Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

A principal arma para vender mais cursos online

Este artigo é um guest post do UpSites

vender-mais-cursos-online

Hoje, estamos compartilhando com você a arma secreta que os donos de cursos online de alto desempenho usam para atrair mais alunos, transformá-los em fãs rave e vender mais vezes para o mesmo aluno.

Você pode estar em um ponto onde você está aumentando as matrículas – mas o crescimento vem muito devagar.

Você criou seu curso, testou e validou, mas parece que não está atraindo tantos alunos quanto esperava. Você sabe que deve haver uma maneira de vender mais cursos online e aumentar mais rapidamente seu faturamento.

Seja você um dono de uma escola de cursos online, de ecommerce ou um aventureiro de primeira viagem, preste bastante atenção no conteúdo a seguir.

O que você pode fazer para vender mais cursos online?

A resposta pode surpreender você! Nós não vamos falar sobre postar no Facebook ou no Instagram ou fazer campanhas publicitárias. Mostraremos o que os melhores empreendedores fazem para vender mais cursos e como você pode fazer isso também!

Precisa de mais ideias para aumentar as vendas do curso?

Lembre-se do dia em que você estava desfrutando de uma boa sessão de treinamento (offline) ou workshop… O que você mais gostou?

  • “Interação!”

Você gostou da interação com o treinador e os colegas, certo? Você era capaz de fazer perguntas, fazer piadas, fazer contatos e compartilhar interesses e experiências mútuos.

Então você deve ter adivinhado agora! A vantagem exclusiva dos donos de cursos online de alto desempenho é que eles criaram uma comunidade de alunos ativos. Claro, não basta apenas criar a comunidade, mas sim manter ela viva, interessante e necessária.

Para aumentar exponencialmente suas vendas de cursos, você precisa adicionar interação e networking à sua escola online – e fornecemos as ferramentas certas para isso.

Desejo de pertencimento

O desejo de fazer parte de uma comunidade pequena ou grande não é nova. Desde que a humanidade existiu, sobrevivemos e prosperamos por pertencer a uma comunidade.

Quando seus alunos acharem que pertencem a algo maior, estarão mais dispostos a participar do curso como um todo, comprar mais cursos e indicar para amigos e familiares por meio do boca-a-boca. É por isso que você precisa nutrir sua comunidade de alunos e permitir que eles se envolvam com você e seus colegas.

Além disso, uma comunidade irá ajudá-lo a:

  • Reduzir reembolsos
  • Reduzir a taxa de cancelamentos nas assinaturas
  • Aumentar a satisfação do cliente
  • Fazer marketing boca-a-boca

Como construir uma comunidade próspera de participantes do curso

Agora, você pode estar se perguntando “como criar e nutrir minha comunidade?”

Talvez os grupos do Facebook seja o que vem à mente. Mas essa nem sempre é a melhor opção. Construir sua própria comunidade própria é, na maioria dos casos, o melhor caminho. Mas por quê?

Por várias razões, mas principalmente porque você deseja ter o seu público e não depender do algoritmo do Facebook para decidir quem vai ver suas postagens e quando. E, com os eventos recentes de dados privados do Facebook sendo comprometidos, as pessoas podem ficar aliviadas em se juntar a uma comunidade diferente.

Nesse caso, caso sua plataforma de cursos online tenha uma opção nativa para criar um grupo dentro dela, aposte com certeza nisso. Caso não tenha, invista em grupos de WhatsApp e Telegram, que possivelmente terão mais engajamento e interação do que no Facebook.

Ter uma comunidade interna

  • Discussões e grupos distintos para todos os cursos da sua escola. Imagine o que você poderia fazer quando consegue concentrar pessoas com os mesmos interesses dentro de uma ferramenta de comunicação.
  • Os instrutores podem direcionar, enriquecer ou moderar uma discussão conforme necessário. Para educadores e professores, a comunidade acrescenta uma camada de aprendizado social muito necessário, enquanto que para empreendedores digitais, a comunidade é um paraíso para a criação de leads.
  • Os alunos são capazes de discutir questões, idéias e experiências uns com os outros.
  • Depois de um tempo de interação, as vezes o valor que é gerado é tão grande, que o grupo passa a ser mais valorizado que o próprio curso. Pelo networking e comprometimento.

Reativar alunos

Uma ótima maneira de reativar seus alunos que por algum motivo não estão engajados na turma é fazer eventos, competições, lives e promoções. Você pode criar um dia da semana para apresentar uma live grátis, um encontro online para falar sobre um tema.

Também é possível criar uma competição nos comentários levando as pessoas a se envolverem. Dê um curso grátis ao vencedor e códigos de desconto para o resto dos participantes para aumentar suas vendas.

As competições também podem ser uma ótima ferramenta de captura de leads. Peça às pessoas que se registrem e comentem dentro da comunidade para entrar na “loteria”.

Pílulas de conhecimento

Outra maneira de manter sua comunidade envolvida e com isso suas vendas aquecidas, é através das pílulas de conhecimento, isto é, a divulgação de novas aulas em intervalos regulares.

Toda vez que uma nova lição é lançada, os assinantes receberão uma mensagem no grupo e no e-mail. Você inclusive pode criar uma sensação de escassez de promoção, no qual apenas os 10 primeiros que assistirem a aula ganharão algo especial.

Clube de assinatura

Comece a pensar em vender assinaturas ao invés de apenas cursos únicos. O sistema de assinaturas permite que você ofereça novos conteúdos regularmente e mantenha seus alunos sempre voltando. Além disso, por ter um valor reduzido, possibilita com que mais pessoas possam assinar e fazer parte do clube.

O modelo de negócios de clube de assinatura tem muitas vantagens, como renda recorrente regular, previsibilidade dos ganhos, maior fidelidade na comunidade e crescimento constante de renda para o seu negócio de cursos online.

Construindo seu caminho para o sucesso

A venda de mais cursos online começa com o fornecimento de conteúdo valioso e envolvente em todas as aulas. No entanto, uma comunidade próspera é o que ajuda a separar empreendedores de sucesso dos que se frustram pelo caminho.

O uso da comunidade proporciona uma vantagem competitiva e economiza tempo, dinheiro e esforço que você pode investir em outros negócios.

Lembre-se, você pode tanto ter uma parte de seu negócio de cursos online dedicada à cursos únicos, como também ter um clube de assinatura. Os cursos únicos tem um ticket maior, vão te ajudar a formar um caixa mais volumoso.

Já a renda proveniente do clube de assinatura tem um ticket mais baixo, porém te dá uma previsibilidade e uma segurança para começar o mês já com dinheiro entrando.

Acreditamos que a junção dos dois é perfeita, te dando caixa e consistência.

O que achou deste conteúdo? Comente abaixo se você já faz isso e como foram suas experiências até então!

Escola do futuro: como será, tendências e perspectivas
A Pirâmide do INSS e porque cada um de nós deve criar sua própria previdência

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.