Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Andragogia: o que é e como usar na sua empresa?

Ao ouvir a palavra andragogia você se lembra de “pedagogia”? Pois sabia que elas têm coisas em comum nos seus conceitos. Ambas são voltadas para o ensino, mas para públicos diferentes. Neste artigo você vai entender a diferença entre os dois métodos de ensino, como e a educação pelo uso da andragogia e sua aplicabilidade […]

andragogia

Ao ouvir a palavra andragogia você se lembra de “pedagogia”? Pois sabia que elas têm coisas em comum nos seus conceitos. Ambas são voltadas para o ensino, mas para públicos diferentes. Neste artigo você vai entender a diferença entre os dois métodos de ensino, como e a educação pelo uso da andragogia e sua aplicabilidade em treinamentos corporativos.

Afinal, o que é Andragogia?

Prender a atenção de qualquer pessoa hoje em dia não é tão fácil quanto há dez anos atrás, pois você terá que dividir a atenção com um smartphone. Essa situação é bem frequente nas salas de aula, sejam com adolescentes, jovens ou adultos e, até mesmo, com crianças. Para conquistar a atenção dos alunos, há técnicas e metodologias. Com as crianças e adolescentes, usa-se a Pedagogia. Já com os adultos, a Andragogia.    

Andragogia é a vertente da educação no ensino de adultos e tem aplicação no ambiente pessoal, social, empresarial ou político. É um ensino baseado na motivação e o autoconhecimento, além da experiência do aluno ser fundamental. Trabalha com conteúdos mais aplicáveis ao dia-a-dia. Por isso é que se tem um aprendizado consciente e disseminado de maneira mais madura. Com isso, o ensino é mais efetivo.

A Andragogia ficou conhecida através de Malcolm Shepherd Knowles, um educador americano, na década de 70. Ele a definiu como “arte ou ciência de orientar adultos a aprender”. Mas, na verdade, foi o professor alemão Alexander Kapp o responsável pelo surgimento do termo Andragogia, pela primeira vez, em 1833. E o título de “pai da Andragogia” é atribuído a Knowles até os dias de hoje.

Fundamentos da Andragogia

Agora que você já sabe mais sobre a Andragogia, características básicas e como ela funciona, ainda há os fundamentos andragógicos. Através deles que o professor consegue direcionar sua metodologia de ensino para a linha andragógica e verificar se suas aulas estão adequadas para o ensino de adultos.

  • Necessidade de saber: adultos apresentam resistência a aprender algo que não tenha aplicação prática. Por isso, na Andragogia, eles sabem qual a necessidade e o benefício do que irão aprender e em que irão aplicar.
  • Autoconceito do aprendiz: Por serem independentes em relação a outras faixas etárias mais jovens, adultos são tratados no ensino andragógico como indivíduos com autonomia e capazes de fazer suas próprias escolhas.
  • Experiências: As experiências anteriores dos alunos são de grande importância e são levadas em consideração para uso no aprendizado.
  • Prontidão para aprender: Conhecimento voltado para ajudar a explorar novos horizontes e enfrentar desafios no dia-a-dia. Mais uma vez, aplicação na prática.
  • Orientação para aprendizagem: Ensino direcionado para uma aprendizagem orientada para resultados.
  • Motivação e aprendizagem: Aprendizagem que é motivada por fatores internos maiores que os externos. A motivação é maior quando sabem que o ensino trará qualidade de vida, crescimento profissional, entre outros.

Por que a Pedagogia não é indicada para o ensino de adultos?

Adultos não aprendem como crianças. A educação para adultos é tão diferente de ensinar outras faixas etárias, que foi preciso existir a Andragogia. Isso porque adultos não são motivados a apenas ouvir em uma sala de aula. E, na Pedagogia, é exatamente isso que acontece. Por crianças e jovens ainda estarem construindo suas percepções de mundo e conhecimentos, o processo que o professor adota é o de ensino-aprendizagem. Sendo assim, a Pedagogia baseia-se em:

  • A comunicação é receptiva ou vertical e um ensino passivo;
  • O professor é quem decide sobre as aulas: métodos, conteúdos, cronogramas e avaliações;
  • O aluno é mais dependente;
  • Os conhecimentos adquiridos não tem aplicação imediata.

