Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Saiba como um aplicativo de comunicação ajuda os professores a ensinar melhor

A tecnologia pode ser utilizada como uma ferramenta de aprendizado e de comunicação em um ambiente escolar, tanto dentro da sala de aula quanto fora dela, com os estudantes e os pais dos alunos. Assim, ter um aplicativo de comunicação escolar ajuda os docentes a ensinar melhor, os alunos a ficar mais ativos durante as aulas e […]

Aplicativo de comunicação

A tecnologia pode ser utilizada como uma ferramenta de aprendizado e de comunicação em um ambiente escolar, tanto dentro da sala de aula quanto fora dela, com os estudantes e os pais dos alunos. Assim, ter um aplicativo de comunicação escolar ajuda os docentes a ensinar melhor, os alunos a ficar mais ativos durante as aulas e os pais a conseguir participar mais ativamente da vida escolar dos filhos. Afinal, a tecnologia está naturalmente presente no dia a dia de todas essas pessoas.

Também por conta das tecnologias, um dos grandes desafios dos professores é garantir que os alunos estejam engajados em aprender mesmo fora de sala de aula, quando estão em contato com possibilidades infindáveis de diversão e entretenimento na palma de suas mãos.

Um aplicativo de comunicação escolar ajuda bastante nesse processo, pois facilita o contato direto com os alunos, lembrando-os de realizarem as tarefas de casa, informando sobre datas de provas e outras atividades e eventos. Os responsáveis também se mantêm informados sobre o desempenho dos filhos e podem atuar junto à instituição para resolver os casos de baixo rendimento escolar ou indisciplina.

Confira o guia com 10 dicas para aproximar os pais da escola e veja como um aplicativo de comunicação escolar pode ajudar!

Comunicação transparente e rápida

Esse ciclo é produtivo para todos da comunidade escolar e, inclusive, pode ajudar os professores a ensinar melhor, uma vez que o aplicativo de comunicação expõe as dúvidas dos alunos e o rendimento escolar. Com isso, os professores identificam onde podem melhorar suas abordagens, prestando atenção nos alunos que têm nota baixa e em qual matéria devem se aprofundar mais.

Hoje em dia, os docentes tentam chamar atenção dos alunos para participar mais ativamente da aula. Por isso, criam dinâmicas e atividades a fim de conquistá-los. Com o aplicativo, a comunicação fica ainda mais transparente e rápida, porque o professor pode ter acesso aos questionamentos dos alunos (se tiverem algum) e também às reclamações. Os docentes podem também falar diretamente com os pais, facilitando o atendimento e a comunicação, já que a rotina tende a ser muito corrida e exaustiva.

Baixe gratuitamente um ebook e veja como melhorar a comunicação na sua escola!

Um aplicativo de comunicação escolar ajuda o professor a:

  • Monitorar a realização das tarefas de casa, por parte dos alunos;
  • Manter os pais informados sobre as tarefas dos alunos para melhorar o engajamento, mostrando atividades de casa, provas, trabalhos, feiras e outras atividades;
  • Listar as atividades a serem realizadas pelos alunos, quando for pedir trabalhos em grupos ou responsabilizar por um novo projeto em que cada aluno, a cada semana, deve trazer algum fato para discussão na sala de aula.
  • Ter uma agenda virtual para conferir suas próprias responsabilidades e tarefas;
  • Informar aos pais sobre casos de problemas de comportamento e aprendizado, faltas, não cumprimento de obrigações, notas baixas.

Esse tipo de tecnologia deixa a comunicação bem mais transparente entre a escola e os pais dos alunos. A importância da participação da família na rotina escolar dos filhos é muito grande porque se trata de uma parceria diretamente relacionada à educação e formação da criança ou do adolescente. Se a escola e os pais trabalharem juntos, melhoram o rendimento e o crescimento intelectual dos estudantes.

Conheça o Wello, aplicativo de comunicação escolar da WPensar!

Guest post escrito pela WPensar, parceira da Edools.

Personalização EAD: do básico ao avançado
Como alunos, educadores, gestores e escolas podem se beneficiar da inovação e da tecnologia?

Comentários (1)


  1. 23/08/2017 às 01:48

    Ótimo artigo.

    Hoje a era da tecnologia chegou, e no que se refere ao âmbito da educação, é preciso fazer uso inteligente dessa qualidade. O sistema educacional não pode mais ficar à mercê do “cuspe e giz”, mas partir para algo mais dinâmico e muito mais produtivo.

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.