TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Como inovar sua instituição de ensino com tecnologia educacional


Como inovar sua instituição de ensino com tecnologia educacional

Desde a invenção do quadro negro, passando pela fotocopiadora e videocassete, o foco da tecnologia em sala de aula vinha sendo a apresentação da informação. No século 21, em razão da disseminação de computadores e programas interativos, o desafio agora é fazer com que os métodos de aprendizagem se adaptem de acordo com a evolução da tecnologia educacional.

O acesso à internet se torna cada vez mais um hábito frequente para todos, visto que o número de lares brasileiros conectados chegou a 32,3 milhões de domicílios em 2014, o que equivale a 50% total das residências, segundo uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic).

O que acarreta ao aluno um acesso maior à informações que estudantes de épocas passadas possuíam, por dependerem apenas de bibliotecas e recursos reduzidos.

Vivemos gradativamente imersos nas tecnologias interativas, com isso, cabe à instituições e professores o desafio de adequar suas atividades pedagógicas junto à tecnologia educacional.

Dentro desse post apresentarei a você como inovar sua instituição de ensino com o uso da tecnologia educacional pode ter inúmeros benefícios para todos os envolvidos.

sadsdsdadasdas

DE EDUCAÇÃO TRADICIONAL A MODERNA:

Até então, o professor era a única ou principal fonte de informação dos alunos, assim como a leitura era limitada à livros quando não se havia outra.

Hoje, o potencial pedagógico está fortemente baseado na possibilidade inesgotável de acesso à informação que pode ser transformado em conhecimento e no grande potencial interativo que a internet oferece. Neste contexto, isso provoca um enfraquecimento do modelo atual de educação.

Muitos especialistas destacam que o uso de tecnologias pode dinamizar e melhorar consideravelmente o ensino tradicional.

Essa atualização tecnológica no ensino, faz com que não só alunos, como professores busquem por formas de aprendizado que atendam suas necessidades e aos seus hábitos de estarem quase sempre conectados.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

INTRODUZINDO A TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Uma das grandes qualidades da tecnologia educacional é a branda possibilidade de explorar diferentes abordagens de estudo, como jeitos de aproximação (professor-aluno) e absorção de conteúdos, por exemplo.

Para dar início, lembre-se que ter persistência, dedicação e um bom planejamento são fundamentais para o sucesso de atividades nesse modelo, que exigem uma maior integração de todas as partes.

Uma sugestão de começo sutil para a utilização desse método é o professor iniciar um debate em sala de aula sobre algum assunto específico, e os alunos darem continuidade com pesquisas online em casa, desenvolvendo uma autonomia nos estudantes e tornando-os ativos diretamente nessa construção de conhecimento com a introdução da tecnologia educacional.

FAZENDO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL UM ALIADO

Usar a tecnologia a favor da educação, é promover um maior desenvolvimento sócio-educativo e acesso à informação.

Assim como grande parte da população está optando por ver filmes em casa através da internet ao invés de ir ao cinema, muitos alunos estão ponderando da mesma forma ao pensarem em estudar.

Você não precisa mudar radicalmente seu ensino presencial para a distância, existem diversas maneiras de equilibrar isso, como adicionar matérias online à grade curricular de um curso presencial, por exemplo.

Muitas vezes alguns alunos não tem a disponibilidade de frequentar às aulas todos os dias da semana. Com essa opção, ele poderia ajustar suas aulas aos seus horários de acordo com sua rotina, mesclando sua grade com matérias presenciais e online.

Um dos benefícios encontrados na tecnologia educacional é a possibilidade mensuração do aproveitamento, com as análises de acesso do usuário, facilitando o acompanhamento individual do aluno e avaliando a fundo o ensino.

TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO

womann

Para atender a esse novo perfil de estudante, é preciso conhecer as ferramentas da tecnologia educacional ao implementar as mudanças necessárias para melhorar o ensino. Continue lendo este artigo para descobrir quais são as principais tendências tecnológicas deste segmento.

Conhecendo melhor o ensino híbrido

As salas de aulas necessitam se adaptar cada vez mais às rotinas conectadas à tecnologia.

Através do uso de uma personalização das ações de ensino e aprendizagem, o Ensino Híbrido, também chamado de blended learning, apresenta aos educadores que buscam otimizar o uso da tecnologia educacional, aprimorando e integrando novas ferramentas ao currículo escolar.

Este método alterna momentos em que o aluno estuda sozinho – em geral em ambiente virtual – e em grupo, quando interage com seus colegas e o professor.

