Loucos por TecnologiaUm blog sobre tecnologia, inovação e marketing para ensino online.

Desenvolvido para impactar
e otimizar resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Formato de vídeo para Instagram: descubra quais são e como usar

Todo mundo sabe que os vídeos são o principal conteúdo que engaja nas redes sociais. Por isso, é importante ficar atento ao formato de vídeo para Instagram que você usa na sua estratégia. Afinal de contas, o Instagram é uma das maiores redes do momento, principalmente para quem busca lançar um negócio digital lucrativo. Por […]

Banner baixe grátis - Glossário do marketing digital

Todo mundo sabe que os vídeos são o principal conteúdo que engaja nas redes sociais. Por isso, é importante ficar atento ao formato de vídeo para Instagram que você usa na sua estratégia.

Afinal de contas, o Instagram é uma das maiores redes do momento, principalmente para quem busca lançar um negócio digital lucrativo.

Por isso, prestar atenção ao formato de vídeo para Instagram é fundamental para que você crie um conteúdo bom e fácil de ser consumido.

Sendo assim, separamos neste artigo os principais formatos para cada vídeo do Instagram e algumas dicas extras para garantir a qualidade do seu conteúdo! Boa leitura!

Por que é importante saber o formato de vídeo para Instagram?

Atualmente, o Instagram é uma das redes sociais mais acessadas pelo público brasileiro. 

Segundo uma pesquisa da Opinion Box, cerca de 92% dos usuários entram na rede diariamente. E, dessas pessoas, 67% dizem assistir aos vídeos do Reels ao menos uma vez por dia.

Esse simples dado já mostra como o vídeo é importante para o engajamento, tanto que o próprio Instagram já investiu em um ícone especial para as pessoas acessarem os vídeos do Reels facilmente.

Dessa forma, além dos vídeos trazerem mais engajamento, também ajudam para que a sua conta seja descoberta por mais pessoas.

Mas, para conseguir esse resultado, é fundamental se atentar para a qualidade do vídeo publicado e garantir que não haja nenhum corte que impeça o público de consumi-lo por inteiro.

E é aqui que aprender o formato de vídeo para Instagram tem a sua serventia, já que essa simples adaptação ajuda a garantir um conteúdo de qualidade.

Qual o melhor formato para vídeo no Instagram?

Basicamente, o Instagram oferece três locais para você publicar vídeos: nos Stories, no Feed e no Reels.

Antigamente, também existia o IGTV, que foi o primeiro recurso que o Instagram criou para diferenciar os conteúdos de vídeo daqueles no formato de foto. 

Porém, em 2021, o recurso foi descontinuado e hoje todos os vídeos publicados como IGTV foram transformados em Reels para que os perfis não perdessem os conteúdos.

Sendo assim, abaixo você poderá conferir o formato de vídeo para Instagram ideal para cada tipo de publicação ativa na rede. Confira!

Stories

Esse é um tipo de conteúdo muito consumido pelo público e fácil de ser criado. 

Para criar um vídeo para os Stories, o ideal é deixá-lo o mais vertical possível. A proporção ideal é a de 9:16, para que o conteúdo seja bem visualizado na tela de smartphones grandes.

Esse tamanho, traduzido para dimensão de um vídeo, seria a medida de 1080 x 1920 pixels.

Ao criar o vídeo, é interessante também deixar uma margem de segurança de 250 pixels na parte superior e inferior para que o conteúdo não seja coberto por outros elementos dos Stories.

falar com um consultor

Reels

O Reels é o formato de vídeo para Instagram queridinho do momento. Nele, o tamanho segue igual ao dos Stories. Sendo assim, deve-se seguir a proporção de 9:16, que é equivalente a 1080 x 1920 pixels.

Quanto à margem de segurança, aqui o ideal é manter uma margem de 390 pixels na parte inferior, que é onde fica a legenda do post e o nome do usuário, que pode cobrir o conteúdo. Para a parte de cima, a indicação é de 250 pixels de margem.

Feed

Por fim, para os vídeos publicados no Feed, o formato dependerá de como ele será visualizado.

Sendo assim, para vídeos quadrados, o formato ideal é de 1080 x 1080 pixels. Já para aqueles que vão aparecer na vertical, o formato indicado é de 1080 x 1350 pixels.

Por fim, para os vídeos de feed na horizontal, deve ser utilizado a medida de 1080 x 566 pixels.

Dicas para garantir vídeos perfeitos para o Instagram

Conhecer o formato de vídeo para Instagram é fundamental para garantir sucesso na sua estratégia. No entanto, não é só o formato que garante a qualidade do material.

Para que seu conteúdo em vídeo ganhe destaque e faça seu público se engajar com você, é preciso seguir algumas práticas simples que já garantem a qualidade dele. 

Por isso, separamos, a seguir, 4 dicas para você garantir vídeos perfeitos para seu perfil. 

1. Seja objetivo no conteúdo

A primeira dica é ser objetivo e direto nos seus vídeos. A galera que está no Instagram não curte muito conteúdos longos e extensos. Para isso, existe o YouTube.

Portanto, ao postar seus vídeos no Instagram, o ideal é focar em apenas um tema e desenvolver a partir dele. Se quiser, pode usar o espaço da legenda para adicionar mais informações e, assim, chamar o pessoal para interagir.

2. Mostre sua marca

Os vídeos são conteúdos bem visuais, e você pode aproveitar essas características para usar sua identidade visual.

Ao fazer isso, o seu público conseguirá identificar facilmente quando um vídeo é de sua autoria e poderá até gravar facilmente a sua marca em suas mentes, tornando-a mais memorável. 

3. Aproveite os recursos nativos

Tanto os Stories quanto o Reels possuem recursos nativos bem interessantes que podem ajudar o seu conteúdo a ser encontrado ou receber mais engajamento.

Você pode usar as perguntas, enquetes e figurinhas nos Stories para engajar e conhecer melhor seu público. Já no Reels, você pode aproveitar os filtros e músicas que a plataforma oferece.

4. Tenha uma boa resolução

Por fim, mas não menos importante, se atente para a qualidade da resolução dos seus vídeos. Você pode fazer isso ao garantir que o vídeo tenha um bom foco e consiga mostrar o que seu público quer consumir.

Além disso, é fundamental se atentar à iluminação, que é um ponto importante para ter vídeos com boa resolução. 

Mas, para isso, saiba que não é necessário câmeras profissionais e iluminação de ponta. Você pode simplesmente gravar de dia e usar a iluminação natural que já conseguirá criar bons vídeos. 

Quer conferir outras dicas para garantir que as suas redes sociais tragam bons resultados para o seu negócio? Então baixe gratuitamente o e-book “Como criar as suas redes sociais” e comece a colocar em prática suas ações hoje mesmo!

4 opções para quem pretende prestar serviços online
App que paga por cadastro: 10 opções para faturar! [2022]

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.