Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

8 dicas de design para criar newsletters que convertem

Conquistar assinantes é apenas o primeiro passo para uma estratégia de email marketing de sucesso. O seu público recebe mais emails do que tem tempo de ler, o que significa que você precisa se destacar nas suas caixas de entrada. A única maneira de fazer isso é melhorar o design das newsletters. Por exemplo, um […]

Conquistar assinantes é apenas o primeiro passo para uma estratégia de email marketing de sucesso. O seu público recebe mais emails do que tem tempo de ler, o que significa que você precisa se destacar nas suas caixas de entrada. A única maneira de fazer isso é melhorar o design das newsletters.

Por exemplo, um infográfico de e-mail tem vários pontos para compartilhar e inclui seções claramente definidas dedicadas a cada tópico.

Mas como você pode criar newsletters atraentes que aumentam o impacto de suas estratégias de marketing e as conversões?

Neste guia, compartilhamos os componentes essenciais do design de e-mail e as práticas recomendadas.  

 

O que é design de newsletter?

Todos os elementos visuais e textuais de um email fazem parte do design de uma newsletter. Imagens, vídeo, texto, identidade da marca e mesmo o assunto integram em conjunto o design de um email.

Isso porque recursos visuais e texto trabalham juntos para contar uma história coesa. E para manter essa coesão, é preciso definir elementos como fontes, logotipo, cores e tipos de imagens, entre outros. 

Entender como combinar esses elementos ajuda a tornar as newsletters mais importantes e efetivas. Por isso, uma dica importante é usar técnicas de design thinking para levantar e organizar ideias e estratégias de conteúdo para suas campanhas de email. 

Após definir os elementos de design, usar templates de newsletters vai otimizar os esforços de email marketing e impulsionar os resultados. 

Ter uma newsletter criativa e eficaz requer prática e compreensão dos princípios do design gráfico. Veja a seguir oito dicas práticas para criar newsletters que convertem.

Apresente a identidade da marca 

O branding é um elemento fundamental do marketing de conteúdo. Criar uma identidade visual coesa através dos diversos canais ajuda no reconhecimento da marca e fidelização dos clientes. 

Lembre-se: os inscritos nas suas newsletters recebem muitos outros e-mails diariamente, então é preciso se destacar para ganhar de fato a atenção deles. Para isso, crie um guia de estilo para a sua marca e inclua paleta de cores, fontes e tom de voz certos nas newsletters.

 

Use um layout minimalista

O design das newsletters não precisa incluir todos os tipos de elementos visuais disponíveis. Por exemplo, veja esse exemplo de newsletter:

 

 

Por que este template de email comunica de forma atraente e eficaz? Pelo design minimalista, com  bastante espaço em branco ao redor dos elementos, facilitando a leitura e tornando a visualização mais agradável.

As seções são claramente marcadas e visualmente distintas para que o leitor saiba que está lendo uma nova história. Este email poderia facilmente estar sobrecarregado, mas não está e é por isso que funciona.

Não tenha medo de reduzir a quantidade de elementos e manter o seu design simples.

Recursos visuais

Mencionamos a importância de manter espaço para recursos visuais no design do layout das newsletters. Esses visuais podem incluir qualquer um dos seguintes elementos:

  • Gifs
  • Ícones
  • Ilustrações
  • Infográficos
  • Memes
  • Fotografias
  • Vídeos

Não inclua recursos visuais apenas por incluir. Use recursos visuais que agreguem valor à sua mensagem.

Esquema de cores

O uso de cores pode ser complicado em um email. Você precisa estar atento às cores da marca, mas também não quer ser limitado ao passar informações.

Cores diferentes evocam emoções diferentes. Conseguir o equilíbrio certo requer algumas pesquisas sobre a psicologia das cores. Mas você pode optar por um uso minimalista para dar destaque às informações principais, como neste template:

Escolha as cores de acordo com os estilos, assim como as emoções que evocam. Isso facilitará a escolha da combinação de cores certa para boletins informativos.

Conteúdo fácil de assimilar

Já mencionamos quantos e-mails os assinantes recebem. Mesmo com uma linha de assunto cativante e visuais atraentes, seu conteúdo precisa ser fácil de ler para reter a atenção do público.

Veja o design desta newsletter que, além de ter bastante espaço em branco, tem um texto breve e usa um gráfico de barras e ícones para comunicar.

​​

 

O email usa cabeçalhos para distinguir as seções, facilitando a leitura.

Alt-text da imagem

Embora a maioria dos principais servidores exiba imagens no corpo do e-mail, alguns podem não permitir a passagem de imagens sem que o usuário faça uma ação para isso ou que ele especifique isso nas configurações.

Quando as imagens são bloqueadas pelo servidor ou cliente, elas aparecem como blocos vazios com apenas o texto alternativo em exibição.

Se o seu texto alternativo não for nada além de letras e números, é isso que seus usuários verão. Eles não ficarão tentados a clicar no e-mail ou colocar sua empresa na lista de permissões, como resultado.

O texto alternativo também é uma parte crucial do design acessível e torna seus emails assimiláveis para públicos mais diversos.

Fontes

O design de email também inclui fontes — os tipos e tamanhos que você usa para as newsletters. 

Use uma mistura de estilos de fonte de acordo com o que está no seu manual de marca. Por exemplo, fontes de estilo manuscrito, como nesta newsletter, são elegantes e prendem a atenção dos usuários.

Depois de determinar quais fontes podem ser usadas, você precisa decidir sobre os tamanhos. As fontes de cabeçalho são maiores — podem ter de 22 a 24 px. Para o corpo do e-mail, evite qualquer coisa menor que 16 px.

Boa parte das pessoas visualiza seus emails em seus telefones, então sua fonte precisa ser grande o suficiente para que os usuários leiam em tela pequena.

Teste os emails

Falando otimizar os emails para mobile, o design das newsletters precisa ser responsivo. 

Como você pode garantir que seu e-mail possa ser lido claramente em vários dispositivos? Testando. Você provavelmente já fez testes para o seu site, mas os testes também são cruciais para os demais. 

Além disso, faça testes A/B com diversos assuntos, cores, CTAs e assim por diante. Você vai descobrir se o seu público prefere e-mails mais longos, se existem seções específicas que estão recebendo mais cliques ou sendo ignoradas? O CTA deve estar no topo ou no final?

Ao testar variações da sua newsletter, você pode descobrir o melhor design que incentiva os usuários a abrir seus e-mails e clicar no seu site.

Conclusão

Acertar o design das newsletters exige algum esforço e testes. Esteja aberto ao feedback do seu público e reserve um tempo para avaliar seus esforços de marketing por email.

Lembre-se que a comunicação da sua marca também precisa ser personalizada para o seu público. Não envie o mesmo email para todos os assinantes porque eles não são todos iguais.

Nosso guia acima ajudará você a criar e-mails atraentes para seu público, reter sua atenção e dar a eles o impulso que faltava para clicar e converter.

Google Tag Manager: o que é e como usar?
Copywriting no marketing digital: o que é e dicas infalíveis

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.