Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Como uma análise comportamental pode auxiliar na gestão de RH

O setor de recursos humanos, através da tecnologia para uma análise comportamental, tem se transformado bastante nos últimos anos, deixando de lado as suas atribuições burocráticas e técnicas para se tornar parte do núcleo estratégico das organizações. Aliado a isso, surgem as novas técnicas para selecionar profissionais para uma vaga ou desenvolver aqueles que já […]

Como uma análise comportamental pode auxiliar na gestão do RH

O setor de recursos humanos, através da tecnologia para uma análise comportamental, tem se transformado bastante nos últimos anos, deixando de lado as suas atribuições burocráticas e técnicas para se tornar parte do núcleo estratégico das organizações.

Aliado a isso, surgem as novas técnicas para selecionar profissionais para uma vaga ou desenvolver aqueles que já fazem parte da equipe.

Uma delas é a análise comportamental, que é muito utilizada nos processos de contratação e de desenvolvimento dos funcionários, pois contribui para a análise da reação do profissional no ambiente de trabalho.

Este método tem por objetivo analisar as melhores práticas dos colaboradores, proporcionando um crescimento profissional e pessoal, visando um melhor desempenho de suas funções no ambiente de trabalho. Além disso, é uma importante ferramenta de auxílio à administração para o RH da empresa, alimentando-o com informações que auxiliam a tomada de decisão sobre práticas de contratação, bonificação, aumento de salários, demissões, necessidades de treinamento etc.

A gestão com foco em pessoas surge com o intuito de reconhecimento do capital humano como o maior valor de uma organização. Assim que os colaboradores passaram a ser vistos como uma fonte de valor dentro de uma empresa, o RH se tornou mais envolvido com questões estratégicas exatamente por ser o setor responsável por algo tão relevante. A partir desse momento o setor de recursos humanos adquiriu novas responsabilidades e ampliou muito sua área de atuação.

Compreender as bases do comportamento humano é essencial para elevar a produtividade da empresa. Como as pessoas são componentes fundamentais presentes em todas as áreas organizacionais, os profissionais de RH precisam estar alinhados à todos os setores para montar estratégias de desenvolvimento.

Pensando em ajudar a você a definir as melhores estratégias para trabalhar a análise comportamental na gestão de seu RH, separamos dicas essenciais para você tomar nota!

Recrutamento e seleção

Ao otimizar seu processo seletivo usando o auxílio da análise comportamental, você capta para a sua empresa a pessoa certa para a sua vaga. Consegue ser mais assertivo e ainda reduz as taxas de turnover de sua organização.

O recrutamento e seleção de pessoas nunca tiveram importância tão significativa nos resultados de uma empresa como no mercado atual, uma prática bem desenhada, integrada a um LMS com certeza irá ter um alto impacto positivo na empresa.

O ideal é que todo processo de recrutamento e seleção de pessoas tenham um planejamento prévio para evitar que eventuais ocorrências não prejudiquem o desempenho da empresa como um todo.

Portanto, pesquise o LMS que mais se adequa às necessidades da mesma e você verá que ter um bom resultado em um processo seletivo pode custar menos que você imagina e trazer excelentes resultados.

Gestão de equipes

A análise comportamental não é um teste psicológico, ou seja, qualquer pessoa consegue aplicar. Além de reduzir custos e otimizar a produtividade da sua equipe, é possível saber informações como energia e estilo de liderança dos seus colaboradores.

As oportunidades de treinamento dentro da equipe não podem ser vistas como um momento meramente burocrático, e sim como uma “mais valia”. Quem tem a oportunidade de fazer um treinamento deve se sentir prestigiado e satisfeito! Da mesma forma, quem é treinado deve ter a consciência de é preciso dar um retorno ao grupo de trabalho e à empresa como um todo da formação que está recebendo. É uma relação de troca natural, em que todos ganham.

É importante também que o gestor saiba identificar as necessidades de treinamento do grupo para que possa indicar o profissional certo para cada curso ou evento. Quando o líder consegue dimensionar bem quais são as necessidades de cada membro do time, o RH consegue selecionar os melhores cursos para atender à demanda. Cabe ao gestor apontar essa necessidade e encaminhar as capacitações de forma adequada. O mesmo acontece com a intensidade necessária para cada curso. Algumas questões podem ser resolvidas com um treino de curta duração e conteúdo menos aprofundado. Outras já exigem uma formação mais ampla, com carga horária mais robusta e mais tempo de dedicação.

Coaching

O Coaching é a melhor ferramenta para identificar perfis comportamentais e ajudar os alunos (coachees) a desenvolver suas capacidades, conseguindo aprimorar habilidades, competências e já existentes e novas. Para conseguir isso, este método utiliza-se dos mais variados instrumentos e técnicas.

Com as informações adquiridas por meio da análise comportamental, o coach tem a capacidade de desenvolver e aplicar métodos para modificar comportamentos e hábitos, possibilitando que o indivíduo alcance o estado desejado.

Quando socialmente habilidosos, o Coaching contribui significativamente para a melhoria do clima organizacional bem como para a qualidade do comportamento de cada colaborador.

Cultura organizacional

Existe uma grande quantidade de empresas no mercado que muitas vezes se perde pois não consegue criar uma identidade definida. Essa falta de estabelecimento de cultura, faz com que muitos negócios tenham dificuldades para se consolidar no mercado, percam a originalidade e não consigam nunca engajar seus colaboradores de forma real.

A cultura organizacional de uma empresa é a sua essência. Ela representa a forma como a empresa é internamente, o que ela prega, quem são seus funcionários e qual imagem ela passa para o meio externo.

