TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Venda de cursos online com Facebook: Guia Prático


venda de cursos online com facebook

Atualmente o Facebook tem um papel importante na vida de milhões de estudantes, e para o EAD (educação a distância), pode ser visto como um ótimo meio de aprendizagem para alunos e professores. Tornando-o uma ferramenta essencial para a venda de cursos online com Facebook.

O facebook é hoje uma das redes sociais de maior impacto. O motivo principal é o seu alcance no mundo e especialmente no Brasil, onde conta com 90% da população ativa de internet cadastrada na rede.

Para dar início, vamos estabelecer as diferenças:

Usuários que desejam se cadastrar no Facebook para fins pessoais criam um perfil, já para as empresas, a melhor opção são as páginas, onde possuem diferentes características. Se o propósito for a venda de cursos online com Facebook, por exemplo, opte pelas páginas.

Lembre-se: utilizar a rede para seu negócio é extremamente diferente do que utilizá-la pessoalmente.

Por ser uma excelente maneira de garantir um envolvimento maior dos alunos através de uma comunicação aluno-professor, listarei através de um guia prático com as melhores dicas para lhe mostrar como essa poderosa rede pode ser uma boa opção para a sua venda de cursos online com Facebook.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Guia Prático: Passo a passo para a venda de cursos online com Facebook

1. Divulgação

Ao criar uma página é necessário ter um preenchimento completo de todos os seus dados fundamentais para passar a informação que o seu público deve adquirir. É importante entender que a estratégia de divulgação do Facebook possui etapas:

1°:  defina seus tipos de conteúdos e as personas que quer atingir

2°: edite suas configurações básicas como a descrição, produtos, endereço e tudo o que for importante para o seu tipo de negócio

Veja abaixo um exemplo da página do Edools no Facebook:

facebook print

O item “sobre” é sem dúvidas o cartão-postal da sua página. Aproveite para investir no call-to-action, divulgando o link do site da sua empresa 

  • Escolha do avatar e foto de capa

A escolha da imagem para o avatar é também fundamental, já que ele aparecerá toda vez no feed e notícias de quem curtir a página. Escolha uma logo que represente a sua escola online, por exemplo.

facebook print2

Opte por uma foto de capa criativa, usando recursos que captem a atenção de visitantes. No nosso exemplo, temos 3 ideias representativas do Edools: produção de conteúdo, contratação de plataforma EAD e alunos acessando, respectivamente.

Dicas para melhorar o desempenho de suas publicações:

A disputa por atenção por parte de empresas no Facebook está cada vez mais acirrada, e para  se destacar nessa rede social de forma orgânica, é crucial seguir alguns passos básicos, além de usar a criatividade, é claro.

Para maior esclarecimento, citaremos as formas simples e eficazes para suas postagens ganharem mais engajamento, crescimento do alcance e da venda de cursos online com Facebook sem pagar nada por isso:

2. Proponha uma interação mútua

Sua intenção primordial deve ser o aumento da interação com seu público. Planeje perguntas com um assunto que faça com que seus seguidores sintam a vontade de interagir diretamente. (Exemplo: quais os seus projetos com o EAD?)

CZ

3. Utilize o recurso de imagens

Se suas publicações provocarem interações positivas, você estará no caminho certo para um maior alcance de venda de cursos online com Facebook.

Imagens tem a função de reforçar a identidade visual da marca, como no Facebook. Observe quais tipos de imagens seu público mais se identifica e faça postagens semelhantes à estas. Meça o alcance das publicações e repita estratégia com as que deram certo.

print facebook 3

4. Faça uso de vídeos interativos

Os vídeos são outras formas criativas de como engajar alunos, por exemplo. Inicialmente, foque em um bom roteiro e conteúdo impactantes, altas produções não são prioridade para a venda de cursos online com Facebook.

Seja breve, vídeos com pouca duração tendem a prender mais a atenção que os mais longos. Mas se ainda não ficou tudo entendido, confira as dicas para esse tipo de construção de videoaulas no canal Edools no youtube:

print facebook 4

Aproveita e se inscreve no canal para não perder as melhores dicas sobre ensino online!

5. Publique em horários de pico

Assim como outras mídias sociais, o Facebook possui horários de pico, quando há um aumento da audiência. Costumam ser entre 13h às 17h em dias de semana, especialmente na quarta-feira.   

Fazer um estudo para saber o que mais está dando resultados é ideal, por serem variados de negócio em negócio.

O bom de investir em horas certas é a possibilidade de entendimento de como o seu consumidor se comporta com tais postagens.

6. Poste regularmente

Qualidade nem sempre é melhor do que quantidade, por isso, manter um número constante de postagens diárias pode fazer com que o engajamento do seu target continue firme na venda de cursos online com Facebook.

Se faltarem assuntos, invista em assuntos do momento relacionando ao seu tema de mercado.

Não se preocupe em estar online toda vez que precisar publicar alguma coisa, o Facebook disponibiliza da ferramenta de agendamento de publicação, com datas e horários que o melhor atendam.

19455018213144153

7. Esteja presente com seus seguidores

Um bom atendimento é excepcional em qualquer área de atuação da sua empresa. Se mostrar presente para seu público pode ser um dos maiores fatores de engajamento. Tente demonstrar pró-atividade e preocupação com quem está interagindo com sua marca.

8. A importância do uso de métricas e análises

Mais uma vantagem da venda de cursos online com Facebook, é que dentro de suas páginas possui um relatório de desempenho da página através de uma ferramenta gratuita e própria, o Facebook Insights, que na versão brasileira é o botão  “Informações”, dentro do Gerenciador de Negócios. 

Exemplos de análises possíveis:

  • Dados demográficos dos visitantes
  • Informação da repercussão de cada um dos posts
  • Evolução do número de pessoas que curtiram a página
  • Dados de acesso ao seu site

Como vimos até aqui, utilizar a estratégia de marketing digital pode abrir diversos caminhos para a otimização dos resultados desejados para sua empresa.

Basicamente, é preciso criar uma página atrativa, publicar um conteúdo relevante e por fim, analisar se suas táticas estão funcionando. Todos os passos deste artigo foram traçados com o intuito de fazer com que a sua escola online tenha mais uma opção de divulgação para o sucesso de sua venda de cursos online com Facebook.

Visto que muitas instituições de ensino a distância ainda tem certa dificuldade ao vender cursos online, a plataforma Edools tem as soluções necessárias para tal. Confira você mesmo ao fazer um teste grátis por um período de 15 dias neste link!

Já utiliza o Facebook em suas videoaulas? Tem alguma ideia para compartilhar sobre o tema? Sinta-se à vontade para deixar um comentário para nós.

Espero que este conteúdo o-seja útil para dar início a sua venda de cursos online com Facebook.

Até a próxima!

4 dicas para descobrir o que seus futuros alunos esperam ler no blog de sua EAD
Venda de cursos online com Twitter: Guia Prático

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Rafaela Espíndola

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Faz parte do time de Marketing e Comunicação do Edools. É apaixonada por criação e inovação. Não consegue esconder que é canceriana dos pés à cabeça.
Ver todos os posts de Rafaela Espíndola

Deixe uma resposta