TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Trilhas de aprendizagem: o guia completo para o seu negócio


Trilhas de aprendizagem: o guia completo para o seu negócio

As trilhas de aprendizagem são um conjunto integrado de ações de desenvolvimento, que possuem diversas formas de aprendizagem, que visam a aquisição e produção de conhecimentos necessários para o desenvolvimento de competências como conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas para o desempenho dos diferentes níveis e espaços ocupacionais no dia-a-dia e que viabilizam ainda o alcance dos objetivos estratégicos de um negócio.

Nada melhor do que desenvolver competências tendo como base uma sequência documentada dos cursos e indicações de conteúdos que o colaborador deve seguir. Com as trilhas de aprendizagem, o caminho do treinamento e desenvolvimento fica mais fácil e diversificado, pois além das tradicionais formas de ensino, como cursos presenciais e a distância, o aluno recebe ainda indicações de leituras, artigos e livros para se aprimorar mais.

Quando é definido um curso de ação a ser seguido para o crescimento profissional, na prática, está sendo construída uma trilha. A estruturação dos níveis de complexidade das trilhas se pautou na compreensão do grau crescente de habilidades cognitivas apresentados do mais simples para o mais complexo em termos de profundidade do aprendizado, construídas pela experiência de forma cíclica e gradual: conhecer, compreender, aplicar, analisar, sintetizar e avaliar.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Esta modalidade vem ganhando destaque porque as trilhas de aprendizagem representam uma estratégia de aprimoramento inovadora e eficaz, que propicia ao colaborador o aprendizado contínuo através de diversas maneiras de aperfeiçoamento, tanto pessoal quanto profissional, juntamente ao seu planejamento de carreira.

E a formação de uma cultura de aprendizado contínuo como suporte para o desempenho é indispensável para potencializar os resultados organizacionais.

Vivemos em um ambiente onde as mudanças são constantes e a tecnologia evolui de forma exponencial. Para se adaptarem ao mercado e se manterem competitivas, as empresas precisam se reinventar a cada dia, desenvolver novas competências, inovar. E isso só acontece a partir do desenvolvimento de seus colaboradores.

Contextualizando

Antigamente, a educação corporativa costumava ter foco apenas em ações isoladas, por exemplo: se fosse identificada a necessidade dos gestores terem de aprender a dar feedback de como seus funcionários estão se saindo em determinada tarefa, um treinamento era desenvolvido com esta finalidade, o público-alvo era treinado e pronto. A partir dali, tais gestores aprenderiam as novas técnicas e estariam aptos a dar bons feedbacks.

Atualmente, sabe-se que a aprendizagem deve ser compreendida como um processo contínuo. Ela se dá a partir da interação do indivíduo com estímulos do meio em que vive, causando mudança de comportamento. A partir desse conceito, o foco da educação corporativa passa a ser outro: ao invés cursos e programas, o objetivo é entregar profissionais que apresentem o desempenho esperado pela empresa.

E o que isso significa? A área de treinamento e desenvolvimento de pessoas deve se preocupar então em garantir que ocorra a transferência de aprendizagem, ou seja, que o colaborador possa demonstrar a aquisição ou a mudança de comportamento em seu dia-a-dia de trabalho. Para que isso aconteça, a educação corporativa precisa proporcionar experiências completas de aprendizagem.

É dentro desse contexto que surgem as trilhas de aprendizagem, sequências integradas de experiências, estruturadas, com a finalidade de proporcionar a aprendizagem das competências necessárias ao desempenho em diferentes atividades e perfis dentro da empresa.

Portanto, vamos entender agora como as trilhas de aprendizagem funcionam como uma alternativa para o desenvolvimento de competência de pessoas?

Trilhas de aprendizagem como alternativa para desenvolver competências

Trilhas de aprendizagem são caminhos alternativos e flexíveis para promover o desenvolvimento das pessoas. O termo “learning” (aprendizagem em inglês), aprender, então, poderia ser entendido como desenvolver a competência através de uma trilha .

Quando o profissional define um curso de ação a ser seguido para o seu crescimento está, na prática, construindo uma trilha. Cada um concebe sua trilha de aprendizagem a partir de suas conveniências, necessidades, ponto de partida e ponto a que deseja chegar, integrando em seu planejamento de carreira as expectativas da organização, o desempenho esperado, suas aspirações, as competências que já possui e aquelas que necessita desenvolver.

Levando em consideração todas essas variáveis, o profissional elege, dentre os recursos educacionais disponíveis, aqueles que são considerados mais adequados aos seus objetivos e preferências organizacionais.

