Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Como criar um centro de treinamento em sua empresa?

Treinamento e desenvolvimento são duas coisas importantíssimas dentro das empresas e principalmente para a área de RH. Com isso, os centros de treinamento surgiram para tornar esse processo de capacitação melhor. Entenda neste artigo como fazer um centro de treinamento e tudo mais sobre esse assunto.

centro-de-treinamento

Com a evolução dos profissionais no mercado de trabalho e dentro das empresas, muitas questões foram surgindo, principalmente em treinamento e desenvolvimento. Uma grande preocupação é a de  garantir o desenvolvimento dos colaboradores. Outra preocupação nesse contexto é que todos estejam capacitados para o trabalho. Uma maneira de realizar isso é através de um centro de treinamento. 

Um centro de treinamento através do planejamento eficaz, favorece as necessidades da empresa, inclusive o desenvolvimento dos colaboradores. Para quem deseja investir nesta prática, trazemos informações com os modos de treinamento. Através destas orientações vai ser possível desenvolver todos os seus profissionais.

No texto vamos abordar este e outros assuntos. Abaixo veja o que vamos trabalhar:

Acompanhe o artigo até o fim e saiba como preparar o seu treinamento. Se ficar qualquer dúvida a respeito do tema, basta deixar um comentário ao final.

Boa leitura!

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Centro de treinamento para as empresas

Qualquer procedimento que promova o conhecimento técnico dos seus funcionários influencia do crescimento da sua companhia.

Este processo de aprendizado permite auxiliar o profissional e permitir que ele conquiste a eficiência exigida. Ao investir, fica mais fácil incentivar o desenvolvimento de hábitos e facilitar o crescimento de todos.

Em um treinamento é possível desenvolver a produtividade, qualificar, promover, além de atualizar seus conceitos.

Como já falamos anteriormente, é fundamental ter colaboradores capacitados. E é por isso que as empresas precisam investir em um centro de treinamento.

Importância do preparo dos profissionais

Todo centro tem o objetivo de desenvolver os colaboradores e também a empresa. Se todos estiverem capacitados para suas atividades, consequentemente os resultados serão visíveis. Ou seja, como o treinamento é importante, o desenvolvimento também caminha junto.

Neste caso, não são só as ações que influenciam na atuação do funcionário, mas até mesmo de modo individual. Um indivíduo que está desenvolvido apresenta uma melhor disposição para ser treinado e pode ser mais produtivo.

Formas do treinamento e desenvolvimento profissional

Além de entender a importância dessa questão e do centro de treinamento nesse cenário, a seguir trazemos algumas formas de treinamento e desenvolvimento  que podem ser úteis para o desenvolvimento profissional. Confira:

  • Equipe: ao trabalhar com uma equipe multidisciplinar você pode aumentar o desenvolvimento de todos os colaboradores, apenas com a convivência.
  • Desafios: ao propor desafios e fazer com que o seu funcionário saia da zona de conforto é um modo de fazer com que ele ultrapasse os seus limites. Neste caso é preciso que ele tenha apoio e não tenha apenas que lidar com metas ousadas. A proposta deve ser tangível e dentro da sua capacidade.
  • Avaliação: uma forma de desenvolver seus funcionários é trabalhar com a avaliação. Procure apresentar como ele tem se saído, mostre feedbacks periódicos e fale o que está indo bem ou deve melhorar.

Tipos de treinamento

Os centros de treinamento ou desenvolvimento de pessoas é a forma mais objetiva de ensino. Deste modo, para desenvolver seus funcionários, confira a seguir os principais tipos de treinamento existentes atualmente.

  • Presencial: no treinamento presencial existe uma pessoa na qual garante o ensino através de salas, escolas de formação ou lugares próprios. O diferencial do treinamento presencial é a instantaneidade e o retorno imediato. Durante este treinamento também é possível aprofundar o assunto e criar uma relação entre professor e aluno.
  • Distância: neste não existe uma pessoa física e ocorre à distância. Com custo menor, fatores como localidade, idades, transporte, ou condições, não influenciam no aprendizado. Para este método é fundamental que o estudante apresente material (computador) e uma internet de qualidade.
  • No serviço: o treinamento no serviço acontece no ambiente de trabalho e atua com habilidades específicas. Como ocorrem próximo às atividades diárias, permite que o funcionário fique motivado. A principal vantagem é que o colaborador vai lidar com desafios cotidianos e isto vai ser trabalhado na prática.

Controle do centro de treinamento

Na hora de desenvolver o centro de treinamento da sua empresa ou aplicar o desenvolvimento é preciso ter um controle. Para auxiliar trazemos alguns itens importantes. Conheça:

  • Identificação: é importante criar um levantamento com os participantes sobre desafios e dificuldades. Um questionário online pode ser prático, para uma equipe pequena, vale uma reunião presencial.
  • Cadastro: com as informações é preciso criar um cadastro das necessidades. Com os itens listados é preciso incluir os participantes conforme necessidade de cada um.

Como fazer um centro de treinamento?

Seguindo as etapas de cadastro é preciso fazer uma seleção de prioridades. O tema também precisa ser definido.
Logo é feito a elaboração dos itens e o que deve ser passado. Com isto vale definir qual tipo de treinamento, porém, é preciso ver se existe alguém capacitado ou é necessário contratar alguém.

Neste momento, não deixe de analisar as necessidades da empresa. Ou seja, com o levantamento é possível ver o que a empresa necessita. Faça relatórios e não deixe de verificar a situação financeira da mesma.

O plano de treinamento é um modo de facilitar, portanto, crie uma lista com as necessidades, como:

  • Quantidade de treinamento;
  • Funcionários que vão receber a capacitação;
  • Tempo;
  • Quais os treinamentos;Principais conteúdos;
  • Custo e investimento.

Com tudo definido é o momento de aplicar os treinamentos. Esta listagem pode auxiliar a criar o seu plano de treinamento para sua empresa. Com isto, é só agendar o dia, horário, local e começar o treinamento. Ou seja, é o momento de colocar tudo em prática.

Para um controle, faça o monitoramento de todos os passos. Não se esqueça de delegar funções para quem estiver relacionado. Fale com os responsáveis para alinhar os objetivos e verificar o material.

O material de auxílio também deve ser organizado para uso no treinamento. O indicado é que tudo esteja pronto antes da divulgação, para que seja feita uma revisão.

Organize um local, os equipamentos e faça a divulgação para os colaboradores e acompanhe todo treinamento. Ao final é o momento de fazer a avaliação dos resultados.

Como alternativa peça para os colaboradores avaliarem o ensino, metodologia, conteúdo e outros. Com estas dicas vai ser fácil criar o seu centro de treinamento. A partir destes passos é possível capacitar todos seus funcionários e desenvolver novos e antigos talentos. O principal objetivo é que este processo traga grandes resultados para a sua empresa.


Gostou do conteúdo? Aproveite e assine nossa newsletter para receber as novidades por e-mail!

Até a próxima!

Guia completo para tamanho da capa do YouTube
Produção Audiovisual: tudo o que você precisa saber sobre a área

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.