TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Tecnologias que irão revolucionar a educação no futuro


Em janeiro deste ano, o NMC (New Media Consortium) divulgou um relatório sobre a educação do ensino superior, apontando tendências e novas tecnologias que irão traçar o futuro do ensino. Dessa maneira, foram designados 53 especialistas de 13 países diferentes para passarem 3 meses coletando pesquisas, artigos científicos, notícias, publicações em blogs e projetos para tentar antever as principais mudanças nos processos educativos.

Segundo os pesquisadores, o ensino online aos poucos irá deixar de ser visto apenas como uma alternativa ao ensino presencial e será opção de escolha de estudantes, com o mesmo potencial de aprendizado. Ponto para o EAD! E essa é uma tendência que nós mesmos do Edools já estamos visualizando na prática e inclusive já foi assunto em uma de nossas matérias:

http://blog.edools.com/post/74729065926/ead-nao-e-so-comodidade

Mas o que realmente vamos tratar nesse post são as tecnologias que foram indicadas pela pesquisa e podem ajudar o ensino online a aprofundar o conhecimento sobre o aluno e agregar valor a este método. Então, podemos citar o ‘Quantified Self e os ‘Assistentes Virtuais’. 

  • Quantified Self

O Quantified Self Movement é uma tecnologia que capta informações das pessoas através de si mesmas e de seus estados fisiológicos por meio de sensores, em visualizações online de transmissão de conteúdo ou em tecnologias parecidas. Essa tecnologia desenvolvida pelo MIT tem por objetivo analisar as expressões das pessoas e partir de então especificar qual tipo de estímulo tal pessoa está mais apta a receber. Ela pode ser usada em dispositivos portáteis como relógios e óculos e é projetada para coletar informações dos usuários, criando um banco de dados.

Imagina essa tecnologia sendo usada em uma videoaula capturando cada expressão de alunos através da webcam e oferecendo um relatório após medir tais reações individuais, dizendo em qual momento cada aluno estava mais empolgado ou mais entediado.

Isso é fantástico! Você, que trabalha com cursos online, poderá monitorar a postura do aluno em aula, sendo possível usar este conjunto de dados para mudar ou melhorar as abordagens de ensino e, por consequência, os resultados da aprendizagem.

  • Assistentes Virtuais

O conceito de assistentes virtuais está baseado na evolução de interfaces como celulares, computadores e TVs , controladas a partir de comandos de voz e gestos. Esses dispositivos ganham mais inteligência artificial e aprendem através da busca e navegação do usuário a refinar os conteúdos de pesquisa e até mesmo sugerir temas de interesse. Isso tudo através de uma análise estatística de acesso.

Então, ao usá-los em cursos online, os assistentes virtuais podem avaliar estatisticamente o conteúdo que o usuário mais acessa e assim melhorar os conteúdos de pesquisa que apresentam e sugerir temas. Ótimo, não?

Vale ressaltar que ambas as tecnologias estão sendo transformadas para ser tornarem mais acessíveis aos clientes.

E então, o que achou dessas tecnologias que são tendências para a área da educação no futuro? Concorda com o benefício delas? Compartilhe a sua opinião com a gente!

5 Dicas para detonar a sua videoaula
A solução de pagamento online ideal. Conheça MoIP.

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Comentários (1)


  1. ILKA LEANDRA CRUZ
    29/11/2015 às 10:07

    Muto bom! Isso está parecendo o que li como inteligência cognitiva.Grata,pelo texto.ILKA.

Deixe uma resposta