Uma trilha representa uma manifestação de desejo de crescimento profissional. São diversas as variáveis que podem determinar a sua construção: anseios de desenvolvimento, necessidades da organização, busca por satisfação pessoal e por diversificação de experiências, deficiências de desempenho, introdução de novas estratégias e tecnologias, dentre outras.

As trilhas de aprendizagem diferenciam-se das grades de treinamento, pela riqueza e diversidade dos recursos de aprendizagem que são contemplados. Além de cursos presenciais, podem compor uma trilha, tais como treinamentos auto-instrucionais, estágios, reuniões de trabalho, viagens, seminários, jornais, livros, revistas, sites e grupos de discussão na Internet, filmes, vídeos e muitos outros meios alternativos de aprimoramento pessoal e profissional.

Grades de treinamento empresarial submetem o trabalhador a uma condição de heteronomia, enquanto trilhas de aprendizagem remetem à ideia de liberdade, de liberdade e autonomia para construir o próprio caminho. Além disso, como as trilhas vinculam-se à formação de competências, elas geralmente extrapolam os limites de um cargo específico, voltando-se para o desenvolvimento integral e contínuo da pessoa e para o desempenho de papéis ocupacionais mais amplos.

As grades de treinamento costumam ser obrigatórias e geralmente estão vinculadas a desenvolver o desempenho de um cargo específico, e com isso,  o sistema das trilhas de aprendizagem propõe conciliar as necessidades da organização com as aspirações de seus colaboradores participantes.

Como as trilhas de aprendizagem conferem uma autonomia, já citada, cada um concebe a sua trilha de aprendizagem a partir de suas conveniências, necessidades, ponto de partida e objetivo que deseja alcançar. Com isso é possível integrar o planejamento de carreira às expectativas da organização

Portanto, aqui vão alguns dos objetivos encontrados neste método como funcionalidade para com as organizações:

Alguns dos objetivos das trilhas de aprendizagem

  • Compreender as características da cultura de desempenho e resultados, por meio da educação integrada e continuada;
  • Compreender o conceito de trilhas de aprendizagem como um importante instrumento para aceleração do processo de aprendizagem e de aplicação do conhecimento;
  • Proporcionar aos participantes condições para analisar e  compreender as variáveis a serem contempladas em um plano para implementação de trilhas de aprendizagem no ambiente empresarial;
  • Conhecer exemplos e melhores práticas de empresas que atuam com modelos de trilhas de aprendizagem.

Vantagens de utilizar trilhas de aprendizagem em um negócio

  • Possibilita que o colaborador tenha uma visão mais ampla das competências necessárias;
  • Auxilia no nivelamento de conhecimentos necessários;
  • Estimula o autodesenvolvimento, permitindo que os colaboradores tenham autonomia na escolha das trilhas que deseja percorrer;
  • Proporciona um ambiente de aprendizagem contínua;
  • Potencialização do processo de aprendizagem a partir de diferentes estímulos;
  • Auxilia a educação corporativa aos processos de desenvolvimento de carreira e plano de sucessão, possibilitando que o colaborador defina metas de aprendizagem de acordo com seus objetivos.

Características das trilhas de aprendizagem

Uma das mais importantes características das trilhas de aprendizagem é a flexibilidade, pois é possível trabalhar com soluções de aprendizagem obrigatórias e outras elegíveis pelo colaborador. No caso de trilhas eletivas, o colaborador é incentivado a ser o protagonista de seu desenvolvimento, uma das principais competências nos dias atuais.

Surge então o conceito de experiência completa de aprendizagem. As trilhas são desenhadas pensando no pré e pós treinamento, ou seja, que sequência de experiências poderão ser proporcionadas aos participantes de forma que eles possam efetivamente apreender as novas competências requeridas.

Por fim, a característica das trilhas de aprendizagem é a diversidade de estímulos. A fim de que os objetivos de aprendizagem e desempenho sejam alcançados, a educação corporativa pode utilizar de diferentes soluções e recursos instrucionais, tais como: cursos presenciais ou online, tutoria, vídeos, fóruns, chats, participação em congressos ou seminários presenciais, mentoria, coaching, gamificação, livros e apostilas, entre outros.

As trilhas de aprendizagem possuem o papel de ampliar cada vez mais a capacidade de aprendizagem da empresa. Ao desenvolver seus colaboradores de forma contínua, a empresa estará também desenvolvendo sua capacidade de se reinventar e se adaptar a um ambiente em constante processo de mutação.

