TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Por que um treinamento corporativo via EAD pode ser mais rentável?


Por que um treinamento corporativo via EAD pode ser mais rentável?

As empresas brasileiras estão cada vez mais cientes da importância de possuir um treinamento corporativo, seja presencialmente ou via EAD (educação a distância). Elas têm percebido as vantagens de manter qualificados os atuais colaboradores, assim como auxiliar na preparação dos novos.

Essa modalidade de ensino permite uma eficaz combinação de estudo e trabalho, garantindo a permanência do aluno em seu próprio ambiente, seja ele profissional, cultural e familiar. O aluno passa a ser sujeito ativo em sua formação (construção do conhecimento) e faz com que o processo de aprendizagem se desenvolva no mesmo ambiente em que se trabalha e vive alcançando assim uma formação entre teoria e prática ligada à experiência e em contato direto com a atividade profissional que se deseja aperfeiçoar.

O treinamento corporativo via EAD pode ser apresentado de forma 100% escrita. Nesse caso o treinando tem de ler para aprender. Pode ser feito também por meio de vídeos com as explicações dos conteúdos, como uma aula convencional, porém gravada. No EAD, podem ser disponibilizados o material didático de treinamento (apresentações e exercícios), vídeos, aba com perguntas frequentes e avaliações a serem realizadas pelos treinandos.

O objetivo do e-learning é muito simples: através dele é possível ensinar uma pessoa que está em qualquer lugar do mundo, de forma clara, objetiva e na maioria dos casos, de forma mais atrativa, visando gerar mais engajamento.

Um treinamento corporativo é um meio para alcançar um fim, que, geralmente, se refere à conscientização, mudança de comportamento e melhoria de performance dentro da empresa.

As empresas, no geral, estão em um mundo muito competitivo, sempre enfrentando dificuldades e desafios no seu percurso. A grande meta é sobreviver à tamanha concorrência. Para isso, a tecnologia veio de modo a contribuir para o sucesso dos mais preparados, sendo uma grande aliada para o conhecimento e assim, o potencial crescimento.

O sucesso nas grandes empresas, mede-se pela ações de competitividade promovidas. Assim, empresas de vários segmentos e de grande porte estão adotando como método de sucesso e crescimento a EAD, de forma que oferece treinamento corporativo online e capacitação para seus colaboradores.

As empresas que optam por esse tipo de capacitação, possuem em mente os principais benefícios: economia de tempo e dinheiro. Nada mais correto para uma empresa que precisa poupar gastos e ainda pensa na qualificação e melhor desenvolvimento de seus colaboradores. Deste modo, a EAD, com os investimentos que estão sendo depositados nela, contribuem para um oportuno diferencial entre a concorrência, buscando maior competitividade e constante aperfeiçoamento.

É fato que o treinamento corporativo via EAD já cresceu e se consolidou no Brasil. Contudo, vale destacar a importância de conhecer os motivos para ele ser ainda mais rentável que um treinamento comum presencial.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Benefícios do treinamento corporativo via EAD

Ao oferecer cursos EAD, as empresas podem economizar dinheiro em viagens para treinamentos e conseguem fornecer cursos de qualidade em todos os locais em que atua, de forma distribuída. Ao contrário dos cursos presenciais, onde é possível desviar do assunto e perder o foco. Portanto, além de ser mais rentável, o tempo no treinamento corporativo via EAD é melhor empregado, assim como as aulas são mais engajadas.

Através de plataformas LMS (Learning Management System) a gestão do conhecimento é facilitada, e além disso é possível acompanhar os avanços de cada aluno, individualmente. Dessa forma, as competências técnicas são desenvolvidas e a mão-de-obra se torna extremamente qualificada.

O LMS é, portanto, uma nova forma de transferência de conhecimento a nível global. Podem se beneficiar dele todos os setores, desde o de educação até a manufatura. Através do EAD, mais pessoas podem ser capacitadas para suas funções e ter domínio de conteúdos para os quais antes era necessário frequentar cursos presenciais.

Quando falamos em rentabilidade neste contexto, não nos referimos apenas à fatores financeiros, o treinamento corporativo via EAD é mais rentável em diversos fatores, tais como:

Crescimento da acessibilidade

A procura por tutores disponíveis em diferentes horários acaba, assim como é dispensada a necessidade de adaptação na agenda dos alunos dos treinamentos presenciais.

Isso facilita treinar empregados cuja jornada de trabalho foge do horário comercial, como é o caso de profissionais da área de saúde, por exemplo.

