Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

3 dicas de gestão remota para uma equipe de alta produtividade

Todos sabemos como o ano de 2020 trouxe mudanças na vida de todos. A pandemia do coronavírus impôs o isolamento social, o uso de máscaras e álcool e, de quebra, forçou mudanças na maneira como se trabalha e empreende nas mais diversas áreas. Este cenário fez com que cada pequeno hábito fosse repensado e adaptado […]

Gestão remota

Todos sabemos como o ano de 2020 trouxe mudanças na vida de todos. A pandemia do coronavírus impôs o isolamento social, o uso de máscaras e álcool e, de quebra, forçou mudanças na maneira como se trabalha e empreende nas mais diversas áreas.

Este cenário fez com que cada pequeno hábito fosse repensado e adaptado e, invariavelmente, as empresas que se adaptaram de maneira mais ágil foram as que mais se destacaram e menos sofreram nesta crise.

A evolução nos modelos de trabalho e ensino a distancia, pelo meio digital, foi gigante. Porém, a migração em massa de outras formas de trabalho para este, evidenciou muitos desafios que precisaram e foram sendo vencidos aos poucos.

A gestão remota, por exemplo, tem se mostrado um grande desafio, mesmo em equipes de alta performance. Já que esta demonstra muitas peculiaridades em relação à gestão feita presencialmente.

Por isso, você verá neste artigo:

  • O que é gestão remota?;
  • Desafios da gestão remota;
  • 3 dicas de gestão remota para uma equipe de alta produtividade;

 

O que é gestão remota?

 

Assim como a gestão presencial, a gestão remota tem o objetivo de gerir pessoas, projetos, processos, recursos, eventos e estratégias, porém, de maneira remota, a distância e, geralmente, digital.

O profissional responsável pela gestão deve alinhar os colaboradores de uma equipe no sentido de um mesmo objetivo, definir caminhos, criar metas e controlar a execução, para que o negócio conquiste sucesso em seus projetos.

Sendo assim, o gestor deve ser dotado de habilidades analíticas, estratégicas e de liderança.

 

Desafios da gestão remota

 

Como já foi dito, o modelo remoto trouxe muitos benefícios, mas também, muitos desafios. Vamos entender um pouco quais foram estes desafios a partir de agora.

 

Problemas na comunicação

A comunicação é um dos problemas mais recorrentes e um dos maiores desafios da gestão remota. Isto porque, nem todos os profissionais possuem, de antemão, a infraestrutura adequada para manter em casa, uma comunicação tão clara e assertiva como tinha no local de trabalho.

Isso torna mais difícil a missão de se fazer entender, de garantir que as informações sejam transmitidas corretamente e que feedbacks sejam dados de maneira assertiva.

Estes problemas de comunicação podem atingir a empresa tanto internamente, quanto externamente, no contato com fornecedores ou clientes.

 

Engajamento e foco

Outra dificuldade é manter o engajamento da equipe, uma vez que, com a perda do contato olho no olho e dos gestos, a oratória e a escrita se tornam os únicos recursos para tentar inspirar e motivar o time na busca de determinados resultados.

Além disso, os colaboradores não estão sob a supervisão constante do líder, o que dificulta para este, ter um controle adequado do esforço e empenho de cada um.

Temos ainda, a dificuldade de foco, encontrada por cada pessoa em diferentes situações de trabalho em seus respectivos lares.

 

Gestão do tempo

Como é possível controlar as horas de trabalho de um colaborador que trabalha em casa?

A menos que se fique em chamada, com a câmera ligada, 8 horas por dia, fiscalizando este profissional, é praticamente impossível e, caso decida fazer isso, um tanto quanto inviável.

Assim, gerir e controlar o tempo de trabalho de uma equipe, tornou-se um dos grandes desafios do modelo de trabalho em home office.

 

falar com um consultor

3 dicas de gestão remota

 

Agora que você já entendeu os principais desafios do trabalho remoto, vamos às 3 dicas de gestão remota para uma equipe de alta produtividade.

 

 

  • Bom planejamento e acompanhamento das atividades

 

Seu time precisa saber de todas as informações pertinentes ao projeto em questão e estar alinhado em prol do objetivo final e das metas a serem batidas no decorrer deste caminho.

Busque criar um cronograma, de fácil acesso a todos, com recursos visuais para que todos saibam onde estão, onde precisam chegar, seus prazos e como está o andamento das atividades dos demais membros da equipe.

 

 

  • Se mantenha próximo dos membros da equipe

 

A melhor solução para os problemas de comunicação abordados anteriormente é a proximidade, mesmo que de maneira virtual.

Você, como gestor e líder da equipe, deve se esforçar para encurtar a distância comunicativa entre você, seus liderados e até mesmo entre eles.

Foque em realizar reuniões one to one, onde você abre um espaço para dar e receber feedbacks, além de reuniões diárias, onde o time interage e se mantém alinhado sobre a situação de cada um e do projeto como um todo.

Abuse dos softwares de comunicação: Slack, Zoom, Meet, Discord, Telegram, Whatsapp, e outros, existem para tornar a comunicação cada vez mais clara, assertiva e constante.

 

 

  • Utilize ferramentas de gestão

 

Existem diversas ferramentas e, até mesmo plataformas, que podem ser utilizadas para melhorar a sua gestão, você deve pesquisar buscando descobrir qual é a melhor delas.

 

Para começar precisamos falar de uma das mais importantes: as planilhas. Afinal, não dá pra esperar qualquer tipo de crescimento no seu negócio fazendo contas e anotações em papel de pão, não é mesmo?

 

Seja a sua escolha o Microsoft Excel ou o Google Planilhas, comece já a criar seu histórico de dados de forma digital. Com ele será possível entender o real comportamento atual e passado da sua empresa, te ajudando a tomar decisões mais assertivas dos próximos passos a serem seguidos.

 

Além disso, você pode utilizar metodologias para o gerenciamento de projetos como o Scrum, a mais famosa e utilizada entre as metodologias ágeis. O Scrum vai orientar o andamento do projeto segundo sprints e eventos, que são reuniões com objetivo e duração pré-definidos, para otimizar o tempo e a qualidade da execução dos projetos.

 

Você não está sozinho

A nova realidade do modelo de trabalho remoto pegou muitas pessoas desprevenidas e é natural que muitos não saibam ainda como atuar de maneira remota, em cima dos recursos da empresa, da gestão de pessoas e das execuções de tarefas.

Mas lembre-se que você não está sozinho!

Este post foi escrito pela Voitto e, em nosso blog você pode encontrar muitos outros conteúdos agregadores para uma gestão de alta performance.

Como mensurar os resultados de treinamentos corporativos

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.