TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Como funciona um sistema online de ensino


Como funciona um sistema online de ensino

O ensino a distância é uma modalidade de educação ganha cada vez mais adeptos. Seja em cursos livres, de idiomas ou até mesmo graduação e pós graduação, o sistema online tem sido escolhido por pessoas que buscam comodidade, flexibilidade, e principalmente, economia de tempo e dinheiro.

Apesar da grande flexibilidade no horário, um aluno que opta por esse tipo de graduação necessita ter muito mais disciplina e esforço para cumprir a carga horária (por parte dos alunos) necessária para se ter uma boa formação.

Atualmente, o ensino a distância (EAD) vem ganhando grande destaque entre as faculdades de graduação por todo o país. Muitas universidade estão passando a inserir em suas grades pelo menos um curso que possa ser feito sem a necessidade do aluno estar em uma sala de aula presencial. Estas aulas são denominadas aulas EAD, que são feitas a distância pela Internet, com as ferramentas de aprendizado disponibilizadas pela instituição.

Outras instituições de ensino se dedicam exclusivamente ao sistema online, sendo somente uma faculdade de cursos a distância, com a capacitação dos alunos por aulas via e-learning e eventualmente atividades ou provas nos polos presenciais.

O dinamismo brasileiro, a alta demanda por mão de obra capacitada e o crescente acesso a computadores ligados à Internet favorece o crescimento dessa modalidade no Brasil.

Apesar da modalidade EAD existir há mais de 50 anos em países como os Estados Unidos, no Brasil esse método de ensino só alavancou depois do governo do Presidente Lula. Por ter este “atraso”, ainda há diversas dúvidas sobre o funcionamento de um sistema online. Como por exemplo,  qual plataforma utilizar e o que é de fato necessário para construir um bom curso a distância.

Não há como negar, o ensino a distância veio para revolucionar o processo do ensino-aprendizado. Unindo tecnologia e comunicação à educação, professores, gestores e alunos, ganhando tempo e gerando muito mais capacitação para o mercado de trabalho.

Se você está pensando em se inserir no sistema online de ensino, mas tem dúvidas sobre como ele funciona, anote estas dicas para a escolha da plataforma para o seu EAD e o  sucesso só irá do seu desempenho e é claro, do seu conteúdo.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Promovendo mais comodidade e maiores economias, o sistema online vêm conquistando seu espaço cada dia mais e agradando a muitos daqueles que tinham uma certa desconfiança desse método de ensino.

Ao contrário do que muitos pensam, um curso a distância não exige do aluno menos esforço do que um curso presencial.

As aulas de um sistema online

Cada professor ou instituição tem uma maneira particular de passar o conteúdo. Não há um modelo padrão que seja considerado o mais correto em um sistema online. As variações ocorrem de acordo com o curso e com o cotidiano de cada estudante. Apesar das diferenças, todos os cursos a distância devem fornecer momentos em que o aluno compareça à faculdade.

As aulas de um sistema online por serem oferecidas via Internet, facilita o acesso de um grande volume de alunos, em diversas regiões do país a qualquer momento. A utilização dos mais diversos meios de comunicação como email, chats, fóruns de dúvidas, ambientes de aprendizagem virtual, etc.

Esses recursos que um sistema online oferece são de extrema importância para aumentar a integração entre o aluno e o professor. Essa relação é muito importante para que o aluno consiga expressar as suas dúvidas, além de fazer com que o professor tenha maior controle sobre o aprendizado de cada um e as possíveis mudanças que devem ser feitas.

Materiais e avaliações

Os materiais didáticos utilizados por um sistema online de ensino variam de instituição para instituição. Podem ser desde apostilas, até videoaulas e/ou páginas na Internet. Todos os métodos de ensino utilizados são capazes de passar o conteúdo de forma clara e objetiva.

Algumas instituições ainda preferem utilizar mais de uma opção desse material, o que permite ao aluno escolher qual é o que mais o agrada. Ter um leque de opções de materiais didáticos servem para as diversas fontes de estudo para o aluno, principalmente para que seja possível um aprofundamento nos assuntos vistos durante as aulas.

As avaliações podem ser feitas à distância e também de forma presencial. As avaliações presenciais prevalecem sobre aquelas efetuadas à distância, que a frequência dos alunos é controlada com o intuito de manter a credibilidade do ensino.

Cada instituição tem o direito de aplicar a avaliação que considera necessária para seus alunos. É interessante ressaltar a preocupação com o conteúdo das avaliações, para que estas sejam coerentes com o conteúdo dado em aula.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é a ferramenta que vai gerenciar os conteúdos de um sistema online, é a interface para o consumidor dos cursos que você pretende ofertar.

Por isso, personalize o ambiente. Utilize diferentes cores, imagens, logotipos, customize todo o layout para o aluno saber que ele está “a vontade”.

Um bom ambiente virtual de aprendizagem deve ajudar a compreender o consumo do seu conteúdo. Por exemplo, é importante saber se o vídeo está sendo assistido até o final ou se os conteúdos estão sendo baixados. Use os dados coletados pela plataforma para verificar como melhorar o atendimento aos alunos, e mensurar seus resultados.

Plataforma EAD

Tudo é feito por meio do Sistema de Gestão da Aprendizagem ou LMS (Learning Management System), um software desenvolvido com base em métodos pedagógicos a fim de potencializar o poder da educação. Esse programa tem capacidade de gerenciar bancos de dados complexos, com espaços exclusivos para o gestor da instituição, o professor e o aluno.

Um bom sistema online de ensino requer uma plataforma EAD que possua uma excelente navegabilidade, pois não é preciso estar apenas na frente do computador para acompanhar as aulas. Você pode usar também seu smartphone ou um tablet e trafegar normalmente pelo programa. A usabilidade exige ser simples, e o layout também deve ser intuitivo e totalmente personalizado, podendo customizar os cursos de acordo com as experiências dos alunos, professores, tutores e instituições.

O uso de uma plataforma EAD em um sistema online proporciona não só um melhor aproveitamento para os usuários, como auxilia na agilidade de diversos processos. Por isso, é fundamental que a escolha desta seja de tamanha eficiência.

A plataforma do Edools oferece a melhor e mais completa plataforma LMS do mercado, onde é possível ter uma personalização e hospedagem completa de todo o conteúdo de um EAD.

Conheça melhor todas as nossas funcionalidades e benefícios e veja como ter a melhor tecnologia em um sistema online pode ser o diferencial para o seu EAD através de um teste grátis por 15 dias gratuitos clicando no botão abaixo:

Teste gratuitamente o Edools por 15 dias.

Se ainda houver alguma dúvida sobre como funciona um sistema online de ensino, entre em contato conosco deixe um comentário no final desta página! Ah, quer saber sobre algum outro assunto que ainda não está no nosso blog? Compartilhe sua sugestão conosco!

Até a próxima!

Como você está precificando o seu curso?
6 motivos para investir em cursos EAD

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Rafaela Espíndola

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Faz parte do time de Marketing e Comunicação do Edools. É apaixonada por criação e inovação. Não consegue esconder que é canceriana dos pés à cabeça.
Ver todos os posts de Rafaela Espíndola

Deixe uma resposta