Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

Venda de cursos online com Youtube: Guia Prático

Assim como as instituições de ensino online desejam criar aproximação com seus alunos, optando pela venda de cursos online com YouTube, empresas de todos os setores utilizam hoje as mídias sociais para divulgar seus negócios e ter mais facilidade na comunicação com seus clientes. Ter perfis em canais online é super importante. É possivel tornar […]

banner_blog_AI

Assim como as instituições de ensino online desejam criar aproximação com seus alunos, optando pela venda de cursos online com YouTube, empresas de todos os setores utilizam hoje as mídias sociais para divulgar seus negócios e ter mais facilidade na comunicação com seus clientes.

Ter perfis em canais online é super importante. É possivel tornar a sua instituição conhecida, se conectar cada vez mais com o público-alvo e ajudar na captação de recursos.

Inúmeras pessoas conhecem o YouTube e acompanham profissionais de várias áreas que trabalham desenvolvendo materiais para ele. Talvez em algum momento você já pensou “mas como criar vídeos e atingir um público para a venda de cursos online com YouTube e lucrar com isso?”

E foi pensando em responder perguntas como esta que este artigo foi desenvolvido.

O artigo Venda de cursos online com YouTube é destinado exatamente à todos aqueles que não sabem ou sentem que tem alguma deficiência em criar vídeos institucionais, roteirizá-los, e ainda utilizar outros recursos possíveis quando falamos de criação de vídeos para YouTube, através de um guia super útil.

Então, se você em algum momento pensou em produzir vídeos para a venda de cursos online com YouTube e não soube como começar ou se perdeu no meio do caminho, esse guia é o que você precisa.

Nesse artigo, você irá encontrar:
Por que vender cursos online no youtube pode ser uma boa ideia
Passo a passo para vender cursos online no youtube

Por que não devo me acomodar com cursos online no youtube?

Por que vender cursos online no youtube pode ser uma boa ideia?

Segundo pesquisas feitas pelo CIB (Centro Nacional de Informação e Biotecnologia) nos Estados Unidos, a maneira com que as pessoas se concentram e dirigem a atenção tem mudado drasticamente nos últimos anos.

Em 2000,  tempo máximo que um adulto navega na internet, sem acessar outro site ou conteúdo era de até 12 segundos e nos dias de hoje, diminuiu para apenas 8 segundos.

A tendência leva em consideração os variados estímulos aos quais as pessoas estão sujeitas em seu dia a dia, o ritmo acelerado das cidades grandes e as necessidades de capacitação resultantes do trabalho.

Visto que esse número do tempo de concentração está cada vez menor, existem algumas táticas para tentar combater isto -na venda de cursos online com YouTube-, como o microlearning, por exemplo.

As atividades educacionais que se baseiam no microlearning são caracterizadas por exigir do participante menos tempo e esforço em sua realização, explorando assuntos específicos e direcionados, mas mantendo a complexidade ao serem abordados.

Em poucas palavras, o microlearning oferece processos de aprendizagem em doses menores e mais facilmente assimiláveis.

Não se trata de oferecer menos conteúdo, pelo contrário. O microlearning permite trabalhar melhor temas pontuais, em cursos online de curta duração através de vídeos (4 a 10 minutos) e geram resultados explícitos sob objetivos de curto prazo.

No youtube, você pode hospedar vídeos curtos e didáticos utilizando a metodologia do microlearning associado a uma plataforma gratuita.

venda de cursos online com youtube m obile

Passo a passo para venda de cursos online no youtube

Se você em algum momento já pensou em criar vídeos para ensinar, ter pessoas que gostam do seu trabalho e ainda ganhar dinheiro com isto, você está no lugar certo para tornar a sua venda de cursos online com YouTube um sucesso.

1. Torne seu perfil atrativo

  • Utilize uma foto de capa que confirme a identidade visual da sua instituição e que seja facilmente reconhecida.
  • Deixe um vídeo de boas-vindas instrucional na página inicial, contendo informações sobre o que o espectador irá encontrar ao assinar este canal.

Veja como fazemos no nosso canal, o Edools TV, onde temos dicas, convidados, bate-papos, tendências e tecnologias sobre educação online:

venda de cursos online com youtube edools

2. Título do vídeo

Sob o olhar técnico, é importante lembrar que só é possível inserir 100 caracteres no campo do Título. Mas de fato, o YouTube só exibe 55 caracteres. Portanto, tente passar toda a mensagem principal nestes caracteres iniciais.

Além disso, um vídeo com um bom título se destaca numa lista de resultado de busca em relação aos outros.

