Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Como potencializar a aprendizagem organizacional em sua empresa?

Você já ouviu falar em aprendizagem organizacional? É através dela que se constroem os conhecimentos da “memória” organizacional. Se você ainda não conhece esse conceito ou não sabia desta memória organizacional, está no lugar certo. Nesta leitura você irá entender melhor como esse tipo de aprendizagem se relaciona com a empresa e com os colaboradores […]

aprendizagem-organizacional

Você já ouviu falar em aprendizagem organizacional? É através dela que se constroem os conhecimentos da “memória” organizacional. Se você ainda não conhece esse conceito ou não sabia desta memória organizacional, está no lugar certo. Nesta leitura você irá entender melhor como esse tipo de aprendizagem se relaciona com a empresa e com os colaboradores e seus processos.

Contexto e conceito da aprendizagem organizacional

O processo de transformações nas organizações vêm acontecendo de maneira rápida, forte e ampla. Elas tiveram que adaptar-se de acordo com mudanças de seus stakeholders para não perder o que as diferenciam no mercado em questão de competitividade.

Nos últimos dez anos, a qualidade do produto e o preço eram o diferencial de mercado nos últimos dez anos. Mas hoje, o que pode se tornar uma vantagem competitiva são a ampliação e geração de  novos conhecimentos ou o aprimoramento dos existentes. Conhecimentos esses sobre os processos, demandas, gestão, entre outras dinâmicas corporativas alinhadas com os objetivos, metas e necessidades da organização, visando alcançar determinados resultados. A partir daí, constrói-se a aprendizagem organizacional.

A aprendizagem organizacional é um conceito que se aplica a todas as empresas. Mas na prática se relaciona de modo diferente com cada uma. Isso porque a aprendizagem das organizações caracteriza-se como a reunião e estruturação dos conhecimentos construídos ao longo do tempo de maneira formal e/ou informal, dentro ou fora da empresa. Desta forma, cada empresa pode criar seu próprio modelo de gestão.

Apesar da aprendizagem organizacional ter fundamentos da psicologia, ciências sociais e ciências sociais aplicadas e buscar formalizar o conhecimento, a maioria do que se aprende no dia-a-dia de uma organização é através de experiências. Experiências tanto positivas quanto negativas com colegas de trabalho, líderes e gestores e dos colaboradores como um todo. A outra parte do conhecimento aplicado ao ambiente corporativo é adquirida por meio de treinamentos e capacitações.

Como se constrói a aprendizagem organizacional?

A junção de todos os conhecimentos da organização colabora para a construção da memória organizacional que funciona como um arquivo. É através desse arquivo que futuros colaboradores irão se envolver na aprendizagem organizacional. Sendo assim, as informações da empresa permanecem, mesmo com a saída de colaboradores, apesar de cada membro da organização contribuir para a construção do conhecimento corporativo.

Aprendizagem individual e o conhecimento do colaborador

Qualquer organização é composta de membros que contribuem com ela. Seja com mão-de-obra ou com conhecimento, cada um tem algo a agregar. Por isso, a aprendizagem individual se dá no dia-a-dia na empresa com os colegas de trabalho. O que cada um tem a acrescentar é sempre muito importante, ajudando o crescimento e o futuro da empresa, inclusive ajudando com o aprendizado de novos colaboradores daquela organização.

Aprendizagem prática

A aprendizagem prática é construída com conhecimentos aplicados na na rotina de trabalho entre colaboradores, de maneira informal. Ela se relaciona com a aprendizagem individual. Com este método, os profissionais compartilham seus conhecimentos e estarão sempre aprendendo ou aperfeiçoando o que já sabem na prática.

Aprendizagem com a cultura da organização

Missão, visão, cultura e valores são as bases das organizações. São as primeiras coisas a serem pensadas ao planejar abrir uma empresa. À primeira vista parecem apenas frases bem elaboradas, mas é esse conjunto de frases que molda e dá a cara da organização. Com isso, os colaboradores aprendem da mesma maneira a forma de trabalhar, por exemplo, pois a fonte de aprendizado deles é a mesma: com os princípios organizacionais.

Outra forma de aprendizagem organizacional relacionada a cultura da organização é por meio do endomarketing. Através desta ferramenta é possível engajar os funcionários no ambiente de trabalho, estimular uma maior participação deles dentro da equipe e da empresa. Com isso, os colaboradores tendem a estar mais inseridos nos princípios da organização.

Potencializando a aprendizagem organizacional na prática

Agora que já vimos o que é a aprendizagem organizacional e como ela se dá, fica mais fácil entender como potencializá-la no dia-a-dia. O objetivo maior da aprendizagem organizacional é compartilhar e passar conhecimento adiante dentro da empresa e criar uma memória de todo o aprendizado da história da organização. As formas de aprendizagem apresentadas anteriormente podem ser melhoradas de acordo com a realidade de cada empresa. É preciso observar o que funciona ou não e fazer testes a partir disso para definir as melhores práticas na gestão do conhecimento.

 

Treinamento de colaboradores

Mas uma forma de contribuir para a aprendizagem organizacional, que não foi citada até agora, é através de treinamentos. Com a capacitação de colaboradores, o aprendizado é fixado e passado adiante. Pois, o conteúdo do treinamento é organizado a partir do que já se sabe e se usa na rotina da organização. Também podem ser adicionados novas tendências de mercado, técnicas ou ferramentas mais modernas para serem ensinadas aos profissionais. Planejando um treinamento dessa forma, toda a aprendizagem organizacional construída até o momento ficará concentrada. E todas as informações estarão reunidas e será mais fácil ter acesso a elas.

Treinamentos em empresas não são novidades, ainda mais o presencial. Por muitos anos o treinamento presencial foi a opção mais escolhida. E geralmente a escolha e planejamento do treinamento fica sob responsabilidade da área de recursos humanos. O objetivo é que os colaboradores sejam capacitados em relação às suas funções e rotinas da empresa.

Mas hoje contamos com o ensino à distância (ead) e um grande número de empresas estão optando por esta modalidade de treinamento. Mesmo antes da era da internet, era possível aprender por meio de cursos por correspondência. Porém há alguns anos o ensino à distância acontece via internet por meio de plataformas online. É a maneira mais fácil de levar conteúdo a um grande número de pessoas.

Devido a essas facilidades é que empresas acabam aderindo aos treinamentos online. Outros atrativos desta modalidade são o baixo custo, a não necessidade de um deslocamento e espaço físico para tornar a capacitação viável, entre outros mais. Outra vantagem também é a praticidade para atualizar os conteúdos e reaplicar o treinamento sempre que necessário.

Nós da Edools oferecemos a solução para o ensino à distância. Nossa plataforma é usada por diversas empresas para capacitar seus funcionários e continuar a construção e potencialização da aprendizagem organizacional.

Leia o case da Azul Viagens e veja como nossa plataforma ajudou no treinamento online dos colaboradores.

Fale com um de nossos consultores e conheça melhor a plataforma da Edools.

Se este artigo foi útil, conte para nós deixando um comentário abaixo. Qualquer outra colocação sobre este assunto também é bem-vinda!

Até o próximo artigo!

Como estimular o aprendizado e a interação de um aluno online?
Como a Geração Z irá revolucionar a educação do futuro?

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.