TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Como vender cursos online com Google Adwords: Guia Prático


Como vender cursos online com Google Adwords: Guia Prático

Seus cursos online estão precisando de um empurrãozinho extra para vender mais? Não se preocupe, nós temos a solução que você precisa! Veja agora como vender cursos online com Google Adwords, uma poderosa ferramenta do Google, pode ser a peça que faltava para o seu quebra-cabeça.

Vender mais cursos online é o desejo de todo empreendedor de um negócio EAD (educação a distância). Porém, não basta somente anunciar o curso e esperar que os alunos “caiam aos seus pés”.

É necessário ter um planejamento, seguir estratégias, ter um foco e seguir alguns métodos para conseguir anunciar bem o seu curso, fazer com que seu futuro aluno finalize a compra e consequentemente aumente as suas vendas.

Diversas instituições de ensino, professores ou profissionais de RH apostam em redes sociais como forma de divulgação para seu crescimento rápido, porém, o que muitos destes não sabem é que essas não são as únicas formas eficientes de divulgar um curso online.

O Google Adwords facilita que a sua empresa/instituição seja encontrada por clientes no exato momento em que eles pesquisarem no Google pelo que o que seu curso oferece, por exemplo. Além disso, você pode pagar somente quando eles clicarem para visitar seu site ou entrarem em contato com a sua empresa.

A cada termo procurado no Google, é oferecido ao usuário que buscou por uma combinação de resultados orgânicos (gratuitos) e anúncios pagos, também chamados de links patrocinados. Os links patrocinados são exibidos geralmente nas três primeiras posições da tela de resultados do Google, de forma destacada, e também na coluna da direita.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

O importante é você saber que simplesmente pagar mais pelo clique não basta para o seu anúncio aparecer bem posicionado na lista. Você deve trabalhar a “qualidade” de seu anúncio. Parece confuso, mas irei listar através de um guia super prático as melhores dicas para lhe mostrar como essa poderosa ferramenta pode ser uma ótima opção para vender cursos online com Google Adwords.

Entendendo como funciona o Google Adwords

O Google Adwords é um sistema do próprio Google onde empresas que querem anunciar seus produtos inserem publicidade nos resultados do mecanismo de busca e em sites de parceiros do Google.

O Google Adwords funciona como um sistema de links patrocinados, que atua com o “PPC” (significa pay per click), onde o anunciante só deve pagar quando o click acontecer, e tem feito muita diferença na publicidade de grandes empresas.

De acordo com a palavra-chave digitada no momento da busca, o Adwords localiza os anúncios com conteúdo relacionado. Quando alguém pesquisar no Google uma de suas palavras-chave, seu curso poderá ser exibido inicialmente. As pessoas podem clicar no seu anúncio para conhecê-lo melhor ou para fazer uma compra.


O Google não exige um gasto mínimo, você faz um planejamento e decide quanto deseja pagar.

O Google ainda fornece estimativas de custo e tráfego de palavras-chave para que você tome decisões conscientes sobre a escolha das palavras-chave e maximize o seu orçamento para assim conseguir vender mais cursos online com Google Adwords e ainda sair com um saldo positivo.

De forma simplificada, o Google Adwords é o instrumento do Google voltado para a publicidade. É a partir deste dispositivo que se torna possível gerenciar e configurar qualquer tipo de anúncio. Por ali, também é possível delimitar uma série de requisitos que indicará para quem seu anúncio será exibido, como idade, sexo, região geográfica, escolaridade, entre outros.

Ah, e quanto maior for o volume de buscas que coincidam com a sua palavra-chave, maior será a chance de que seu anúncio venha a ocupar a primeira posição entre as buscas mais feitas.

É incrível, não? Se você está gostando de como esta ferramenta funciona, veja agora como implementá-la pode ser excelente para vender mais cursos online com Google Adwords:

Vantagens de utilizar o Google Adwords

CONTROLE DE CUSTOS

Esse tipo de publicidade permite controlar quanto você gasta em sua campanha publicitária, o que te faz evitar ultrapassar seu orçamento ao vender cursos online com Google Adwords. Você pode trabalhar com uma campanha de PPC com uma quantidade fixa em mente, e quando o limite for alcançado, seus anúncios serão removidos das páginas dos resultados de busca.