Vantagens do uso da tecnologia nas trilhas de aprendizagem

A tecnologia deve nortear os rumos da educação tradicional e corporativa nos próximos anos. Computadores, tablets, smartphones, lousas digitais e outros equipamentos serão cada vez mais incorporados à realidade e rotina de treinamentos, mas é preciso que os educadores estejam abertos para estas mudanças.

As vantagens do uso da tecnologia como ferramenta de ensino estão concentradas no fato dos recursos estarem à disposição de todos, graças à democratização do acesso à Internet, ao avanço das plataformas LMS (Learning Management System), aos investimentos em aprimoramentos tecnológicos em instituições e a maior acessibilidade aos preços de aparelhos eletrônicos para a população.

Portanto, ter um bom conteúdo e bons tutores podem não ser tudo o que você precisa para obter o sucesso desejado em trilhas de aprendizagem.

Um bom resultado em trilhas de aprendizagem requer uma plataforma LMS que possua uma excelente navegabilidade, pois não é preciso estar apenas na frente do computador para acompanhar as aulas. Pode ser utilizado também smartphones tablets e trafegar normalmente pelo programa. A usabilidade exige ser simples, e o layout também deve ser intuitivo e totalmente personalizado, podendo customizar os cursos de acordo com as experiências dos alunos, professores, tutores e instituições.

O uso de uma plataforma LMS em um sistema de trilhas de aprendizagem não só um melhor aproveitamento para os usuários, como auxilia na agilidade de diversos processos. Por isso, é fundamental que a escolha desta seja de tamanha eficiência.

O sistema LMS é de fácil utilização e os novos usuários adeptos podem descobrir tudo facilmente. Além de serem totalmente viáveis, o sistema oferece plataformas personalizadas para a aprendizagem, proporcionam experiências de integração e enriquecem o conhecimento dos treinandos no processo de aprendizagem.

Oferecer trilhas de aprendizagem personalizadas de acordo com os valores e cultura da empresa através de uma plataforma LMS, ajuda a engajar e motivar colaboradores no processo de aprendizagem, contribuindo para que os resultados sejam alcançados da forma mais eficiente possível.

Conclusão

O desenvolvimento das competências organizacionais e individuais deve possuir o foco nas ações de desenvolvimento e qualificação dos colaboradores, fortalecendo a cultura, missão, valores e visão e assim enfrentar novos desafios tanto dentro das organizações como na vida pessoal.

Ao buscar alinhar o desenvolvimento profissional e organizacional através das trilhas de aprendizagem, a empresa passa a valorizar a sinergia entre ambos permite a integração de práticas de gestão com base conceitual sólida.

Os colaboradores além de adquirirem conhecimento técnico, terão a prática voltado para o desempenho de suas funções e o conhecimento alinhado com à missão da organização, aos objetivos e às estratégias de seus negócios.

Será uma excelente maneira de formar, agregar e estabelecer a base de conhecimentos da organização, formando profissionais especialistas em suas áreas de atuação organizacional.

Escolher uma plataforma LMS para implementar trilhas de aprendizagem, será uma das etapas mais importantes do seu negócio. Você deve observar fatores como a forma de carregamento de vídeos, as possibilidades de interação com os alunos e todos os tipos de acesso que a plataforma oferece.

O Edools possui um ambiente online de aprendizagem que permite a total interação entre um tutor e um aluno, trabalhando essa integração da forma mais eficiente possível, sempre buscando a melhor usabilidade para ambos os lados.

Conheça um pouco mais sobre a plataforma LMS do Edools, onde você pode criar uma conta teste gratuita por 15 dias. Temos todos os recursos necessários para o bom funcionamento das trilhas de aprendizagem tanto para ensino online convencional quanto para treinamentos corporativos, além de todo o suporte necessário para qualquer eventualidade.

Teste gratuitamente o Edools por 15 dias.

Se ainda houver alguma dúvida sobre como funcionam as trilhas de aprendizagem, entre em contato conosco ou deixe um comentário no final desta página. Caso queira saber sobre algum outro assunto que ainda não está no nosso blog, compartilhe também a sua sugestão conosco, ok?

Até a próxima!


Designed by Freepik

Incentive à autoavaliação!
A qualidade do áudio é fundamental!

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Rafaela Espíndola

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Faz parte do time de Marketing e Comunicação do Edools. É apaixonada por criação e inovação. Não consegue esconder que é canceriana dos pés à cabeça.
Ver todos os posts de Rafaela Espíndola

Deixe uma resposta