O colaborador pode ter acesso ao treinamento até mesmo de casa, pois estará disponível o tempo todo e praticamente em qualquer lugar – basta estar ter conexão à Internet.

Assim, não é preciso se preocupar com horários ou locais marcados, o colaborador adapta o treinamento via EAD ao seu ritmo de aprendizagem e no seu tempo.

Tipos de abordagem

Com as novas tecnologias da comunicação, as abordagens pedagógicas estão cada vez mais inovadoras. Sabemos que muitas pessoas estão cansadas dos modelos tradicionais ter que escutar o professor falar incansavelmente para passar todo o conteúdo.

O treinamento corporativo pode utilizar diferentes abordagens em videoaulas, web conferências, ou até mesmo em forma de jogo digital, como a gamificação.

As diversas possibilidades de ensino via EAD não só dão mais liberdade de escolha para as empresas, como também aumentam as chances de o colaborador se engajar mais com o “mundo virtual”.

E para a fixação de aprendizagem, existem os simulados e exercícios realizados completamente online. O treinamento corporativo via EAD sempre deve pensar no engajamento do participante, para que este permaneça conectado e tenha uma facilidade ao assimilar o conteúdo de maneira sutil e eficaz.

Economia de tempo e dinheiro

As empresas não podem desperdiçar o tempo de seus colaboradores com treinamentos, visto que “tempo é dinheiro”, o colaborador pode fazer seu treinamento em casa ou até na própria sede da empresa, não precisando se deslocar de um local ao outro sem comprometer a produtividade.

Colaboradores bem treinados tornam-se mais produtivos, pois são capacitados para executar suas atividades com afinco, de forma rápida e eficaz.

Com economia de tempo e de recursos financeiros, é possível treinar os colaboradores com maior frequência e com conteúdos mais curtos, o que irá estimular mais a aprendizagem. Além disso, é possível ganhar em escala, pois quanto mais pessoas participando, mais econômico será o curso em comparação ao presencial.

Custos com deslocamento e infraestrutura para treinamentos presenciais são superiores aos virtuais. Os valores do modelo online caem ainda mais quando considerado o tempo poupado nos treinamentos  revertidos em produção.

A economia de tempo e investimento para realizar treinamento empresarial via EAD é também muito atrativo para manter ativa a cultura virtual da empresa. Desse modo, os empregados recebem qualificação contínua, o que beneficia a organização e os profissionais, impulsionados pela postura motivadora da corporação.

Estímulo da auto-aprendizagem

A auto-aprendizagem na educação à distância consiste em obter conhecimento, através de sua própria busca em aprender por meio de leitura, materiais, pesquisas e preparação de textos de qualidade.

A auto-aprendizagem está ganhando bastante espaço no treinamento corporativo. Com a rotina inconstante e a velocidade em que as informações são passadas, aprender sozinho se tornou agora uma necessidade.

O ensino a distância estimula não só esta prática desenvolvendo colaboradores mais autodidatas, como estimula também o auto gerenciamento destes.

Com a rotina inconstante e a velocidade das informações, aprender sozinho tornou-se necessário. O ensino à distância estimula essa prática, desenvolvendo colaboradores mais autodidatas e estimulando a independência e o autogerenciamento.

Interatividade

As tecnologias da educação a distância facilitam a interação entre alunos e tutores por diversas maneiras, como por mensagens eletrônicas, chamadas de vídeo ou áudio. Nesse sentido, há ganho de tempo, economia e praticidade, agregando flexibilidade e dinamismo ao treinamento corporativo.

Entre os benefícios encontrados na EAD e no treinamento corporativo podemos listar:

  • Melhor relação custo x benefício;
  • Possibilidade de alcançar um público maior, independente da localização geográfica;
  • Permite o acesso em horários flexíveis;
  • Não há necessidade de deslocamento, o que gera economia de tempo e dinheiro;
  • Estímulo do desenvolvimento da auto-aprendizagem;
  • Avaliação com base nas publicações dos alunos e métricas de acesso;
  • Agilidade na atualização dos conteúdos;
  • Implementação em alta, média ou baixa escala.
  • Possibilidade de fazer uma avaliação e mensuração dos resultados de todos os treinandos

Características do treinamento corporativo

As empresas têm começado a investir mais em treinamento corporativa e, portanto, algumas características já são bem marcantes nesse cenário, por isso, vamos te mostrar agora mais alguns motivos para lhe mostrar por que um treinamento corporativo via EAD pode ser mais rentável:

As aulas

A maioria das aulas de um treinamento corporativo via EAD são realizadas dentro dos próprio ambientes de trabalho dentro das empresas, seja em salas exclusivamente dedicadas a esse fim ou nos espaços disponíveis como salas de reunião ou espaços para conferências, por exemplo.