Confira um exemplo em um vídeo da série EAD Now, onde oferecemos dicas rápidas sobre ensino online:

venda de cursos online com youtube print

Baixe grátis 77 headlines para email marketing

3. Instruções para produção e publicação dos vídeos

Ao gravar videoaulas, muitos pensam que é necessária uma alta produção para ter sucesso. Quando na verdade o que vale mesmo é a qualidade de seu conteúdo e a forma como será passada.

Super edições e equipes técnicas não são tão fundamentais assim. Foque em alguns equipamentos como iluminação, câmera e microfone, estes sim são peça-chave para o bom desenvolvimento do seu vídeo.

DICA: Se o seu forte não é editar, existem vários programas gratuitos para edição de vídeo online, ou até mesmo programas que vem junto à câmera.

Se você pretende colocar os professores de frente para a câmera, é necessário que eles estejam preparados para esse tipo de atuação. Eles devem entender que ensinar por vídeos é diferente de ensinar em uma sala de aula.

É importante que possua também um roteiro eficiente e breve, para que não haja um déficit de atenção.

Sabemos que a distração em salas de aulas presenciais é tamanha. No EAD isso se torna ainda mais fácil de ocorrer, visto que a versatilidade online é abundante. Graças a internet, a possibilidade de mudar de foco é muito maior.

Por isso, invista em conteúdos de fácil consumo, em que possam ser consumidos durantes pausas no dia-a-dia.

Lembre se: Vídeos com menos de 10 minutos engajam até 27x mais

Análises mostram que a taxa de engajamento cai numa velocidade considerável em vídeos de longa duração. Apenas em 11% dos casos vídeos com mais de 60 minutos são assistidos até o final.

Contudo, a melhor alternativa é produzir vídeos curtos em maiores quantidades do que poucos vídeos longos onde tem a possibilidade do aluno se dispersar.

4. Use e abuse do call-to-action

Não diga somente “adeus” ao final do vídeo. Termine sempre com uma chamada à ação para sua venda de cursos online com YouTube. Isso sem que o espectador “perceba” que esta é a sua intenção.

Pergunte, interaja com o aluno, chame-o para assinar seu canal ou compartilhar e deixar um comentário no vídeo.

venda de cursos online com youtube CTA

5. Crie um conteúdo regular

Uma das etapas mais importantes para a venda de cursos online com YouTube é ter o máximo de conteúdo possível dentro do canal. Ter mais vídeos significa aparecer mais em resultados de busca e, assim, conquistar mais assinantes.

Faça um cronograma, como subir um vídeo por semana, por exemplo. Tente fazer upload de seus vídeos em horários fixos na semana. É mais comum que usuários assinem conteúdos de quem produz com regularidade, do que quem publica apenas eventualmente.

6. Interaja com seus assinantes

Responda os comentários e tire dúvidas sempre que possível, isso irá gerar uma aproximação com seus seguidores e uma maior empatia aos visitantes do canal.

Faça a moderação do canal, excluindo comentários desagradáveis que possam perturbar outros assinantes também.

venda de cursos online com youtube interação

Por que não devo me acomodar com a venda de cursos online com youtube?

Apesar de se tornar cada vez mais comum investir em conteúdo para o youtube, não é tão fácil assim ganhar dinheiro com o youtube. Isso porque há uma série de burocracias até que se possa monetizar os vídeos. E mesmo depois de conseguir, os lucros são instáveis.

Por isso, o mais seguro é investir numa estrutura própria. Investir numa estrutura profissional, investir em seu próprio ambiente de cursos é uma das melhores formas de obter lucro com a venda de cursos online.

Integrando sua instituição de ensino a uma plataforma profissional de vídeos, você garante não só a segurança e distribuição destes para qualquer dispositivo, como possibilita um acesso aos dados de consumo, analisando a audiência e fazendo investimentos mais assertivos na venda de cursos online.

Por isso, o nosso conselho é usar o youtube, mas não centrar todo o seu esforço nele.

A Edools tem hoje a plataforma e-learning mais completa do mercado, oferecendo o maior nível de personalização do EAD. Com a Edools, você poderá hospedar, gerenciar e vender seus cursos online de maneira mais eficaz e segura.



Caso você tenha interesse em conhecer melhor a plataforma LMS do Edools, entre em contato com um de nossos especialistas!

Espero que este conteúdo o-seja útil para dar início a sua venda de cursos online com YouTube.

Até a próxima!

Banner_blog_herospark
Tudo o que você precisa saber sobre o professor EAD
Por que incluir treinamento online em um processo seletivo?

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.