Além disso, essa abordagem projeta práticas que integrem o ambiente presencial e o online, fazendo com que os estudantes aprendam mais ao se tornarem mais dinâmicos.

O Ensino Híbrido propõe:

  • Maior engajamento dos alunos no aprendizado
  • Melhor aproveitamento do tempo do professor
  • Ampliação do potencial da ação educativa visando intervenções efetivas
  • Planejamento personalizado e acompanhamento de cada aluno
  • Oferta de experiências de aprendizagem que estejam ligadas às diferentes formas de aprender dos alunos
  • Aproximação da realidade escolar com o cotidiano do aluno

Aprendizagem móvel

Smartphones, tablets e notebooks estão presentes em praticamente todas as casas brasileiras nos dias de hoje, fazendo parte inclusive da rotina de crianças. Esses dispositivos móveis não são mais vistos mais como ferramentas utilizadas somente para fins de lazer, são atualmente um meio essencial para estudos e trabalho.

Com tal facilidade de acesso à internet para instrução, a educação a distância disponibiliza de algumas modalidades como o M-learning, de mobile learning, ou aprendizagem móvel. É quando acontece a interação entre os participantes através dos diversos dispositivos móveis.

A intenção do uso de tais medidas é tornar a educação mais atrativa e integrada aos hábitos já presentes.

As tecnologias móveis e a educação estão em andamento progressivo. E as possibilidades de promover a interatividade são bastante extensas, sendo utilizadas para gerar um maior engajamento como ilustrações, exercícios, vídeos, etc. Todos podendo ser customizados de acordo com cada tipo de aluno.

Outras sugestões de materiais educativos são os e-books, fóruns de discussões e grupos de estudos.

Ambiente de aprendizagem adaptativa

Ambientes adaptativos de aprendizagem (ou adaptive learning) utilizam o computador como instrutor para a promoção de interações de ensino e mediação de aprendizagem de acordo com as necessidades específicas de cada aluno.

Na atualidade, é uma tendência fortíssima na educação básica e no ensino superior.

Nessa tendência da tecnologia educacional o conteúdo didático é exibido e adaptado baseando-se pelas respostas dos exercícios, tarefas e experiências apresentadas do aluno.

A tecnologia engloba aspectos derivados de diversos campos de estudo, e a aprendizagem adaptativa foi conduzida por uma percepção de que a aprendizagem sob medida não pode ser alcançada em grande escala usando abordagens “não-adaptativas”, tradicionais.

Os sistemas de aprendizagem adaptativa tendem a causar uma transformação do aluno receptor passivo de informação em colaborador no processo educativo.

Gamificação – aplicando a lógica de jogos na educação

Jogos são sistemas sociais de imersão que tornam possível aprender pela experimentação, tentativa e erro.

Sem Título-1

O termo gamificação está relacionado ao método da tecnologia educacional que busca potencializar os benefícios dos jogos na educação, utilizando como ferramenta complementar para melhorar o ensino e avaliação formal e informal de estudantes.

Os jogos criam ambientes interativos, desenvolvendo maior participação, empatia e engajamento com o conteúdo educacional, fazendo com que os estudantes aprendam de forma natural e divertida.

A aplicação de mecanismos, estruturas e dinâmicas de jogos na educação, pode promover comportamentos desejados e possibilita a solução de problemas reais como aulas maçantes onde professores ainda insistem em usar o quadro negro e o próprio discurso.

Com a gamificação é possível combater também a dispersão e falta de interesse de alunos em sala de aula e taxas de reprovação.

As instituições de ensino devem investir em plataformas gamificadas, aplicativos e laboratórios de informática. Basicamente, nas técnicas de aprendizado baseadas na inovação tecnológica.

Sistema de gestão escolar

Dentre das possibilidades encontradas na tecnologia educacional, a utilização de um gestor escolar, sem sombra de dúvida deve estar entre as escolhidas.

O fluxo de documentos acadêmicos, administrativos, o controle financeiro, dentre outras burocracias, desviam frequentemente a atenção do gestor, restando a ele pouco tempo para dedicar-se ao que realmente importa: a qualificação de sua equipe pedagógica e a evolução do nível da educação em seu estabelecimento de ensino.

Mas, não é um caso sem solução. A adoção de um sistema de gestão escolar é uma excelente ferramenta da tecnologia educacional, possibilita que o gestor se preocupe com os resultados, melhore o ensino e, ao mesmo tempo, otimize seu tempo.

