Loucos por TecnologiaUm blog sobre tecnologia, inovação e marketing para ensino online.

Desenvolvido para impactar
e otimizar resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

É possível começar um negócio de dropshipping com pouco dinheiro? Entenda como se planejar

Está ficando cada vez mais comum encontrar pessoas que buscam alcançar a liberdade financeira criando o seu próprio negócio, especialmente através da internet. E sem sombra de dúvidas uma das opções mais atrativas é o dropshipping . Ao longo desse artigo vamos entender um pouco mais sobre o dropshipping e ver se é possível começar […]

Está ficando cada vez mais comum encontrar pessoas que buscam alcançar a liberdade financeira criando o seu próprio negócio, especialmente através da internet. E sem sombra de dúvidas uma das opções mais atrativas é o dropshipping .

Ao longo desse artigo vamos entender um pouco mais sobre o dropshipping e ver se é possível começar uma loja com o orçamento mais apertado, além de pegar umas dicas muito especiais para garantir que você saia com o pé direito.

Leia também: Como criar um site de vendas e cursos online

O que é dropshipping?

Para garantir que você esteja bem familiarizado com esse negócio, vamos ver qual é o conceito básico de dropshipping.

O dropshipping é um modelo de e-commerce onde o lojista vende um produto para o consumidor sem ter um estoque próprio, utilizando fornecedores para realizar toda a logística do pedido.

Isso torna o dropshipping uma opção excelente para quem está começando e não pode investir um valor muito alto, além de tirar o peso de ter que cuidar da logística, que pode ser uma das partes mais demandantes do negócio.

Em resumo, um pedido realizado na sua loja segue a estrutura da imagem abaixo:

O que e dropshipping_Edools_HeroSpark
A estrutura do dropshipping é bem fácil e é uma ótima opção para empreendedores.

Dropshipping como primeiro negócio: vale a pena?

Se você está aqui pela resposta curta, já podemos adiantar: sim, vale a pena. Mas vamos à explicação mais elaborada.

O dropshipping se torna uma excelente opção para primeiro negócio online por conta do baixo investimento necessário para abrir uma loja, basicamente você só precisa de um lugar para montar o site (recomendamos uma boa plataforma de e-commerce), um domínio próprio e um pouco de orçamento para fazer seus anúncios.

E esses anúncios serão o seu principal gasto no início das operações, eles serão os responsáveis por dar vida à sua loja e chamar os clientes. Portanto é absolutamente essencial você estudar sobre o assunto e saber bastante como montar um bom funil de vendas. Também é ideal encontrar a ferramenta ideal para organizar seus gastos com anúncios. Recomendamos o cartão pré-pago da Conta Simples.

Como o custo é baixo, isso tira um pouco a pressão de investir milhares de Reais e demorar a ver o retorno. Procurar produtos de vários fornecedores e comparar preços ajuda muito a garantir que as primeiras vendas tenham uma boa margem de lucro.

O único lado negativo é que o ramo de dropshipping pode ser bem concorrido, mas isso pode se aplicar a qualquer ramo hoje em dia, basicamente. Sendo assim, a nossa conclusão é que vale a pena ter uma loja de dropshipping como seu primeiro negócio sim.

Leia também: Como ganhar dinheiro na internet

Dropshipping vs infoprodutos – Qual escolher?

Outro modelo de vendas que tem muitas semelhanças com o dropshipping são os infoprodutos. Eles também permitem que você comece a vender sem precisar investir num estoque físico. Em alguns casos basta você comprar uma licença pro produto, utilizar algum dos diversos programas de afiliados ou você mesmo produzir o conteúdo a ser vendido.

A venda de infoprodutos está em constante crescimento nos últimos anos e tem se tornado uma boa escolha para quem busca abrir a sua primeira loja online. Você pode atuar com vídeos, e-books, cursos, métodos de emagrecimento e diversos outros campos. 

Tudo isso sem precisar escolher apenas um deles, você pode – e deve – testar vários segmentos ao mesmo tempo para aumentar o seu alcance e buscar vender para vários públicos diferentes.

Mas afinal: qual dos dois modelos escolher? Bom, a resposta para essa pergunta só você pode dar. Nenhuma dessas duas modalidades de trabalhar com vendas online é amplamente superior à outra, são apenas um pouco diferentes.

