Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Case de Sucesso Edools: Famesp

A Faculdade Método de São Paulo, mais conhecida como Famesp, é uma das instituições de ensino técnico e universitário mais tradicionais do estado paulista, tendo como início de suas atividades o ano de 1990. No início, o grande foco da instituição foram os cursos profissionalizantes, sendo em poucos anos já considerada referência em ensino técnico. […]

Edools e Famesp - A decisão de mudar para uma solução melhor!

A Faculdade Método de São Paulo, mais conhecida como Famesp, é uma das instituições de ensino técnico e universitário mais tradicionais do estado paulista, tendo como início de suas atividades o ano de 1990.

No início, o grande foco da instituição foram os cursos profissionalizantes, sendo em poucos anos já considerada referência em ensino técnico. Com uma boa reputação no mercado, começou também a oferecer cursos de Graduação, Pós Graduação, Especialização, Extensões, Aprimoramentos, MBA e Cursos na modalidade de ensino online.

Como forma de cumprir sua Missão e potencializar “a visão permanente de qualidade com o uso de novas tecnologias”, a Famesp encontrou na Edools a grande solução para oferecer seus cursos online com a melhor tecnologia disponível e oferecer a melhor experiência aos seus alunos.

Contexto

A Famesp atua com cursos na modalidade de ensino online desde 2012. A cada ano que se passa, a instituição acredita mais e mais nesse modelo de aprendizagem e observa um grande potencial e uma grande oportunidade de mercado em explorar e impactar ainda mais alunos em todo o país, refletindo em um excelente ganho em escala.

De lá pra cá, foram criados cursos de graduação e pós graduação para suprir demandas internas da universidade, além de cursos livres atendendo a pedidos de alunos interessados, mas que não podiam ir até o local de estudos.

Atualmente, os cursos online da Famesp se tornaram peças fundamentais para o negócio como um todo e a instituição de ensino busca a cada dia melhorar a experiência dos seus alunos para conquistar cada vez mais adeptos nesse segmento.

Edools e Famesp – A decisão de mudar para uma solução melhor!

Problema

Neste cenário, a Famesp iniciou com a modalidade de EAD na instituição de ensino a partir de uma conhecida ferramenta gratuita do mercado. Em pouco tempo, essa ferramenta precisou ser substituída pelo fato de haver uma grande limitação técnica, falta de recursos e ausência de suporte especializado.

Essa troca foi feita dessa mesma ferramenta gratuita para uma outra plataforma terceirizada do mercado, que na época fazia sentido frente às necessidades levantadas pela própria Famesp. Naquele momento, fazia sentido a mudança.

No início, tudo correu bem, mas de acordo com o aumento da demanda, os problemas começaram a surgir e ficaram cada vez mais evidentes: alunos começaram a reclamar do ambiente de ensino que não era muito convidativo e o suporte já não era tão eficiente.

Em um cenário de competição no mercado cada vez mais acirrado, a Famesp começou a perder alunos e não tinha todos os insumos necessários para reverter essa situação por conta própria. Era a sua credibilidade que estava em jogo nesse momento.

Estava claro que, para crescer, era essencial evoluir em termos de tecnologia para uma solução de ensino online com um maior foco no aluno EAD. A atual já não conseguia atender a esta demanda.

Solução

A Famesp viu na Edools a solução para o problema. O grande desafio até então era de migrar todos os alunos da plataforma terceirizada utilizada até então para a nova da Edools, se valendo de informações importantes como históricos do alunos, videoaulas, entre outros.

Além disso, era fundamental também fazer uma integração na plataforma através da qual seria possível acessar os cursos do ambiente virtual de aprendizagem da Edools a partir da área do aluno no site da Famesp. sem haver necessidade de um novo login. Seria muito mais fácil para o aluno se fosse desse jeito.

Esses desafios foram elucidados a partir da poderosa API para integrações da Edools, onde foi possível, em menos de um mês, fazer toda a migração da plataforma antiga para a Edools, a integração de login, além da homologação do projeto como um todo.

Com isso, a Famesp buscou ter mais poder de gestão dos seus cursos online e, principalmente, melhorar a experiência aos seus alunos, aprimorando inclusive o acompanhamento do progresso dos mesmos. Com a Edools tudo isso foi possível e a Famesp obteve muito mais possibilidades em trabalhar com os seus alunos, visando a expansão do negócio como um todo.

Resultados para a Famesp

Os principais resultados alcançados pela Famesp com essa estratégia foram:

  • Maior engajamento de alunos: Ao oferecer novas possibilidades de ensino em um ambiente virtual de aprendizagem totalmente robusto, intuitivo e interativo, os alunos se tornam mais motivados, empenhados e possuem melhor desempenho nos cursos.
  • Melhor acompanhamento de alunos: Com tudo integrado, é possível ter acesso facilmente a informações diversas sobre alunos, fazer o controle do progresso dos mesmos, visualizar problemas e atuar de maneira instrutiva com foco na melhoria de desempenhos.
  • Maior credibilidade: Com foco nos alunos EAD, a partir de uma tecnologia propícia para isso, a segurança na Famesp como um todo aumenta a cada dia, visto que existem cada vez mais pessoas satisfeitas com os cursos e com o ambiente de ensino online, elevando assim o seu nível de confiança.
  • Otimização de tempo: Com uma plataforma 100% integrada e automatizada, o fácil acesso a informações, dados e relatórios complexos reflete um grande ganho de tempo por parte dos usuários administrativos da Famesp.

Você pode acessar também o case de sucesso da Famesp através do link: http://conteudo.edools.com/case-famesp

Até a próxima!

Como descobrir se sua instituição de ensino é inovadora?
Como uma análise comportamental pode auxiliar na gestão de RH

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.