Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Copywriting no marketing digital: o que é e dicas infalíveis

O sucesso do seu negócio passa por proporcionar a seus leads uma nutrição eficiente apoiada em conteúdo relevante. Mas, para que esse material rico chegue até eles, é fundamental engajá-los. E uma arma poderosa para alavancar o engajamento e guiar seus clientes em potencial através da jornada de compras é utilizando o copywriting no marketing […]

O sucesso do seu negócio passa por proporcionar a seus leads uma nutrição eficiente apoiada em conteúdo relevante. Mas, para que esse material rico chegue até eles, é fundamental engajá-los.

E uma arma poderosa para alavancar o engajamento e guiar seus clientes em potencial através da jornada de compras é utilizando o copywriting no marketing digital

Por isso, preparamos um material completo para ajudar você a encantar seus clientes e elevar seus resultados desde o primeiro contato. Continue a leitura, conheça os poderes do copywriting no marketing digital e encante seus leads à primeira vista!

O que é copywriting no marketing digital?

Utilizar técnicas de persuasão para vender não é novidade, uma vez que as vendas envolvem relacionamento. Mas para que alguém dê o último passo e concretize uma aquisição, é preciso haver muito mais do que a necessidade por um produto ou serviço.

Uma pessoa que está em transição de carreira, por exemplo, sabe que é necessário se preparar para a nova vaga almejada. Mas o que fará ela optar por um determinado curso online entre tantas opções será o encantamento pelo conteúdo oferecido desde o primeiro contato.

Por isso, se você quer que o seu infoproduto gere engajamento, precisa utilizar as técnicas de copywriting em seu conteúdo estratégico. Mas você sabe o que é copywriting?

Bem, copywriting é a técnica de escrita persuasiva para guiar clientes em potencial a uma ação desejada.

Assim, a utilização do copywriting no marketing digital envolve:

  • Mostrar os benefícios de um produto ou serviço;
  • Aproximar usuários e a empresa;
  • Incentivar a interação de clientes em potencial;
  • Gerar empatia entre sua marca e os leads.

Uma boa prática de copywriting no marketing digital deve ser utilizada para convencer o cliente a fazer uma ação que você espera. Dessa forma, o texto busca conquistar a atenção e fazer com que ele siga a jornada que você propõe. 

Como fazer um bom copywriting? 

Sendo uma técnica de escrita voltada para conversão, algumas coisas que aprendemos sobre a redação tradicional não se encaixam no copywriting. Mas é claro que a copy também envolve uma boa escrita e uma narrativa instigante

Pensando nisso, separamos para você algumas dicas para uma copy de sucesso:

  • Conheça seu público;
  • Crie títulos atrativos;
  • Faça um texto escaneável;
  • Aposte nos verbos de ação;
  • Faça uso de exemplos.

Como criar um título atrativo e um texto escaneável  

Um título de sucesso deve ser chamativo para gerar interesse no leitor. Além disso, leve em consideração a quantidade de caracteres para que o título possa estar visível desde a primeira leitura e rankear bem no motor de buscas. Assim, use, no máximo, 55 caracteres

Saiba também que as pessoas querem agilidade quando buscam uma informação. Então um bom copywriting no marketing digital deve considerar um texto que permita um entendimento rápido

Nesse sentido, tornar um texto escaneável envolve, entre outras coisas, a quantidade de linhas de um parágrafo. O ideal é que cada parágrafo não ultrapasse 4 linhas. 

O que não fazer em copywriting?

Já sabemos que copywriting no marketing digital envolve títulos atrativos e descrição irresistível dos produtos para conduzir seu cliente em potencial a clicar no botão de CTA, certo? Mas lembre-se: copywriting não é ficção.

Vender uma ideia falsa sobre o seu produto ou serviço não é copywriting. Uma escrita atrativa deve incluir, antes de tudo, a verdade. Ressalte os benefícios reais do que você está oferecendo.

Outras práticas negativas para o copywriting no marketing digital são:

  • Abuso de jargões;
  • Escrita sem revisão ortográfica;
  • Informações erradas ou incompletas;
  • Falta de clareza.

Além disso, apresente sua autoridade. Demonstrar conhecimento e paixão pelo seu produto é uma maneira de encantar mais pessoas. 

Quais são os gatilhos mentais importantes em copy?

Se todo o planejamento de uma copy é pensado para que um prospect avance na jornada de compras, os gatilhos mentais são os estímulos que aceleram essas conversões

Sendo assim, podemos definir gatilhos mentais como informações isoladas que provocam reações automáticas. É o impulso corajoso de seus leads rumo a linha de chegada da jornada do comprador. 

Assim, são alguns dos gatilhos mentais utilizados em copywriting:

  • Aprovação social: quanto mais pessoas aprovarem, maior é a chance de mais alguém querer seu produto ou serviço.
  • Exclusividade: as pessoas gostam da sensação de serem as únicas ou as poucas a adquirirem algo.
  • Escassez ou urgência: a sensação de que quantidades limitadas são mais preciosas e valiosas.
  • Autoridade: se você transmite credibilidade e conhecimento sobre seu produto ou serviço, seus prospects vão se sentir mais seguros para avançar na jornada de compras.

Vale lembrar que, antes de tudo, venda é relacionamento. Assim, para que isso dê certo, você precisa conhecer seu público. Essa conexão lhe ajudará a planejar conteúdos cada vez melhores.

Quer descobrir mais segredos dos textos de alta conversão e escalar seus negócios com as melhores práticas de copywriting no marketing digital? Então baixe agora nosso material com 42 modelos de anúncios e dispare seus resultados!

8 dicas de design para criar newsletters que convertem
Gatilhos mentais para vendas: 20 ideias de frases

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.