Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

O comportamento empreendedor do aluno EAD

A analogia entre o empreendedor e o aluno EAD não é imediata. A distância de tempo entre as realidades (estudos e empreendimentos) geralmente é grande mas ambos carregam várias características em comum por todas as fases da vida. A intenção deste artigo é justamente te mostrar que a fórmula que faz um aluno do ensino […]

A analogia entre o empreendedor e o aluno EAD não é imediata. A distância de tempo entre as realidades (estudos e empreendimentos) geralmente é grande mas ambos carregam várias características em comum por todas as fases da vida.
A intenção deste artigo é justamente te mostrar que a fórmula que faz um aluno do ensino à distância ter sucesso tem os mesmos componentes que a de um empreendedor vencedor. Duvida? Vamos às qualidades em comum.

Pioneirismo…
Assim como um empreendedor inova e opta pelo desconhecido, o aluno EAD enfrenta um cenário semelhante: a novidade do cenário no Brasil. Mesmo presente há alguns anos, se comparado à modalidade tradicional, o ensino à distância ainda é muito recente.
E essa capacidade de tomar decisões que poucos tomam e optar pelo pioneirismo mostram que o aluno do EAD possui um comportamento empreendedor em suas atitudes.

Resiliência…
Imagine-se na época de universitário, deparando-se com a seguinte situação: suas aulas não têm mais a presença física dos professores e você terá muito menos ajuda presencial a partir de agora. Formar-se virou um desafio ainda maior. Seus colegas também não estarão mais contigo, e agora você está separado deles por milhares de quilômetros.
Esse cenário exigirá muito mais paciência e capacidade de se levantar após as eventuais quedas. E essa é a vida, o dia-a-dia de um empreendedor. Resiliência, pela definição da engenharia traz exatamente esse conceito: a capacidade que um material tem de retomar seu estado e forma inicial após uma deformação.

Autogerenciamento…
Desde a escolha da instituição de ensino, do curso até o gerenciamento da rotina de procura de livros e estudos, o aluno EAD tem um desafio constante: gerenciar sua própria rotina, monitorar a sua própria performance e nunca desistir.
O empreendedor passa pela mesma rotina: sua performance, a priorização do que é mais importante são feitos por ele, num cenário onde tudo parece urgente. Perceba as semelhanças entre as duas realidades, onde o autogerenciamento é crítico.

…e MUITA disciplina
Todas as características e o comportamento empreendedor do aluno EAD podem se resumir a uma única e imprescindível marca, que é a disciplina! O foco nos estudos, apesar de todas as adversidades, é a exigência para a finalização de qualquer curso. Ninguém gerencia uma rotina onde a cobrança só vem de si mesmo sem muita disciplina.
E todo empreendedor precisa “transpirar” essa qualidade, desde as menores atividades, como compromissos financeiros (pagamentos e recebimentos), periodicidade de publicações e postagens, bateria de testes periódicas e mesmo a revisão da estratégia geral: todas essas etapas precisam de muito comprometimento com a meta principal, que é vencer!

Este post foi escrito por Diego Cordovez, sócio e co-fundador da Viddheo (SaaS de suporte a clientes via videoconferência).

Quais as melhores formas de divulgar meus cursos online?
Como o layout do LMS pode alavancar as receitas

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.