Plataforma EAD

Uma das mais importantes tendências tecnológicas é a utilização de plataforma de ensino a distância, ou EAD. Onde é possível que os cursos online oferecidos possam gerar uma aproveitamento maior de todos os seus recursos disponibilizados.

Através dela, com as nova tecnologia educacional, é possível ter acesso aos conteúdos de maneira rápida, em um ambiente de aprendizagem que envolve a participação ativa dos alunos e no desenvolvimento de atividades e práticas educacionais.

Essa modalidade de ensino também permite uma combinação eficaz de estudo e trabalho, garantindo a permanência do aluno em seu próprio ambiente, seja ele profissional ou familiar. O aluno passa a ser ativo em sua construção do conhecimento e faz com que o processo de aprendizagem se desenvolva no mesmo ambiente habitual, alcançando assim uma formação em contato direto com a atividade profissional que se deseja aperfeiçoar.

O fundamental nessas tarefas é fazer com que os alunos utilizem a tecnologia para chegar até as informações que são úteis no crescimento e em projetos de estudo, desenvolvendo a criatividade, e senso crítico.

Auxiliando também as instituições de ensino na adaptação com a  nova modalidade, visto que uma plataforma EAD auxilia em diversos fatores pedagógicos e institucionais, veja alguns exemplos:

feveced

Vantagens do uso da tecnologia educacional no EAD:

A utilização destas tecnologias traz uma série de vantagens, como por exemplo:

  • Os alunos tem a possibilidade de buscar informações por conta própria, desenvolvendo a autonomia.
  • Os métodos de ensino utilizados na EAD possibilitam a troca de experiências entre os alunos, professores e tutores.
  • As aulas ficam disponíveis para qualquer aluno que desejar acessá-las novamente, e, com isso, aqueles que perderam alguma aula ou não entenderam algum conteúdo poderão revisá-los quando necessário.
  • O aluno tem a comodidade de assistir às aulas, realizar atividades, contribuir com coletas, esclarecer dúvidas e consultar materiais de estudo em qualquer horário e lugar.

A educação a distância apresenta várias vantagens. Muitas destas se resumem à própria concretização de seus objetivos e estão relacionadas à abertura, flexibilidade, eficácia, formação permanente e personalizada, e à economia de recursos financeiros.

Não existem barreiras para ensinar a distância, é importante compreendermos a EAD como uma dimensão pedagógica que contém em seu desenvolvimento formas de trabalho que se constituem em diferentes práticas pedagógicas.


O mundo atual está passando por inúmeras transformações, cada vez mais aceleradas, em torno de diversos campos da sociedade. Com isto, o homem está sempre em busca de adaptações, mudanças e novos conhecimentos ao saber.  

Visto que o uso da tecnologia educacional aproxima o acesso à informações e conhecimento através de formas mais rápidas e habituais, as instituições de ensino tendem trazer cada vez mais os recursos tecnológicos em pretensão de um melhor desempenho dos alunos em sala.

É claro que uma boa aula e professores qualificados no ensino jamais substituirão aparelhos ou sistemas. Mas tornar a educação mais atrativa e integrada aos hábitos dos alunos através da tecnologia educacional apenas facilita o trabalho desses educadores envolvidos, tendo mais alunos informados e interessados  no aprendizado.

Como eu havia dito no início desde artigo, devemos acompanhar o “andar da carruagem” de acordo com as atualizações e inovações tecnológicas. Assim como o uso desta tecnologia educacional tem o intuito de adaptar a educação à nova realidade.

O uso de uma plataforma de ensino a distância proporciona não só um melhor aproveitamento para os estudantes e como o auxílio na agilidade de diversos processos, é fundamental que a escolha desta seja de tamanha eficiência.

Com uma tecnologia educacional excepcional, o Edools possui a plataforma de EAD mais completa do mercado. Onde é possível personalizar, gerenciar e hospedar seus cursos online de forma simples e dinâmica.

Veja como ter a melhor tecnologia na educação pode ser o diferencial para a sua instituição, através de um teste grátis por 15 dias gratuitos clicando no link.

Deseja obter mais informações sobre a nossa Plataforma EAD? Entre em contato conosco ou deixe um comentário se houver alguma dúvida ou sugestão.

Até  a próxima!

Como criar uma máquina de vendas para cursos online
4 dicas para descobrir o que seus futuros alunos esperam ler no blog de sua EAD

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Rafaela Espíndola

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Faz parte do time de Marketing e Comunicação do Edools. É apaixonada por criação e inovação. Não consegue esconder que é canceriana dos pés à cabeça.
Ver todos os posts de Rafaela Espíndola

Deixe uma resposta