AUMENTO DO ALCANCE E VISIBILIDADE

Optando pela campanha de  PPC, você estará pagando aos mecanismos de busca para colocar seu site de cursos online no topo das páginas de resultados das pesquisas. Este é um grande meio de fazer sua nova loja virtual ganhar destaque em menor tempo.

Se a sua concorrência for grande, estar à frente (ou no topo) dos resultados de busca pode ser um dos seus maiores desafios ao vender cursos online com Google Adwords, mas anunciar nele pode lhe ajudar a resolver esse problema, dando a você uma vantagem sobre a sua concorrência.

MÉTRICAS

Esta é outra vantagem no qual vender cursos online com Google Adwords atende. Utilizando certas ferramentas de análise e relatórios, você pode contar e medir quantos cliques seus anúncios conseguem obter, fazendo desta sua maior vantagem em relação aos métodos tradicionais de publicidade.

Para acompanhar as métricas, é possível utilizar o próprio código de acompanhamento do Adwords. Algumas pessoas, no entanto, optam por importar os dados para o Google Analytics.

Guia Prático: Vender cursos online com Google Adwords

Agora que você já está por dentro de como funciona toda esta ferramenta, vamos às dicas para colocar ver como vender cursos online com Google Adwords de fato?

1- Tenha um objetivo

Não adianta iniciar uma campanha para vender cursos online com Google Adwords com o pensamento “quero vender mais”. É preciso estabelecer uma quantidade, uma proporção, algo que seja possível de se fazer uma análise de desempenho. É preciso também saber em quanto tempo o aumento das vendas deve ser alcançado.

Por exemplo, tendo um site que vende cursos online, uma média de 500 visitas diárias e 4 vendas. Se o seu objetivo for passar esse número para 5.000 visitas ao dia em dados meses, isso irá influenciar diretamente no investimento financeiro.

2- Conheça os concorrentes

Seu curso pode ser muito bom e ter muita qualidade e, ainda assim, não conseguir a quantidade de alunos que gostaria. Você já parou para pensar que o problema talvez possa ser a concorrência?

Portanto, recolha informações como: Quem são seus concorrentes no Google? Como e quando anunciam? Onde se posicionam? Os anúncios são sempre os mesmos ou mudam?

3- Recolha dados

Recolha o maior número de dados sobre a sua situação atual. Com o Google Analytics, você pode obter informações como: quantas visitas possui, de onde elas vem, duração média de tempo de permanência no site, por onde chegam, etc. Quanto mais dados recolher, melhor será para você.

4- Pense nas suas palavras-chave

O próprio Google não aconselha fazer campanhas diferentes com o foco na mesma palavra-chave, pois isso fará com que seus anúncios concorram entre si, e esse não é o objetivo, certo? Além disso, o Google mostra apenas um anúncio de cada anunciante em cada página de resultados.

5- É hora de começar!

Organize sua campanha por tópicos, cada curso oferecido pode ser melhor explorado com uma campanha específica. Aproveite também os recursos de localização geográfica, idioma e tipo de anúncio para mostrar uma propaganda para o público que realmente está interessado nos seus cursos online.

Conclusão

Uma das coisas mais importantes antes de começar a vender cursos online com Google Adwords, é conhecer bem todas as formas de anúncio que você pode fazer. Conhecer as regras e boas práticas que esta ferramenta sugere e saber que o sucesso da sua campanha depende de muitos testes e otimizações.

Vale lembrar que trabalhar bem a qualidade da sua página de destino é ainda mais importante do que trabalhar bem somente o anúncio, pois é nela em que o usuário realizará as ações de conversão que você espera. E é claro, não se esqueça acompanhar e monitorar de perto o resultado de suas campanhas.

Utilizar essa ferramenta é um “plus” que você pode dar ao seu negócio ao vender cursos online com Google Adwords. Não dependa somente das redes sociais, vá além!

Espero que este conteúdo seja útil para que você possa vender cursos online com Google Adwords de forma bastante efetiva. Se houver alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, entre em contato conosco ou deixe um comentário ao final desta página.

Até a próxima! 

Agilize o planejamento do seu curso online
Tome cuidado com os tipos de formato

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Rafaela Espíndola

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Faz parte do time de Marketing e Comunicação do Edools. É apaixonada por criação e inovação. Não consegue esconder que é canceriana dos pés à cabeça.
Ver todos os posts de Rafaela Espíndola

Deixe uma resposta