TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Tipos de liderança: quais os tipos e como funcionam?


Tipos de liderança: quais os tipos e como funcionam?

Líderes e gestores vivem num contexto organizacional que exige de cada um deles diferentes tipos de liderança para atingir seus objetivos e metas junto com sua equipe.

Ser um bom líder resulta em melhores resultados de seus colaboradores e também da sua empresa. A busca por líderes qualificados é cada vez maior, com isso, estes estão cada vez mais adeptos de treinamentos que aprimorem ainda mais o conhecimento que já possuem. Gerir e conduzir pessoas não é uma tarefa fácil, pois requer bastante disciplina.

A discussão sobre líderes e os tipos de liderança da atualidade surgiu da necessidade de compreender estes modelos e a sua importância nas organizações.

A liderança está presente em todos os momentos e situações, tanto no âmbito pessoal, quanto no organizacional.

Toda organização precisa de uma pessoa que tenha a habilidade de acompanhar, motivar e gerir equipes de maneira eficaz. O líder dentro do ambiente corporativo administra os demais colaboradores, garantindo que os processos estejam sendo feitos de maneira assertiva e com os resultados planejados dentro dos prazos definidos.

É importante entender a diferença entre o conceito de liderança com gerência ou direção. Apesar de ser necessária a presença de líderes em todos os níveis hierárquicos de uma empresa, nem sempre um líder será um gerente.

Vamos ver quais os tipos de liderança podem influenciar diretamente no desenvolvimento e comportamento de seus colaboradores.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Autoritária

Essa é provavelmente um dos tipos de liderança mais presentes nas corporações atuais. A liderança autoritária costuma ter seu foco na execução de demandas, seguindo de forma rigorosa as regras pré-estabelecidas. A liderança é autocrática pois é a opinião em que irá contar no final, definindo as decisões a serem tomadas sem promover a participação de outros colaboradores.

Entre os tipos de liderança, este pode implicar em sérios quadros de desmotivação nos funcionários, gerando também improdutividade.

O líder autocrático costuma ser dominador, e com isso, é temido pelo grupo que só trabalha quando ele se encontra presente. Por isso, é mais conhecido como um chefe do que propriamente um líder.

Liberal

Estes tipos de liderança funcionam realmente como o nome sugere, costuma ser mais liberal por deixar os colaboradores mais livres para exercerem suas funções e tomarem suas próprias decisões. Isto pode ser extremamente eficiente, por deixar os colaboradores mais motivados a trabalharem da forma que mais for conveniente para eles.

Mas, por outro lado, há também a possibilidade de algum funcionário irresponsável se acomodar com tamanha liberdade e deixar suas tarefas para segundo plano e se dispersar pela falta de controle. Então, é bom tomar cuidado.

Visionária

Os tipos de liderança podem ser bastante amplos, afinal, cada pessoa age de um jeito. Mas, se você possui um senso de oportunidade e um otimismo nas funções que desempenha, é empreendedor e tem disposição para correr riscos, você estará exercendo uma liderança visionária.

Essa capacidade de prever as reações do mercado está aliada em pesquisas e análises de comportamento das pessoas sobre produtos ou serviços do mercado. Esse tipo de liderança reconhece a importância dos colaboradores para a obtenção de bons resultados e busca motivá-los constantemente.

Democrática

A liderança democrática é um dos tipos de liderança onde possibilita que todos os liderados façam parte das decisões importantes do grupo, aceitando ideias, sugestões e críticas visando construir um aperfeiçoamento das atividades e da organização como um todo. Na liderança democrática, o líder encoraja a participação de todos, preocupando-se igualmente com o trabalho e com o grupo como um todo.

Esta liderança dá espaço para uma comunicação interna muito mais efetiva, criando laços de relacionamentos que com uma liderança autocrática, por exemplo, isso não seria possível.

Situacional

Quando um gestor pode escolher entre os tipos de liderança de acordo com a tarefa que será executada, as pessoas e a situação em que será enquadrada. Esta liderança é conhecida como situacional, onde o administrador ordena os subordinados para cumprir ordens, como também sugere a realizar certas demandas com uma consulta prévia antes de tomar decisões. A ideia é adaptar a melhor escolha de acordo com o tipo de situação em que a pessoa estiver vivendo.

Os líderes bem-sucedidos conseguem adaptar seu comportamento e acordo com as necessidades de seus liderados. Ele tende a enfrentar situações com variações na capacidade e no empenho do  desenvolvimento dos colaboradores ao realizar tarefas.

Esta variação exige diferentes tipos de conduta ao orientar os colaboradores em suas tarefas.

