TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Treinamentos para franqueados: como otimizar o ensino


Treinamentos para franqueados: como otimizar o ensino

Sem um programa de treinamentos para franqueados, não existem as conhecidas redes de franquias, modelo de negócio cada vez mais aderido por empreendedores no mercado. Isso porque o franchising consiste em marcas que possuem diversas unidades nas mais variadas localidades, sendo elas gerenciadas por franqueadores contratados previamente.

Para que os serviços proporcionados pela empresa tenham a mesma qualidade em todas as lojas da franquia, deve haver a transferência de know-how através de treinamentos feitos com os franqueados – e essa é uma parte fundamental para que a rede tenha sucesso.

Graças à tecnologia, as possibilidades de ensino são muito mais abrangentes. Confira algumas dicas para adaptar o treinamento para sua franquias, para que os operadores sejam capacitados da melhor forma possível.

Aulas EAD em treinamentos iniciais: tenha conteúdo disponível

Os treinamentos iniciais são o primeiro contato do franqueado com a cultura da franquia. Eles abordam questões sobre os valores e a identidade da marca e sobre toda a rotina de operação da empresa, repassando as bases necessárias para a gestão do negócio. Ou seja: é o treinamento básico para que a franquia mantenha um padrão. Tal padrão só é absorvido com muito estudo e repetição e é por isso que, nesse caso, o ensino à distância é um método bastante eficiente de aprendizado.

Por quê? Por muitos motivos. O EAD tem diversas vantagens, como a capacitação de todas as unidades através de um único material. Isso significa menos dinheiro investido e economia de tempo de todas as partes. Você sabia que o treinamento de um profissional através do ensino à distância é até 70% mais barato do que por encontros presenciais? Faz todo o sentido quando consideramos as dimensões continentais do Brasil.

O EAD, além de ser um meio prático, oferece a possibilidade da consulta a qualquer hora e quantas vezes quiser. Afinal, muitas vezes, o profissional não tem disponibilidade para encontros presenciais ou até mesmo para reuniões online. É por isso que gerar conteúdo – seja em forma de vídeos ou e-books – é fundamental.

Vender é lidar com pessoas: faça também treinamentos para franqueados presenciais

O franqueado de uma marca deve saber como alinhar o atendimento de sua unidade perante ao público, pois isso também está inserido no padrão da empresa. Qual a imagem que a franquia quer passar? Como ela vende o produto? Uma boa maneira de garantir que o operador aprendeu tal conhecimento é através da realização de treinamentos presenciais. Eles são bastante eficientes no que diz respeito ao aprendizado do profissional, pois também estreitam os laços do franqueado com sua rede. Assim, dúvidas são supridas mais facilmente e opiniões são ouvidas com mais frequência. Mesclar o ensino à distância com o ensino presencial, é uma ótima tática para que não tem empecilhos com custos de locomoção e investimento de tempo.

Simulações de situações: colocando o trabalho em prática

Multiplicar conhecimento e transmitir o aprendizado aos outros funcionários da unidade também é uma tarefa do franqueado. Um método para absorver de fato a consciência de gestão e operação da franquia é a partir da realização de simulações de situações. Talvez seja complicado agendar esse tipo de treinamento, mas se ele com certeza é válido recompensador. Afinal, o melhor jeito de aprender é colocando o trabalho em prática e envolvendo todo o funcionamento da loja.

Aproveite as redes sociais e realize conferências online

Que tal optar também pela utilização de ferramentas como o Skype, que possibilitam o compartilhamento de tela durante uma ligação? É como pessoalizar o EAD. Isso permite que dúvidas sejam esclarecidas a distância em momentos de urgência, através de custos bem menores. Organize encontros periódicos online e deixe o ensino mais dinâmico, não dependendo apenas de conteúdos gravados ou do deslocamento.

Conhecer bem as maiores dificuldades que o franqueado da rede de franquia pode vir a ter é o primeiro passo para montar um bom programa de treinamento e uma franquia de sucesso. Assim, você identifica quais métodos são os mais adequados a serem aplicados. Não esqueça: busque sempre oferecer um ensino que faça com que o operador o aproveite ao máximo.


Este guest post foi escrito pela Central do Franqueado, parceira do Edools.

Atividades: tudo o que você precisa saber sobre
Mantenha o conteúdo do seu curso atualizado!

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Rafaela Espíndola

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Faz parte do time de Marketing e Comunicação do Edools. É apaixonada por criação e inovação. Não consegue esconder que é canceriana dos pés à cabeça.
Ver todos os posts de Rafaela Espíndola

Deixe uma resposta