Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Como começar meu Projeto EAD?

São muitas as informações disponíveis, mas nós podemos te guiar. Descubra quais as principais questões a se pensar ao começar um projeto EAD!

projeto EAD

Você decidiu começar seu projeto EAD e não sabe qual o próximo passo? Se aprofundando no universo do EAD percebeu que há muito mais detalhes do que você pensava? Calma, estamos aqui para te ajudar.

Sabemos que a quantidade de informação pode confundir, mas vamos esclarecer pontuando o que é essencial um projeto EAD ter para começar.

Imagine que você está construindo seu curso e decide contratar um serviço LMS para ter uma plataforma estável e segura. Para que a empresa responsável pela plataforma tenha uma visão mais clara do que o seu negócio precisa, o ideal é que você tenha pelo menos algumas demandas cumpridas para alinhar ao processo de implementação.

Para facilitar esse relacionamento, mostraremos neste artigo quais são as demandas e quais os principais pontos carentes de atenção.

Nesse artigo, você irá encontrar:
Conteúdo
Ticket Médio
Divulgação
Plataforma
Gestão

Conteúdo

Ter o conteúdo estruturado é um desses pontos. Pois ao montar o seu projeto EAD é esse o ponto de partida. É a partir dessa ideia que se monta todo o curso. Por isso quanto mais maduro o conteúdo, melhor. Isso inclui decidir o formato, ter a ementa pronta e, preferencialmente, já estar em fase inicial de gravação.

Não que esses sejam pré-requisitos obrigatórios, mas ao definir essas questões seu curso terá uma base mais sólida. Isso te permitirá saber o que a plataforma EAD precisa ter para hospedar o curso.

Outra questão é determinar o público a que o curso é destinado. Essa decisão vai ser essencial tanto na fase de gravação quanto na fase de implementação da plataforma. Pois através do público alvo, é possível saber a melhor abordagem para construção do curso.

Além disso, mesmo que o responsável pelo curso não seja necessariamente o professor das vídeoaulas, é importante que ele tenha certa propriedade sobre a temática. Entender do assunto do curso é relevante porque ajuda na estratégia de vendas. Assim, o responsável e o consultor podem guiar juntos o processo de implementação da plataforma.  

Ticket Médio

Nessa etapa, deve-se pensar na questão monetária. Para calcular o ticket médio, é preciso primeiro definir as seguintes informações:

O custo do curso para o aluno.

A duração do curso.

A precificação do curso.

O investimento em plataformas para ensino online normalmente são feitos de forma mensal e recorrente, de acordo com o número de alunos ativos matriculados em uma escola online em cada mês.

Para calcular o ticket médio, é necessário que você faça uma média dos gastos mensais que seus alunos investem na sua escola, ou seja, soma-se todo o investimento arrecadado mensalmente e se divide pelo número de alunos durante determinado período.

Logo, por exemplo, se você arrecadou R$ 2.000,00 em um mês e possui 200 alunos, o seu ticket médio será de R$ 10,00 (2000/200).

Divulgação

Para impulsionar o seu curso, a divulgação é uma parte fundamental. O primeiro passo de qualquer divulgação é determinar quem será alcançado e como será alcançado. Para isso, é preciso ter definido o seu público alvo e segmentado o ICP (Ideal Customer Profile). O ICP, também conhecido como persona, é o perfil ideal de cliente para o seu negócio.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Saber quem será alcançado te ajudará a elaborar a estratégia de como alcançar essas pessoas. E então entramos na parte de estratégia de marketing. Não existe um padrão ideal, a estratégia é um conjunto de ações e abordagens que vão variar de acordo com o modelo de negócio e o público.

Muitas empresas têm apostado no Inbound Marketing por entender que o público atingido é mais qualificado, ou seja, está mais próximo da persona ideal. Para saber mais sobre, temos o e-book Inbound Marketing para cursos online e treinamentos.

Plataforma

Com a base do curso estruturada, você deve escolher a melhor plataforma para o seu projeto EAD. Nessa etapa, é preciso definir quais recursos a plataforma precisa entregar.

Cada curso tem suas particularidades e exige determinadas funcionalidades. Por isso, na Edools, a plataforma é segmentada em módulos para que você escolha os recursos que fazem sentido para o seu negócio.

Além dos recursos oferecidos, é preciso pensar na segurança e estabilidade.

Escolha um LMS que entregue segurança tanto do seu conteúdo quanto dos dados dos alunos. Ou seja, a plataforma deve ter mecanismos de defesa contra pirataria e hackers. É preciso exigir essa confiabilidade para que você também possa entregá-la aos alunos.

A estabilidade é um ponto muito importante a se considerar na escolha, pois quedas interrompem o momento de concentração e desestimulam o aluno. Não adianta ter conteúdo interessante se a plataforma não preza pela experiência do usuário.

Outro fator que deve influenciar na sua decisão de compra é o atendimento. Muitas empresas estão preocupadas apenas com a venda, e não com o sucesso do cliente. Por isso, opte por uma empresa que pense em você.

A Edools, por exemplo, tem especialistas focados em ajudar o cliente a fazer o melhor uso possível da plataforma. Para isso, procuramos entender o que o cliente entende como sucesso e o ajudamos a chegar lá. Pois, mais que vender, queremos ser parceiros do seu negócio.

Gestão

É verdade que o EAD é uma ótima maneira de ter renda extra. No entanto, é preciso separar certo tempo para administração. Para que o seu negócio seja um sucesso, é necessário dedicação.

Isso significa atender as demandas dos alunos, tanto em qualidade de conteúdo quanto em atendimento. Oferecer uma experiência de ensino de excelência vai impulsionar o seu projeto EAD no mercado.

Por exemplo, uma funcionalidade muito utilizada pelos clientes Edools é a emissão de certificados. Oferecer certificação aos alunos é um diferencial de peso frente às simples aulas do Youtube. Além de mostrar aos alunos o nível profissional do curso.


Alinhando todos esse pontos, o seu projeto EAD estará mais conciso e pronto para um processo de implementação de plataforma muito mais eficiente.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco!

Até a próxima!

Avaliação de desempenho na prática: o que é, modelos e dicas
Workshop: o que é e como ter os melhores resultados

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.