Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Como a contabilidade pode auxiliar na Declaração do Imposto no Negócio Digital?

Ano começando e você logo pensa: declaração de imposto de renda batendo à minha porta!  Portanto, comece a reunir documentos e informações pertinentes ao assunto. Quanto antes, melhor!  Lembre-se, para que você e sua equipe possam cumprir o plano de negócio do ano de 2023, sua empresa tem que estar em dia com o Fisco […]

banner_blog_AI

Ano começando e você logo pensa: declaração de imposto de renda batendo à minha porta! 

Portanto, comece a reunir documentos e informações pertinentes ao assunto. Quanto antes, melhor! 

Lembre-se, para que você e sua equipe possam cumprir o plano de negócio do ano de 2023, sua empresa tem que estar em dia com o Fisco – órgão que controla a legislação tributária do país. 

Siga lendo e veja como esta tarefa árdua para você, pode se tornar tranquila e leve, quando um consultor contábil entra em ação! 

O que é Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ)?

Como empresário, você já deve ter ciência que o imposto de renda é um tributo da esfera federal e que tanto a pessoa física (PF), quanto a pessoa jurídica (PJ) têm que declarar

E para que não ocorram maiores prejuízos, tanto financeiros, quanto legais, é importante que você, empresário, realize a declaração. 

O cumprimento do prazo é determinado pelo Governo Federal e o preenchimento do formulário tem que corresponder com as documentações recolhidas no decorrer do ano anterior, de acordo com os modelos tributários do IRPJ. 

Ao declarar, a veracidade das informações será conferida pela Receita Federal, e havendo desencontro dos dados enviados, a declaração fica suspensa, aguardando os ajustes. 

O que poderá ocasionar vários tipos de transtornos para seu negócio digital. 

Portanto, não vacile!

Verifique as Obrigações Fiscais e o Regime Tributário do seu Negócio Digital

Para que a declaração seja realizada com sucesso, é preciso que as obrigações fiscais sejam integradas na sua empresa como parte do dia a dia. 

Lembre-se que a relação Obrigações Financeiras e Regime Tributário é direta.

Pois, o regime tributário é o conjunto de regras e leis, que determinam os impostos que a empresa deve pagar, assim como seus percentuais. 

Confira os Regimes Tributários e suas particularidades: 

Simples Nacional, funciona melhor para pequenas empresas (ME e EPP), pois o valor máximo é de R$4,8 milhões (considerando 12 meses de faturamento bruto).

E, através de uma única guia, o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), inclui o pagamento de oito impostos, nas esferas: federal, estadual e municipal. 

O MEI, com suas particularidades, tem como regime tributário o Simples Nacional. 

Já o Lucro Real (com teto de R$ 78 milhões) é para empresas de maior porte. 

Quanto às obrigações fiscais, a apresentação de informações tributárias é mensal, incluindo: declaração de imposto, pessoa jurídica, declaração de contribuições e tributos federais.

Contamos ainda com o Lucro Presumido.    

Vale salientar, a importância de optar pelo regime tributário mais assertivo para o tipo de negócio que você atua. Pois, ele afeta diretamente nas obrigações fiscais, e por consequência, no controle financeiro e no planejamento tributário.

Baixe grátis 77 headlines para email marketing

Sendo assim, o parceiro ideal para essa hora, é o contador. É ele que vai te ajudar a escolher o melhor regime, elaborar o planejamento estratégico – incluindo os planos financeiros/tributários e orientar nas obrigações fiscais.

Siga lendo e confira o melhor caminho que o contador segue para realizar sua declaração! 

4 Importantes passos que o contador realiza para auxiliar na Declaração IRPJ

Além de ter a expertise, seu consultor contábil, pode com a contabilidade consultiva, melhorar a saúde financeira da sua empresa e cuidar do controle financeiro. 

Além, é claro, planejar o melhor regime tributário para seu tipo de negócio. 

Ainda na dúvida do que fazer? Confira abaixo!

Organizar e manter registros financeiros precisos e atualizados

Através da contabilidade digital, o contador poderá manter organizada toda documentação, e arquivá-la na nuvem, e mais, em caso necessário, pesquisar a qualquer momento e lugar. 

A documentação ficará disponível em tempo real compartilhada com você, sua equipe e com o escritório contábil. 

As transações financeiras também são acompanhadas em tempo real, gerando relatórios contábeis, mantendo registros precisos e atualizados, facilitando ainda mais a declaração.

Identificar as deduções fiscais

O consultor contábil antes de declarar o imposto revisa as despesas da sua empresa, a fim de identificar quais são as deduções legais que poderão ser inseridas na declaração, reduzindo a carga tributária. 

Mas, sempre observando cuidadosamente as leis tributárias e fiscais. 

Por isso, nessa hora é importante o contador ter pleno conhecimento do segmento do seu negócio, pois com um planejamento tributário as deduções fiscais podem ser maximizadas, de acordo com a lei. 

Orientar sobre os requisitos legais

O contador conhece as leis fiscais e mantém-se atualizado, para poder prestar o melhor serviço a você e sua empresa. 

Por isso, na hora da declaração ele sabe exatamente como proceder, seguindo as regras e evitando problemas com o fisco.

Cabe, nessa hora, identificar as obrigações fiscais, incluindo impostos, e realizar os pagamentos nos prazos estipulados, a fim de evitar multas/juros ou quaisquer outros tipos de prejuízo à empresa. 

Preparar e apresentar a declaração IRPJ

É chegada a hora da revisão e da apresentação da declaração. 

Mas, para isso, todo cuidado é pouco, pois qualquer equívoco ela retorna com notificações para os devidos reparos.

O contador pode, ao preencher as informações, realizar a conferência utilizando softwares desenvolvidos para referida função. 

O preenchimento será mais assertivo e as informações mais precisas. 

Mas, antes de apresentar a declaração, vale ressaltar que é importante revisar quanto a conformidade das leis fiscais, assim como, se as deduções estão aplicadas de maneira correta. 

Após a reavaliação, o serviço contábil deve enviar a declaração e acompanhar o recebimento, e em caso de devolução resolver a pendência e reencaminhar. 

Contudo, com a finalidade de cumprir todos esses passos de maneira eficaz, correta e rápida, você precisa contar com um escritório de contabilidade inovador, arrojado, 100% automatizado e ágil e que conte com um time capacitado e motivado com alta performance!

Banner_blog_herospark
Diga adeus ao bloqueio criativo: site que faz redação sozinho
Padronização de atendimento ao cliente: como fornecer da melhor forma?

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.