Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Gravador de tela: quais os melhores para produzir seu curso online

É possível criar conteúdo para o seu curso online mesmo quando você não utiliza videos sem ficar apenas nas apostilas. Gere conteúdos desenvolvidos por você a partir da gravação da tela do seu computador.

gravador-de-tela

O gravador de tela é um software que pode ser usado para fazer vídeos tutoriais. Com a ferramenta é possível fazer a gravação das aulas e disponibilizar o conteúdo online.

Hoje existem diversos programas que são práticos e podem ser usados com esta função. Além disso, quem produz aulas para cursos EAD ou este tipo de material necessita destes softwares.

Os usuários que desejam fazer a captura da sua tela do computador precisam conhecer as ferramentas disponíveis. Diante disso, vamos trazer algumas informações no artigo e abordar:

Os interessados em saber sobre o assunto pode verificar estas informações no artigo. No, entanto se ficar qualquer dúvida basta deixar um comentário no final do texto.

Acompanhe! Boa leitura!

O que é gravador de tela

O gravador de tela é um programa na qual permite que o usuário faça a captura das imagens diretamente do seu computador. Pelo programa é possível gravar esses vídeos, além de fazer o compartilhamento desse material.

Esta ação permite que seja executado printscreens da tela e garanta que o usuário faça a produção de um arquivo de vídeo. Este tipo de conteúdo é bastante útil em cursos online ou então para a produção de aulas, ou tutoriais.

De fácil uso é possível transformar todo o seu material em alguns passos e permitir a divulgação no mesmo. Atualmente com o crescimento da educação online e até dos canais de vídeo é natural querer conhecer esta ferramenta.

Para saber mais sobre os melhores softwares, continue lendo o artigo.

Por que usar vídeos em cursos online

Atualmente os vídeos tornaram-se o formato mais usado no compartilhamento de informações. A pesquisa “Paid Social Trends” da iProspect, foi feita com mais de 210 marcas, inclusive no Brasil.

Nos dados é apresentado como o investimento em anúncios em redes sociais cresceu 78% (de janeiro a setembro na comparação entre 2016 e 2017). Além disso, os vídeos também cresceram cerca de 41% no Facebook (comparado com período em 2016 e 2017).

Avanços digitais

Os avanços digitais têm crescido em formato de anúncio quanto no de branded content. Além disso, a publicidade digital no Brasil cresceu 25,4% em 2017, alcançando R$ 14,8 bilhões.

Estas informações são referentes à pesquisa Digital AdSpend 2018. Com este levantamento, também inclui análise de números do próprio IAB Brasil e outros dados públicos.

Nestas informações o vídeo foi o formato de mídia digital que mais cresceu em 2017. O investimento cresceu em 48% em relação ao ano anterior, com total de R$ 3,2 bilhões. Esta categoria tem uma representação de 22% do valor investido.

Diante estes dados, vemos como as marcas estão dispostas a investir no ambiente digital. Para isto tem produzido narrativas e conteúdos relevantes.

Cursos online ou EAD

Em meio a estas informações o sucesso dos vídeos também tem relação com a possibilidade de criar o áudio e os elementos visuais. Todos estes itens funcionam juntos e facilita o processo de absorção de estímulos e conhecimento.

Estas características permitem que ocorra uma facilidade no processo de aprendizagem. Neste único item é possível ter todas as informações.

Ou seja, o uso do gravador de tela pode facilitar a produção e garantir o desenvolvimento do ensino EAD. Estes usuários que procuram por este conteúdo estão em busca de material de qualidade e que seja envolvente.

Seguindo estas questões, não têm como negar que a produção do material dos seus cursos online, seja mais facilitada. Lembrando que esta modalidade está em alta.

Hoje a demanda por educação e graças às oportunidades da indústria os cursos online estão entre as categorias mais buscadas. A educação a distância cresce em ritmo acelerado, como vemos na pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

Na pesquisa cerca de 44% dos entrevistados optam por esta modalidade. Com este ritmo é possível que no Brasil exista mais alunos estudando a distância do que em salas tradicionais em 2023.

Dicas dos melhores gravadores de tela

Agora que compreendemos como é este cenário e sabemos como o gravador de tela pode contribuir para esta formação, é necessário saber dos programas.

Os interessados em utilizar gravadores de tela gratuitos deve saber que a internet oferece inúmeros programas para download.

Entre as opções existem as versões que fazem a captura da tela em formato apenas em AVI. Mas as opções avançadas garante que o usuário faça diversas ações, como edição, streaming ao vivo e outros.

Antes de escolher é preciso atenção aos softwares, pois os gratuitos podem apresentar marcas d’água na tela. Ainda é possível que a gravação seja limitada e exija um pagamento para conclusão.

