Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

4 formas de ganhar dinheiro com trabalho em casa

Quem nunca quis ganhar dinheiro sem ter que sair de casa que atire a primeira pedra. Esse é um dos desejos mais antigos da humanidade, mas só agora está virando realidade. Quer saber como ganhar dinheiro no conforto do seu lar? Confira o nosso texto a seguir.

4 formas de ganhar dinheiro com trabalho em casa

Com o avanço da tecnologia, pessoas que moram a quilômetros de distância uma das outras podem se comunicar em tempo real através de alguns cliques.  Esse cenário abriu as portas para um mundo de possibilidades, em especial no mercado de trabalho. Agora, é possível ganhar dinheiro trabalhando em casa. Mas atenção: isso não significa zero esforço. 

Quem busca uma renda extra ou até mesmo empreender digitalmente deve entender que os negócios online pedem tanta dedicação quanto os físicos.  Se esse é o seu objetivo, saiba que não está sozinho.

A cada dia cresce o número de interessados em formas alternativas de emprego – de acordo com o Google, só em 2019 já foram mais de 300 mil pesquisas mensais sobre trabalho em casa e assuntos relacionados. 

Afinal, motivos não faltam, incluindo desemprego ou por estarem em empresas/ramos que não gostam. Outro fator decisivo é a dificuldade de locomoção e as muitas horas gastas no trajeto entre casa e trabalho, e vice-versa.

Mas como atingir esse sonhado status? Nós separamos quatro formas de ganhar dinheiro com trabalho em casa. O que nossas dicas têm em comum é que elas não pedem dedicação exclusiva, então quem tem um emprego regular pode aproveitar para garantir uma renda extra no fim do mês. 

Boa leitura!

Dê aulas particulares online

O cenário não é promissor para os professores. Estima-se que são 2,1 milhões de profissionais da educação em atividade em todo o Brasil, desde o Jardim de Infância até o Ensino Médio. Desses, impressionantes 99% ganham até R$ 3.500 por mês.

Nas grandes cidades, esse salário não cobre nem metade das despesas de um lar, e os professores precisam encontrar outros meios de obter renda.

Sem dúvida, a forma mais comum é através de aulas particulares. Porém, e se isso acontecer de outra forma? E se em vez do educador ir até a casa do estudante – e assim gastar tempo e dinheiro com locomoção e alimentação na rua, a aula acontecer online?

As aulas particulares online já são uma realidade para muitos. Quem quer entrar nesse meio, precisa antes tomar algumas providências. Entre elas, garantir uma boa conexão com a Internet, para que a transmissão seja livre de falhas ou interrupções.

Baixe algum programa de videoconferência, como o Skype ou o Google Hangouts, para se comunicar com os alunos, e disponibilize materiais de apoio via Drive ou Dropbox para complementar os estudos.

Dessa forma, o retorno financeiro é muito maior. Ao eliminar o tempo de deslocamento, o professor abre mais espaços na sua agenda para atender novos alunos. Isso sem contar que o mundo digital alcança muito mais pessoas do que o físico.

Por exemplo: um professor de matemática só consegue atuar em determinados bairros de uma cidade por limitações geográficas. No entanto, na Internet esse problema deixa de existir e ele pode se conectar com alunos de todo o país. 

Esse é um modelo de aula muito buscado também pelos alunos. Afinal, com a agenda atarefada muitos não conseguem ir a cursinhos ou se locomover entre aulas. Dessa forma, o professor pode marcar um horário fixo com o aluno e o mesmo, de dentro de casa, pode acessar as aulas e tirar as dúvidas.

Muitas plataformas disponibilizam ferramentas para que a aula seja ainda mais produtiva, ou seja, possuem bate papo, canal para dúvidas, vídeos gravados que podem ser revistos e interatividade direta com o professor.

Seja consultor online

Outra forma de trabalho em casa é sendo consultor online. Essa profissão consiste em especialistas que usam sua expertise em determinado assunto para auxiliar seus clientes em situações que eles não possuem conhecimento suficiente para resolverem sozinhos ou ajudar a resolver um conflito interno. 