Enquanto o dropshipping permite você trabalhar com uma enorme variedade de produtos e eventualmente poder construir sua própria marca e/ou loja física, os infoprodutos são mais fáceis para começar e livrar você de estar em constante contato com os fornecedores.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
falar com um consultor

Como começar uma loja de dropshipping com pouco dinheiro

Antes de mais nada você deve adquirir um domínio para seu site, isso aumenta bastante a credibilidade de sua loja e passa mais confiança para os clientes. As pessoas, em geral, não sentem vontade de comprar em um site com um domínio diferente do comum.

É possível adquirir um domínio próprio diretamente no Registro.br por apenas R$40/ano, o que se torna muito barato comparado com o benefício que isso lhe traz.

Em seguida, escolha uma plataforma de e-commerce para criar sua loja e comece a aprender sobre ela. Dê preferência à plataformas com planos gratuitos e/ou de baixo custo, afinal, nosso objetivo aqui é poupar dinheiro.

Assista tutoriais e coloque a mão na massa para começar a construir seu site, se você tiver pouca experiência ou não se sentir confiante em criar o site, tente contratar alguém para fazer esse trabalho.

Procure fornecedores de qualidade e que já trabalham há alguns anos no mercado. É bem possível que você encontre vários fornecedores com preços incrivelmente baixos, mas que começaram a atuar há apenas duas semanas. 

Acredite, na maioria das vezes a dor de cabeça é gigante e não compensa a economia.

Feito isso, você deve começar a procurar aplicativos que vão ajudar você a gerenciar sua operação com mais facilidade e também potencializar a sua taxa de conversão. Aplicativos que atuam na recuperação de carrinhos abandonados são fundamentais para qualquer loja. 

Outras recomendações de aplicativos: Order Bump, aplicativo de chat ao vivo, sugestão de produtos, e-mail marketing, Upsell de 1-clique, entre outros.

Depois que a sua loja estiver finalizada e tudo estiver pronto para o grande lançamento é hora de aplicar tudo que você aprendeu sobre tráfego pago e criar suas primeiras campanhas para divulgar sua loja. Aí é só esperar as primeiras vendas entrarem.

Quais são os riscos e como evitá-los?

Assim como todo negócio, abrir uma loja de dropshipping também traz certos riscos, não dá para dizer que nenhum negócio é à prova de falhas. Mas existem coisas que você pode fazer para se prevenir e amenizar os riscos.

A nossa primeira dica é: não invista aquilo que você não pode perder. É um conceito básico que muita gente acaba deixando passar batido. 

Sabemos que às vezes é complicado levantar um capital para iniciar as operações, mas se acontecer de você fazer um empréstimo na esperança de pagar com os lucros da loja e a loja demorar a dar lucros, você estará num buraco maior ainda.

Nessa mesma linha, busque alternativas baratas ou grátis para todos os serviços que você precisar utilizar. Apenas tome cuidado para não sacrificar qualidade em busca de um preço baixo, existem muitas ferramentas que contam com planos grátis sem comprometer a qualidade dos serviços.

À medida que a sua operação for engrenando você vai atualizando os planos e trocando para algo que atenda mais às suas necessidades.

Se possível, evite contratar muitas pessoas no começo. Ter que pagar um salário todo mês é uma pressão gigantesca para quem está no início. Abrir sua loja e rodar a operação sozinho por alguns meses é uma tarefa bem desafiadora, mas que com certeza vale a pena tentar.

E por fim, se espelhe em grandes lojas e busque fazer um design bem profissional e com bastante coesão. 

Nem todo mundo terá grande facilidade para isso, mexer com criação de imagens e sites não é nada fácil. Porém esses elementos são cruciais para criar uma loja de alta conversão e que passe confiança para seus futuros clientes.

Conclusão

Abrir uma loja de dropshipping com pouco dinheiro é possível e está ao alcance de muita gente. Seu maior investimento inicialmente será o seu tempo, não o dinheiro. 

Pesquisar e estudar sobre o negócio vai ajudar você a minimizar os riscos e aumentar suas chances de sucesso.

Os gastos iniciais de uma operação de dropshipping podem ser extremamente baixos, na casa dos R$200, tornando esse modelo de negócio muito atrativo para quem busca ter seu próprio negócio sem precisar investir dezenas de milhares de reais.

O básico sobre como fazer email marketing
Gatilhos mentais: conheça os 5 principais

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.