Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

O que é networking e como criar uma base de contatos?

A conquista de um lugar no mercado digital também envolve a criação e a manutenção de boas relações com pessoas e empresas do seu nicho. Essas conexões podem possibilitar o acesso a oportunidades de negócio e uma maior visibilidade para sua marca. Mas você deve estar se perguntando como é possível criar essas relações de […]

A conquista de um lugar no mercado digital também envolve a criação e a manutenção de boas relações com pessoas e empresas do seu nicho. Essas conexões podem possibilitar o acesso a oportunidades de negócio e uma maior visibilidade para sua marca.

Mas você deve estar se perguntando como é possível criar essas relações de negócios no ambiente digital, não é mesmo?

Neste artigo, detalhamos o que é networking e como os infoprodutores podem fazê-lo no digital. Continue a leitura e confira como é possível ampliar sua base de contatos de maneira consistente e sem sair de casa. Boa leitura!

O que é networking?

O networking consiste na prática de criar relações profissionais visando o crescimento colaborativo. Isso é feito por meio da construção de uma rede de contatos, que possibilita diálogos e troca de informações relevantes.

Essa rede é baseada em boas práticas de relação profissional e pode ser muito produtiva se bem aproveitada. Uma maneira de realizá-la é mantendo diálogos periódicos com profissionais do seu nicho de atuação. 

Entre as principais razões para fazer networking, podemos citar:

  • Contribui para o crescimento profissional;
  • Ajuda na criação de autoridade no nicho;
  • Possibilita indicações;
  • Pode proporcionar novas ideias, etc. 

O networking é muito comum entre profissionais de diversas áreas e ajuda a fortalecer negócios por meio de relações que ampliam o mercado e posicionam a marca. 

Qual o objetivo do networking?

O networking tem como objetivo aumentar sua base de contatos e estreitar suas relações com outros profissionais do seu nicho. É uma estratégia que possibilita que você não fique isolado e tenha oportunidades de escalar o seu negócio.

Um dos intuitos da criação dessa rede é impulsionar uma construção colaborativa, ou seja, onde todos possam compartilhar experiências e indicações em busca de resultados. 

Confira abaixo alguns pontos que reforçam a importância de fazer um bom networking.

Importância de realizar um networking

Além dos benefícios diretos para o seu empreendimento digital, o networking também proporciona uma melhoria de suas habilidades de gestão e outros pontos importantes do seu planejamento estratégico. 

Veja abaixo alguns outros pontos que destacam essa importância:

  • Posiciona seu negócio entre os melhores;
  • Impulsiona seus resultados;
  • Serve como vitrine para o seu negócio;
  • Gera oportunidades;
  • Constrói confiança;
  • É uma possibilidade real de validar o seu infoproduto. 

Em resumo, investir na construção de uma base de contatos é essencial para o sucesso do seu negócio, pois fortalece sua marca e ajuda a criar uma imagem positiva no mercado digital.

Como fazer networking sem sair de casa? 

Agora que você já sabe o que é networking e a importância de realizá-lo, principalmente para turbinar sua estratégia, deve estar se questionando se é possível fazê-lo no mercado digital. E a resposta é sim!

Por isso, conheça 4 dicas para fazer o seu networking sem sair de casa e alavancar seu posicionamento no mercado digital. Confira!

1. Faça um beachmarking 

O benchmarking consiste no estudo de negócios dentro do seu próprio nicho. Essa análise possibilita conhecer as melhores práticas aplicadas por empreendedores da sua área e é uma ótima oportunidade para que você perceba o que pode melhorar na sua estratégia.

Além disso, esse processo pode ser uma ótima maneira de construção de relacionamento com esses profissionais, por meio de participação em eventos do nicho ou da interação nas redes sociais. 

2. Se posicione digitalmente 

O posicionamento digital é fundamental na hora de estabelecer novos contatos. Produzir conteúdos relevantes nas redes ajuda a atrair não apenas a atenção do seu público, mas também de outros profissionais que atuam na mesma área. 

Criar um blog ou até mesmo escrever textos relacionados ao mercado no LinkedIn, por exemplo, podem ser uma ótima estratégia para “puxar assunto” com pessoas relevantes em seu nicho de atuação.

3. Engaje em comunidades do seu nicho

Levar seu conteúdo relevante e suas opiniões para grupos e comunidades com outros infoprodutores também é uma forma de construir boas conexões no digital. 

Saiba que existem comunidades no Facebook e no LinkedIn voltadas para infoprodutores. Desse modo, ingressar nelas, produzir conteúdos e participar de diálogos sobre temas relativos à sua área é uma estratégia consistente para fazer networking. 

4. Busque colaborações

Ao estreitar conexões por meio das redes sociais, o próximo passo para fortalecer ainda mais seu networking é propor ações em colaboração com outros infoprodutores. 

Oferecer um benefício mútuo a seu concorrente e apresentar a utilidade da sua conexão ajuda no posicionamento da sua imagem. Além, é claro, de lhe apresentar a outra audiência compatível com o seu produto digital.

Mas para que toda essa estratégia seja efetiva, mais do que saber o que é networking, é preciso que você saiba como utilizar suas redes sociais a seu favor. E nós temos um material perfeito para lhe ajudar na construção do seu networking. 

Conheça o e-book “Como criar suas redes sociais” e aprenda como utilizar essas ferramentas no marketing digital. 

Nesse material você vai descobrir como é possível criar o seu canal no YouTube e como vender no Instagram com método validado. Por isso, baixe agora mesmo, é gratuito!

O que é prospect? O que é lead? Como conquistá-los?
Exemplos de páginas de vendas e como fazer a sua

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.