Algumas das funções desse profissional envolvem o diagnóstico de pontos de falha ou que podem ser otimizados, definição de soluções e melhorias a serem aplicadas, estabelecimento de metas, e orientação dos caminhos para que os resultados sejam atingidos. Na consultoria online, todo esse processo é feito pela Internet, com trocas de e-mail e videoconferências. 

Se você se interessou por esse meio, boas notícias: já passou o tempo em que as empresas tinham receio de contratar serviços online. A tendência é cada vez mais migrar para esses tipos de fornecedores, que costumam ter valores mais em conta, porque eliminam muitos dos seus gastos, como transporte, alimentação e, se necessário, hospedagem. 

No entanto, é preciso entender que o trabalho em casa como consultor não é simples. O profissional precisa estar em constante atualização com as necessidades do mercado, sendo às vezes necessário viajar para participar de conferências e workshops.

Não é porque o trabalho passa a ser digital que elimina a necessidade de eventos físicos – afinal, costumam ser nesses ambientes que acontecem boa parte do networking e captação de novos clientes. 

Escreva e-books

Os infoprodutos ganham cada vez mais espaço dentro do mercado. Basicamente, são materiais criados, distribuídos e consumidos online. Sem dúvidas, o mais comum são os e-books, livros no formato digital, que podem ser lidos no smartphone, desktop ou em e-Readers – aparelhos específicos para este fim, como Kindle, Lev e Kobo.

Hoje em dia, os e-books são utilizados em duas frentes: como fonte de renda ou para a captação de leads. Neste texto, iremos focar na primeira opção, que é uma alternativa simples para quem quer trabalhar de casa.

Os produtores de conteúdo escrevem seus livros para comercializá-los, seja na forma de distribuição direta (ou seja, eles próprios enviam links para download mediante pagamento prévio) ou indireta, disponibilizando em plataformas como Amazon

Apesar dos sites ficarem com parte do valor de cada venda, esse meio de distribuição ainda é muito utilizado, em especial para quem está começando no mercado.

A Amazon é, sem dúvidas, o maior player do mercado, alcançando milhões de pessoas todos os dias. Ao disponibilizar seu e-book nesta plataforma, aumentam as chances de atingir o grande público. Esse pode ser um bom começo para testar a adesão dos seus conteúdos e assim começar a construir sua própria base de leitores.

Crie podcast

Em linhas gerais, esse formato se assemelha aos programas de rádio. Porém, não há interrupções ou longos intervalos, e a proposta é se aprofundar no tema discutido. Sua popularidade cada vez maior tem feito com que anunciantes passassem a olhar com mais carinho para o setor. 

Essa tendência é mundial: de acordo com estimativas de um estudo feito pela Interactive Advertising Bureau (IAC) e a PwC, o setor vai gerar mais de US$ 1 bilhão só nos Estados Unidos até 2021. 

Em janeiro de 2019, a Apple lançou uma ferramenta para análise de dados no iTunes e comprovou que os podcasts são uma mídia de alto engajamento. Afinal, quem ouve podcast costuma ser bem envolvido com o assunto em questão e a base se torna bastante valiosa para as marcas. 

Por exemplo: imagine que o seu podcast é sobre trilhas de aventura. Empresas especializadas no setor entendem que é muito melhor anunciar no seu programa do que em uma rádio qualquer, porque, apesar da sua audiência ser menor, o seu público já tem interesse no assunto. Desta forma, a propaganda será mais assertiva. 

Agora que você já conheceu quatro formas de ganhar dinheiro com trabalho em casa, nós temos um desafio. Converse com profissionais e veja qual dessas maneiras melhor se encaixa na sua rotina e objetivos de vida. Você verá que é possível ter renda extra sendo um empreendedor digital – com organização e esforço, você chegará lá.

Com a Edools fica mais fácil trabalhar de casa. A nossa plataforma EAD é ideal para cursos e treinamentos online, feitos sob medida para uma experiência completa.

Entre em contato com um de nossos consultores para saber mais!

Como fazer um atendimento ao cliente de forma inovadora?
Como fazer uma consultoria online?

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.