Sabendo desses pontos, fica mais fácil entender o porque a Andragogia é mais apropriada para adultos:

  • A comunicação é recíproca e horizontal;
  • O ensino é centrado no aluno, nas suas condições, motivações, aspirações e oportunidades para desenvolver competências;
  • O aluno é mais independente;
  • Autodesenvolvimento contínuo
  • Aprendizado que atende as necessidades.

Além disso, as diferenças individuais no processo de orientação e aprendizagem consideram estilo, ritmo, idade e cultura. Seus conteúdos são práticos e com foco em mudanças de comportamentos, como resultado.

A andragogia também estimula que os indivíduos desenvolvam o próprio método de estudo e a buscar fontes de informações diversas para construir suas próprias ideias e senso crítico.

Confira no video abaixo um resumo desses conceitos e características da Andragogia:

Fonte: Canal Fermento Soluções

Aplicação da Andragogia no ambiente corporativo

Como sabemos, a Andragogia desenvolve conhecimentos, habilidades e competências que contribuem inclusive para a área profissional. Mas, podemos dizer que sua aplicação corporativa é até recente. Inicialmente, a Pedagogia Empresarial era o método em evidência na educação corporativa. Mas hoje ainda há algumas possibilidades a serem exploradas nessa área e a Andragogia é uma delas. 

Posto isto, entenda quais as contribuições da Andragogia para a área profissional:

  • A Andragogia aplicada a treinamentos corporativos abre espaço para troca de conhecimento, diálogo e aprendizado de ambas as partes (aluno e professor).
  • Há a ruptura da ideia padrão de que o gestor ou responsável pelo ensino dentro do ambiente de trabalho é quem tem o conhecimento e apenas transmite para os colaboradores.
  • Auxilia na melhora dos resultados das capacitações por apresentar uma forma de ensino específica e efetiva para adultos.
  • Procura entender as necessidades dos alunos e colaboradores para, a partir daí, elaborar o treinamento, estratégias e métodos que serão utilizados.

Treinamento corporativo

A capacitação de colaboradores através de treinamentos com o ensino andragógico trará resultados muito mais efetivos. Tente fazer a seguinte comparação: alunos e professores universitários com os colaboradores de sua empresa e os capacitadores. Esses professores não tiveram uma formação ou especialização em Andragogia. Por isso, o método usado em suas aulas hoje, pela maioria, ainda é o pedagógico. Grande parte dos alunos não consegue manter um interesse nas aulas por apenas ficarem ouvindo o que o professor tem a falar. Esse cenário não é nem um pouco interessante para treinamentos corporativos.

É por isso que a Andragogia é tão benéfica para o mundo empresarial, assim como os treinamentos também trazem grandes benefícios para as empresas. Nada melhor que unir os dois e desenvolver capacitações cada vez melhores. Basta adequar o desenvolvimento dos treinamentos ao perfil e a realidade de cada empresa. Ainda há a possibilidade de adequar qual o formato desses treinamentos: o tradicional presencial ou o online. Dentro dessas modalidades, existem outros tipos de treinamento em evidência nas empresas.

Cada vez mais empresas vêm aderindo a esta modalidade e, estas, acham que vale a pena investir em cursos online para seus colaboradores. Investir em cursos a distância tem sido a melhor opção em muitos casos. Pensando nisso, nós da Edools temos a plataforma ead que atende as necessidades de empresas para treinamentos online.

Entre em contato conosco para demais esclarecimentos ou deixe seu comentário ou dúvida aqui.

Espero que tenha ajudado e que as informações deste artigo contribua positivamente na sua empresa.

Até a próxima!

Como minimizar os efeitos da pirataria em cursos online?
Como a tecnologia Edools mudou a forma da Impacta se organizar e engajar seus alunos - Case Edools

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.