Motivadora

O líder motivador está sempre em busca de atingir os objetivos atuando sobre o emocional de seus colaboradores. Ao motivá-los, acaba extraindo deles um potencial muitas vezes ignorado ou sequer conhecido.

O líder motivador geralmente exerce um papel importante em momentos de crise, pois é capaz de unir pessoas, propósitos e objetivos apenas com suas palavras e seu exemplo. Ao contagiar os demais com sua confiança e seu otimismo, acaba estimulando todo o grupo a seguir da melhor maneira com os processos em curso e, assim, alcançar os resultados planejados.

Leader Coach

O Leader Coach funciona quando a liderança é baseada nos princípios do Coaching. Este líder costuma ser seguido como exemplo, por isso, idealiza aos seus colaboradores a ideia de acompanhar o “certo”.

A ideia do Leader Coach é estimular o desenvolvimento de novas habilidades e aprimorar aos poucos as capacidades e competências identificadas de cada um, como comunicação, foco, liderança, para potencializar seus resultados.

Técnica

Neste tipo de liderança, o líder é respeitado por ser o detentor do maior conhecimento e acabar possuindo uma grande capacidade técnica sobre determinados assuntos. Por ter maior aptidão, suas decisões são respeitadas e seguidas conforme indicado, passando segurança aos liderados, para que eles possam dispor desse conhecimento para auxiliá-los. O líder serve como modelo de sucesso a ser seguido, demonstrando por sua própria trajetória que dedicação e empenho desempenham excelentes resultados

É importante que esse líder entenda o papel em que exerce e a admiração que pode despertar sem deixar que isso o transforme em uma pessoa autoritária.

Uma coisa é certa, independente dos tipos de liderança existentes, um bom líder sempre irá:

  • Tomar decisões e comunicá-las aos colaboradores;
  • “Vender” (convencer) sua decisão aos colaboradores;
  • Apresentar suas ideias e solicitar possíveis questionamentos;
  • Apresentar o problema, pedir sugestões para tomar a decisão;
  • Definir limites de acordo com o que grupo opinar;
  • Dar permissão para que o grupo decida de forma livre.

Na prática, um bom líder adota mais de um desses estilos apresentados, mas tudo irá depender de quem é o líder propriamente, quem são os colaboradores e das atividades exercidas.

Um bom líder é também aquele que procura tirar o melhor de seu colaborador, fazendo com que ele se inspire a ser desafiado todos os dias.  Pensando em lhe ajudar a se tornar um líder melhor através dos tipos de liderança listados, separamos algumas dicas para você começar a praticar agora mesmo:

1- Desenvolver autoconhecimento

Autoconhecimento é fundamental para qualquer situação, e para desenvolver qualquer um dos tipos de liderança ela é ainda mais importante, pois auxilia a entender as próprias características para utilizar as boas em ações que favoreçam a organização e sua equipe.

2- Compartilhar Informações

As informações de uma organização não devem ser mantidas somente pela liderança, com ela propagada, é possível ter um time mais conectado e atualizado sobre o que acontece no dia a dia a empresa. É importante saber o porque e como tais decisões são tomadas, sem contar que isso proporciona uma comunicação no ambiente de trabalho muito mais eficiente.

3- Incentivar o comportamento de liderança

Os tipos de liderança acabam refletindo nos liderados as atitudes tomadas, influenciando em diversos fatores. Um deles, é o comportamento de liderança, que pode gerar admiração e um espelhamento nas tarefas a serem desempenhadas, aprimorando suas competências e se tornando ainda mais capazes de conduzir seus times para a produtividade e sucesso da corporação.

Conclusão

Os tipos de liderança listados são alguns dos exemplos existentes, porém, o líder que você deseja ser só irá depender dos objetivos em que deseja alcançar.

Oferecer treinamentos que capacitem um funcionário é uma forma de investir na sua empresa, no seu colaborador e principalmente, nos resultados entregues.

Portanto, se você deseja implementar algum dos tipos de liderança mas ainda não encontrou o caminho certo, opte por ir testando aos poucos e descobrir qual pode funcionar melhor.

Se você conhece ainda outros tipos de liderança que não foram citados aqui, compartilhe conosco! Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, é só entrar em contato.

Até a próxima!

Programa para editar vídeos: qual o melhor para seu EAD?
Feito é melhor do que perfeito

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Rafaela Espíndola

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Faz parte do time de Marketing e Comunicação do Edools. É apaixonada por criação e inovação. Não consegue esconder que é canceriana dos pés à cabeça.
Ver todos os posts de Rafaela Espíndola

Deixe uma resposta