TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Principais tendências da educação a distância


Principais tendências da educação a distância

A educação a distância vem sendo aperfeiçoada no decorrer dos anos e com isso, sua procura tem aumentado gradativamente de forma acelerada. Isso ocorre devido ao avanço tecnológico existente e também a tamanha demanda por qualificação de estudantes e profissionais.

É muito comum refletirmos sobre o impacto das tecnologias na educação, e as suas consequências, pois por muitos séculos nos apropriamos de um sistema educacional tradicional, que até então foi o nosso único. Tudo que era visto de forma linear, agora passa a ser compreendido de maneira virtual, interativa e dinâmica.

Ao pensarmos em tendências da educação a distância, temos que ter em mente que EAD (educação a distância) e tecnologia estão em total alinhamento com todas as evoluções tecnológicas, que transformam não só o acesso aos conteúdos, mas principalmente as possibilidades criativas de novos meios de aprendizagem.

O crescimento do mercado do ensino a distância no Brasil tem ocorrido por diversos fatores como aumento da inclusão digital, horários flexíveis, mensalidades mais competitivas, etc. Com isto, surgem a todo tempo novas tendências para acompanhar tal crescimento, disponibilizando um melhor acompanhamento.   

Confira agora as principais tendências da educação a distância no Brasil e no mundo:

APRENDIZAGEM ADAPTATIVA 

A aprendizagem adaptativa, ou adaptive learning, utiliza programas para mostrar as dificuldades dos alunos encontradas no processo de aprendizagem ao longo dos estudos.

É uma metodologia de ensino que busca ser diferente para todos os tipos de alunos, levando em consideração os conhecimentos acumulados por cada um, personalizando a educação e possibilitando melhores resultados na aprendizagem como um todo.

Esta é uma tendência bastante forte atualmente tanto na educação básica, como no ensino superior.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

SALA DE AULA INVERTIDA

A sala de aula invertida, em inglês flipped classroom,  é uma metodologia que inverte a lógica da sala de aula tradicional, pois os alunos tem contato direto com o conteúdo antes mesmo da aula presencial, através de vídeos, games ou conteúdos escritos.

A ideia é que após o aluno absorver o conteúdo através do meio virtual, ao chegar na sala de aula presencial ele estará ciente do assunto a ser desenvolvido, sendo o local ideal para dar início a interação professor-aluno sanando todas as dúvidas e construindo atividades em grupo, por exemplo.

GAMIFICAÇÃO

cwecwecew

A definição mais básica de Gamificação ou gamification está relacionada com o uso de ideias e mecânicas dos jogos para engajar usuários e resolver problemas.

A gamificação na educação tem a capacidade de tornar as aulas e as disciplinas mais atraentes, produtivas e eficientes para alunos e professores, deixando de lado as aulas maçantes onde o professor insiste em usar apenas o quadro branco escolar com discurso.

Além disso, esta ferramenta se torna capaz de combater a falta de interesse e dispersão por parte dos alunos na sala de aula.

BIG DATA

O Big Data ou megadados em português refere-se a um grande conjunto de dados ou arquivos armazenados. Essa tendência segue sistemas que analisam e extraem inteligência de uma grande massa de dados, permitindo que as instituições e seus professores conheçam melhor seus alunos, como seus pontos fracos/fortes.

O Big Data segue a linha de processo de dados em prol de soluções educacionais mais eficientes. Com um grande volume de dados sobre o desempenho e comportamento dos alunos aglomerados nos servidores, torna-se possível as instituições transformarem estas informações em diversos projetos.

MOBILE LEARNING

cqwvcwevcwe

Mobile learning, m-learning, ou aprendizagem móvel, formam uma tendência na educação devido a grande popularização de smartphones e tables, contando com um acesso à internet diário.

Apenas no terceiro trimestre de 2014, foram vendidos aproximadamente 15,1 milhões de smartphones e 2,3 milhões de tablets no Brasil, enquanto a venda de computadores  reduziu em 25%.

O mobile learning ocorre quando há a interação entre os participantes através de dispositivos móveis. Esta tendência vem gerando uma grande expectativa na educação a distância.

É também uma forma de reduzir o tempo reservado apenas para o aprendizado, permitindo a atualização mais rápida de conteúdos, em relação aos métodos tradicionais de ensino, dando maior qualificação aos profissionais que as instituições formam através da educação a distância.

BLENDED LEARNING

O Blended Learning ou b-learning, também chamado de ensino híbrido, refere-se a um sistema de formação onde a maior parte dos conteúdos é transmitido por cursos à distância. O B-learning oferece a mistura de atividades presencias com atividades a distância entre os alunos.

Esta tendência desconstrói os conceitos fixos que diferenciam aulas presenciais das virtuais, pois unifica a percepção de educação e do aprendizado, independente do meio que será transmitido.


A educação a distância surge como um meio que torna possível o aluno investir em conhecimento com maior flexibilidade de horário, sem perder a qualidade do ensino e reconhecimento no mercado.

A modalidade representa uma forte influência na geração de conhecimento no país e no mundo, com perspectivas interessantes e positivas.

Os próximos anos devem ser marcados por um crescimento do compartilhamento de conteúdos, especificamente em relação ao EAD. É esperado que estes conteúdos sejam disponibilizados de forma universal, para que o conhecimento seja espalhado para lugares deficientes de educação, podendo ser acessados por alunos de diversos países.

Desta maneira, espera-se uma maior democratização do ensino a distância, bem como uma maior interação entre as diversas culturas quanto aos conhecimentos gerados.

As tendências da educação a distância buscam conhecimento com menores investimentos, maior mobilidade, dinamismo no conteúdo e flexibilidade para processar dados.

Com as principais tendências da educação a distância, o Edools possui a plataforma de EAD mais intuitiva e completa do mercado, onde é possível personalizar, gerenciar e hospedar seus cursos online de forma simples e dinâmica.

Teste gratuitamente o Edools por 15 dias.

Veja como ter usar as melhores tendências da educação a distância podem ser o diferencial para a sua instituição de ensino através de um teste grátis por 15 dias gratuitos clicando neste link.

Até a próxima!

A importância da gestão do conhecimento na educação corporativa
Como melhorar a gestão empresarial e cursos EAD com OKR

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Rafaela Espíndola

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Faz parte do time de Marketing e Comunicação do Edools. É apaixonada por criação e inovação. Não consegue esconder que é canceriana dos pés à cabeça.
Ver todos os posts de Rafaela Espíndola

Deixe uma resposta