Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Como melhorar a comunicação corporativa? 5 dicas de ouro

Como melhorar a comunicação corporativa? 5 dicas de ouro Você sabia que empresas com colaboradores engajados podem melhorar sua receita operacional em 19,2% em um período de 12 meses? E se te dissermos que um dos grandes segredos para um bom engajamento é compreender como melhorar a comunicação corporativa?  Por mais que pareça óbvio, investir […]

comunicação corporativa

Como melhorar a comunicação corporativa? 5 dicas de ouro

Você sabia que empresas com colaboradores engajados podem melhorar sua receita operacional em 19,2% em um período de 12 meses? E se te dissermos que um dos grandes segredos para um bom engajamento é compreender como melhorar a comunicação corporativa? 

Por mais que pareça óbvio, investir em comunicação corporativa ainda não é uma estratégia conhecida por todas as empresas. Na verdade, 60% das organizações não têm uma estratégia de longo prazo bem definida para o setor! 

Se você quer que sua empresa passe longe dessa estatística, você precisa entender, de uma vez por todas, em que ferramentas investir para descobrir como melhorar a comunicação corporativa. Neste artigo, você verá 5 valiosas dicas: 

  1. Compartilhar metas e objetivos
  2. Buscar soluções coletivas
  3. Eliminar causadores de ruídos 
  4. Usar ferramentas que integrem os setores e centralizem informações
  5. Apostar em treinamentos e educação corporativa

Boa leitura! 

Por que a comunicação corporativa merece sua atenção? 

Você viu, logo na introdução deste artigo, o quão estratégica a comunicação corporativa pode ser, não é mesmo? Ela está diretamente conectada a termos-chave como resultados e produtividade, e contribui fortemente para o desenvolvimento organizacional

Além de impactar na receita de uma empresa, saber como melhorar a comunicação corporativa também influencia fortemente na percepção dos colaboradores sobre a organização. Alguns reflexos disso são o aumento na produtividade das equipes e o ímpeto de buscar oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional na empresa. 

Esta pesquisa, da enPlug, mostra que organizações capazes de conectar seus colaboradores alcançam uma melhora de até 25% na produtividade dos setores

Além disso, organizações com programas eficazes de mudança e comunicação corporativa têm 3,5 vezes mais probabilidade de superar seus concorrentes diretos. 

Conhecer os benefícios de uma boa estratégia certamente te motivou a entender, na prática, como melhorar a comunicação corporativa, não é mesmo? 

Pois este será o assunto do nosso próximo tópico! Continue a leitura e acesse nossas 5 dicas para entender, de uma vez por todas, como melhorar a comunicação corporativa! 

5 dicas para melhorar a comunicação corporativa  

Se seu objetivo é entender como melhorar a comunicação corporativa da sua empresa, chegou a hora de tirar todas as suas dúvidas! Separamos 5 dicas eficazes para envolver colaboradores, compartilhar direcionamentos e colher resultados. 

1. Compartilhe metas e objetivos

Quando falamos em comunicação, é comum que a primeira palavra que nos venha à mente seja “compartilhamento”. A ideia da comunicação é exatamente essa: trocar informações e fazer com que dados importantes cheguem de um emissor a um receptor. 

Para que a comunicação corporativa flua bem, é fundamental encontrar maneiras de compartilhar metas e objetivos com os colaboradores. Além de funcionar como uma prática de motivação da equipe, o compartilhamento de diretrizes é peça-chave para uma gestão organizacional assertiva, na qual todos trabalham para acertar um mesmo alvo. 

Como compartilhar metas e objetivos na prática? 

  • Realize reuniões periódicas;
  • use os canais de comunicação para divulgar as informações;
  • estimule a horizontalização da comunicação entre líderes e liderados;
  • disponibilize painéis e locais de fácil acesso a todas as informações estratégicas. 

2. Busque soluções coletivas

A base de uma boa troca é a capacidade de criar coletivamente. Por isso, além de garantir que a informação chegue a todos os níveis da empresa, é preciso trabalhar para que ela retorne de todos os níveis até os decisores. 

Empresas que sabem como melhorar a comunicação corporativa de seus negócios exercitam o conceito de cocriação em diversas etapas estratégicas da gestão. Isso significa que representantes de diferentes setores se reúnem para compartilhar aquilo que têm de melhor: experiências e vivências de trabalho. Com uma estratégia construída a muitas mãos e analisada por muitos olhos, é possível encarar um mesmo problema sob diferentes perspectivas e garantir que a decisão tomada seja igualmente replicada entre as áreas. 

 

3. Elimine causadores de ruídos 

Você sabia que existem 4 principais tipos de ruídos na comunicação? São eles: 

  • físico: se refere a elementos físicos que atrapalham a transmissão de mensagens (como equipamentos ruidosos, ruas barulhentas e excessivamente movimentadas, paisagens que desfoquem a equipe etc.);
  • psicológico: está relacionado a dificuldades de concentração e problemas de foco que dificultam a assimilação da mensagem pelo receptor;
  • semântico: muito encontrado em empresas que não se preocupam em comunicar com uma linguagem acessível a todos os níveis hierárquicos da organização; 
  • fisiológico: refere-se a impeditivos físicos que dificultam o entendimento de uma mensagem: dores, doenças, etc. 

O ideal é que as organizações acompanhem cada um dos causadores de ruídos e trabalhem para minimizá-los com estratégias físicas (como reformas ou reorganização de setores) e de gestão de pessoas (como psicoterapia e encaminhamento a cuidados médicos). 

 

4. Use ferramentas que integrem os setores e centralizem informações

Entender como melhorar a comunicação corporativa também passa por soluções práticas, como a adoção de ferramentas e a incorporação de novas tecnologias. Com um software de CRM, por exemplo, empresas de vendas conseguem otimizar o fluxo de comunicação integrando setores e centralizando informações-chave para a gestão dos processos. 

Além disso, o software permite que atividades repetitivas e operacionais sejam automatizadas, o que alivia a pressão sobre a equipe e permite que ela se mantenha antenada às diretrizes da comunicação corporativa. 

 

5. Aposte em treinamentos e educação corporativa

Por fim, nossa última dica para descobrir, na prática, como melhorar a comunicação corporativa é investir em cursos empresariais e treinamentos. 

Dessa forma, a empresa garante que os colaboradores estejam atualizados sobre os principais protocolos da organização, reforça valores e cria um ambiente produtivo de troca e construção de novas soluções. 

Entender como melhorar a comunicação corporativa passa pela conscientização de que este é um processo contínuo e repleto de ramificações. Por isso, é importante designar uma equipe de melhoria contínua que direcione esforços a mapear desvios e buscar soluções para garantir a fluidez da estratégia nas organizações. 

Esse post foi escrito por Júlio Paulillo, CRO do Agendor, uma plataforma de CRM e gestão comercial, que funciona como um painel de controle e assistente pessoal para equipes de vendas.  

Turnover: Como diminuir o índice com a educação corporativa?

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.