Porém, as aulas realizadas a distância têm se tornado mais populares e, cada vez mais, os gestores estão dando preferência a esse modelo de ensino. Com a educação a distância, é possível que uma quantidade maior de colaboradores tenham acesso ao conteúdo ao mesmo tempo sem precisar gastar o tempo de trabalho na empresa com essa capacitação.

Professores e tutores

A maioria das aulas em um treinamento corporativo via EAD são ministradas pelo próprio corpo docente das empresas em ações de educação corporativa que é formado pelos próprios gestores desses negócios.

Além de ser um benefício econômico, por cortar boa parte dos gastos com contratação de professores ou tutores EAD externos, é ótimo em termos de relacionamento e valorização dos colaboradores.

Quando um gestor ensina, além de gerar aproximação dos colaboradores pelo compartilhamento de experiências e pela instrução profissional, ele tem a sua bagagem profissional valorizada.

Público

A maior parte das ações de um treinamento corporativo via EAD é voltada para o público interno das organizações. São todos os colaboradores, de diversos os níveis, cargos e com diferentes tipos de experiência profissional.

Mas não é uma regra, pois o treinamento corporativo pode atender à diversos tipos de público, como o externo. O público externo pode estar nas famílias dos colaboradores, na comunidade e até fornecedores e clientes, também pode ser alcançado por essas ações estratégicas, relacionadas a questões de responsabilidade social ou ambiental, além de capacitação sobre temas relacionados ao negócio da empresa.

Conclusão

Independente das iniciativas das empresas de implementar o ensino a distância em treinamentos, os profissionais já têm procurado por conta própria realizar cursos online. Segundo uma pesquisa divulgada em setembro de 2015 pelo site Coursera, dos alunos entrevistados que finalizaram ao menos um curso na plataforma, 72% tiveram benefícios na sua carreira e 61% afirmaram ter benefícios educacionais.

No Brasil, o treinamento corporativo ainda é um ponto muito negligenciado. De acordo com uma pesquisa realizada em 2015, enquanto nos Estados Unidos os colaboradores recebem 31h de treinamento anual, em nosso país, esse número cai quase pela metade, ficando apenas nas 16h.

Além do mais, as empresas norte americanas investem cerca de $1.200 anuais no treinamento de cada colaborador, enquanto no Brasil esse valor não chega nem na metade, mesmo em empresas de grande porte.

Investir em educação corporativa e oferecer treinamentos para seus colaboradores, mais do que incentivar seu crescimento individual é uma forma de impulsionar a estratégia da sua empresa principalmente, rentabilidade.e ter melhorias consideráveis em questões, como clima organizacional, retenção, produtividade e retorno financeiro.

A maior parte do que é investido em treinamento corporativo é direcionado à colaboradores que não estão em cargos de liderança.

Com isso, as empresas brasileiras estão cada vez mais atentas à importância de oferecer treinamentos, ao perceber que é muito mais vantajoso e rentável capacitar seus funcionários dentro da empresa, do que ir buscar novas pessoas fora dela que se adequem ao que a organização está buscando.

Com isso, os colaboradores não só irão adquirir conhecimento técnico, como terão a prática voltada para o desempenho de suas funções e o conhecimento alinhado com a missão da organização, aos objetivos e às estratégias de seus negócios.

O treinamento corporativo via EAD não só pode ser mais rentável para sua empresa, como pode ser ainda uma excelente maneira de formar, agregar e estabelecer a base de conhecimentos da organização inteira, formando profissionais especialistas em suas áreas de atuação organizacional.

E você, já utiliza o método da educação a distância no treinamento corporativo de sua empresa? Conte para nós a sua experiência!

Lembre-se: se houver alguma dúvida ou sugestão, entre em contato conosco ou sinta-se à vontade para deixar um comentário no final desta página.


Designed by Freepik & Designed by Freepik

A mágica da "netflix dos cursos"
Estimule o aluno satisfeito a comprar novamente

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Rafaela Espíndola

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Faz parte do time de Marketing e Comunicação do Edools. É apaixonada por criação e inovação. Não consegue esconder que é canceriana dos pés à cabeça.
Ver todos os posts de Rafaela Espíndola

Comentários (1)


  1. Pingback: Treinamento corporativo via EAD | Intelliplan Consultoria Empresarial

Deixe uma resposta