Com estes pontos o indicado é fazer uma pesquisa com as opções certas para fazer sua gravação. A seguir trazemos algumas dicas dos melhores gravadores de tela gratuitos. Confira:

OBS Studio

O OBS Studio permite a gravação de tela, além de capturar uma transmissão ao vivo. Entre as funções do programa temos a possibilidade de fazer a streaming e gravação em HD e não possui restrição na duração do vídeo.

O programa também apresenta filtros para as fontes e permite capturar e inserir vídeo e áudio. Outro diferencial é a possibilidade de capturar a imagem de vários locais. Ou seja, pode fazer a gravação de uma parte do vídeo com webcam e finalizar com os printscreens.

Com isto este gravador open source, tem suporte ao streaming e também permite a gravação em alta definição. O usuário pode escolher fazer a gravação em tela cheia, teclas de atalho ou controlar sua gravação.

IceCream Screen Recorder

O IceCream Screen Recorder oferece duas versões: a gratuita e a paga. De qualquer modo, ambas tem como objetivo produzir vídeos que sejam menores com tempo de até cinco minutos.

Para a produção, os vídeos apresentam o formato de WEBM, e na versão paga é possível ter a licença para dois computadores. Já sobre as gravações o programa permite que elas sejam produzidas em HD ou em uma área da tela. Além disso, o áudio pode ser gravado junto com o vídeo em tempo real.

FlashBack Express

O FlashBack Express é uma alternativa para quem deseja produzir materiais de treinamento, seminários ou cursos. O programa permite que a edição inclua texto, som ou comentários no conteúdo.

De qualquer modo esta versão é paga, porém é livre de marcas d’água e limite de tempo. A ferramenta também garante que seja usado recursos ou ferramentas durante a edição.

O programa possui capacidade de fazer gravação em tela inteira, janela ou em área selecionada. Ao final é possível cortar e editar, além de exportar o material para computador, FTP ou Youtube.

O FlashBack Express permite que o vídeo seja salvo em formato WMV. Para uma formatação diferente é necessário que o usuário adquira uma versão premium do programa.

CamStudio

O CamStudio é bem popular e permite vídeos em formato AVI ou convertido para o formato Flash (SWF). Esse gravador de tela permite que o usuário faça a visualização da tela, além de efetuar a gravação de áudio.

A gravação pode ocorrer em tela inteira ou apenas em uma seção. Ainda é possível reduzir e aumentar a qualidade do material criado.

O programa não possui recurso de edição, mas pode ser gerado em AVI o que permite a edição em outro programa. No final da gravação é possível fazer uma compactação o que facilita para quem tem pouco espaço de armazenamento.

SRecorder

Com o SRecorder é possível fazer a gravação de alta qualidade com ou sem som. O programa é bastante leve e sua interface é intuitiva e facilita o seu uso.

O programa permite a gravação simultânea de tela e áudio, além do compartilhamento nas redes sociais. O material dos seus cursos online pode ser produzido com alta qualidade, devido à ferramenta de captação de áudio.

Para quem deseja criar tutoriais ou apresentações é uma excelente escolha.

Apowersoft

O Apowersoft é um software que é baseado na web. Através da ferramenta é possível que o seu conteúdo não apresente limite de tempo ou marca d’água.

O programa permite que seja feito a exportação em MP4, WMV, AVI, ASF, FLV, MPEG, VOB e GIF. Além disso, tem disponível a gravação de múltiplos vídeos de webcam com serviços de chat como Skype, GoToMeeting e outros.

O usuário pode inserir no material, linhas, textos, ícones, setas, informações, cores, formas e outros. Para facilitar o Apowersoft possui atalhos de teclado personalizáveis. Ao concluir a gravação é possível salvar a gravação de vídeo ou GIF, ou fazer o envio para as redes.

Como vimos acima, trazemos algumas opções de gravadores de telas gratuitos que vão facilitar sua gravação ou transmissão de vídeo. Para quem deseja compartilhar material com qualidade profissional, deve investir nestas ferramentas.

Através das opções acima é possíveis que suas aulas fiquem mais interativas e dinâmicas. Ou seja, cada programa oferece uma funcionalidade que vai atender a sua necessidade. Siga estas dicas para criar o seu material e vender cursos online de alto padrão.

Agora que você viu nossas dicas, já experimentou algum gravador de tela? Escolha a opção certa e comece agora a produção dos seus vídeos.

Gostou do conteúdo? Aproveite e assine nosso blog para receber as novidades no seu e-mail.

 

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!


Os 7 pecados capitais nas empresas e como evitá-los
Remuneração por competência: o que é, importância e benefícios

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.