a atenção de quem ainda está no começo da jornada. 

Guias básicos sobre determinado assunto ou, ainda, publicações no blog sobre conceitos e suas diferenças podem funcionar como “iscas” para quem está em fase de pesquisa e ainda não sabe que tem uma necessidade a ser atendida. 

2. Lead

Por ter um perfil mais maduro em comparação ao prospect, o lead já sabe que tem um problema a ser solucionado e está em busca do seu conteúdo para isso. Neste ponto, ele já vai ter tido contato com você e compartilhado suas informações para você continuar a nutri-lo com mais informações sobre a sua solução.

Conteúdos meio de funil

Conhecida como etapa de consideração e intenção, o meio do funil traz uma abordagem um pouco mais direta para a sua solução. 

O foco está em aprofundar mais os temas e trazer conteúdos mais específicos para ajudar o lead na escolha do produto ou serviço que resolverá o seu problema. 

Conteúdos como checklists e guias de como escolher determinado produto são alguns exemplos de materiais que podem ser uma boa estratégia para transformá-lo em cliente. É um conteúdo com mais cara de “venda”, mas sem perder o seu caráter informativo.

Com o entendimento de o que é prospect e lead, fica mais fácil traçar estratégias assertivas para captar a atenção de cada perfil, não é verdade?

E saiba que para a sua estratégia alcançar ainda mais pessoas, é importante que a sua escrita seja persuasiva. Isso levará o prospect e/ou o lead para onde você precisa. 

Portanto, para potencializar os seus resultados, baixe gratuitamente o e-book “67 headlines para página de vendas”, que conta com chamadas impossíveis de serem ignoradas! Sucesso!

O que é networking e como criar uma base de contatos?

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.