Talvez você esteja se perguntando como a cultura organizacional e a gestão comportamental estão relacionados, porém, é bem simples de se entender.

Sendo a cultura organizacional a identidade de uma organização, as pessoas que compõem a empresa certamente estão diretamente relacionadas com essa identidade.

Por esse motivo, saber o perfil comportamental dos colaboradores e candidatos da empresa é essencial para a manutenção de uma cultura organizacional ou até mesmo para descobrir qual é o real caráter da organização.

Ao mapear o perfil das pessoas que estão dentro da empresa, já se tem uma noção de como a empresa é majoritariamente e fica mais fácil definir qual linha a cultura organizacional deve seguir para engajar as pessoas que estão dentro da empresa.

Entendendo a análise comportamental

O primeiro passo para se iniciar todo esse processo de investimento em inovação tecnológica deve ser o reconhecimento das práticas e conhecimentos que serão passados aos futuros colaboradores. Esta deve ser uma análise comum e constante, porém muitas empresas possuem certa dificuldade em organizá-las e acabam optando por serviços externos de consultorias.

Aprender a identificar as necessidades que irão ser implementadas em sua empresa deve ser a primeira medida a ser tomada. Seja a empresa de qualquer segmento ou porte, somente a partir daí ela irá estar apta para outras medidas. Investir em plataformas de ensino a distância tem sido um divisor de águas para pequenas e média empresas, pois estas trazem uma grande economia não só de tempo, como de dinheiro em todos o sentidos, principalmente para uma análise comportamental.

Para otimizar a comunicação dentro da empresa é fundamental investir em novas ferramentas, como uma plataforma EAD. Além disso, é relevante investir no relacionamento entre líderes e liderados.

Através de treinamentos online, o RH consegue mensurar de forma mais precisa todo o desempenho de cada colaborador de acordo com seu comportamento.

Os profissionais de RH brasileiros estão cada vez mais cientes da importância de incluir um treinamento empresarial e desenvolver sua educação corporativa, seja presencialmente ou através da educação a distância.

Com a educação a distância, o treinamento para realizar uma análise comportamental consegue atingir um grande número de colaboradores.

O treinamento deve ter por objetivo desenvolver habilidades e competências já existentes no profissional para que possa contribuir no aumento na produtividade e gerar melhores resultados.

A análise comportamental treina habilidades, como pensar como resolver problemas e enfrentar desafios, estimulando em todos uma postura mais proativa e autônoma dentro do ambiente corporativo.

Plataforma

Através de uma plataforma de ensino online moderna, é possível oferecer cursos online de forma eficiente, onde atuamos com os melhores servidores de hospedagem do mundo e com tecnologia e infraestrutura de ponta. Com a Edools, você tem total autonomia para adaptar sua plataforma às necessidades específicas de sua empresa através da nossa poderosa API de integração.

Além disso, oferece uma rica solução de personalização para proporcionar uma maior credibilidade ao seu negócio, onde é possível desenvolver um AVA profissional e totalmente customizado de acordo com as suas necessidades.

Com relatórios personalizados e automatizados, é possível fazer análises práticas de resultados e progressos dos treinandos, refletindo em um maior poder para a gestão do RH em seu treinamento online em um processo seletivo, com um controle bastante eficiente dos efeitos da análise comportamental.

Por oferecer diversas possibilidades de aprendizado, uma plataforma online oferece treinamentos, instruções, etc, sendo um canal de comunicação eficiente entre empresa e colaborador.

Se quiser conhecer melhor como nossa plataforma pode auxiliar todo o treinamento de sua empresa, basta falar com um de nossos especialistas aqui.

Profiler Gestão

No mercado já existem diversas ferramentas Assessment que são capazes de realizar esse mapeamento do perfil comportamental, auxiliando em diversos aspectos de uma gestão, como já exemplificamos acima.

No entanto, existe apenas uma ferramenta no mercado atualmente capaz de unir a tecnologia Assessment com um software de gestão de RH de fato, e é aí que está todo o diferencial desse software.

O Profiler Gestão é uma ferramenta que reúne todas as tarefas e preocupações não tão operacionais do departamento de RH, com a análise do perfil comportamental dos colaboradores dentro da empresa.

Nesse sentido, ao invés do profissional de RH realizar apenas constatações sozinho a respeito do comportamento dos colaboradores, o software auxilia possibilitando alternativas que fazem essa relação entre perfil comportamental e gestão de RH.

Como exemplo disso, temos engenharia de cargos, cálculo da produtividade dentro da empresa, cálculo da rotatividade dentro da empresa, gráficos do perfil interno predominante e outras diversas funcionalidades.

Conclusão

Apesar da rápida proliferação no mercado, as análises comportamentais ainda são novidade, assim como a própria gestão de pessoas em si.

Isso deixa claro, no entanto, a intensa busca das empresas por diferenciais competitivos capaz de deixá-las sempre um passo à frente no mercado. Além de, é claro, o reconhecimento do valor que o capital humano possui dentro das organizações nos dias de hoje.

Através deste material, esperamos que você tenha ampliado os seus conhecimentos a respeito das possibilidades de gestão oferecidas pela análise comportamental. Esses tópicos que aqui foram citados, podem contribuir para novos insights de gestão do RH, dos demais setores e até mesmo da liderança como um todo.

Sabendo em quais os pontos a análise comportamental dos funcionários pode te ajudar, agora falta apenas buscar maneiras para colocar esse tipo de gestão em prática.


Esse material também está disponível em formato de e-book e foi produzido pela Edools em parceria com a Solides. Caso tenha interesse em fazer download do mesmo, basta clicar neste link.

Até a próxima!

Case de Sucesso Edools: Famesp
Case de Sucesso Edools: Sebrae

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.