TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sistema EAD: Por que ter uma estrutura completa de avaliações?


Sistema EAD: Por que ter uma estrutura completa de avaliações?

Uma das grandes tendências para a educação diz respeito à utilização de um sistema EAD. Um sistema EAD completo e eficiente trás diversas possibilidades para professores trabalharem o processo de aprendizagem de forma simples e dinâmica, engajando alunos e estimulando a absorção de conhecimento.

Ao utilizar um sistema EAD as vantagens são indiscutíveis. Um ponto muito importante é que existem soluções online que conseguem trabalhar em um formato de avaliações tão eficiente quanto às aulas presenciais, e em alguns casos até superiores.

Pensando nisso, criei este artigo para esclarecer como a questão de avaliações pode ser trabalhada em um sistema EAD completo e robusto.

Muitas pessoas tem a percepção errônea que as possibilidades de se avaliar um aluno dentro de um sistema EAD se faz de forma limitada ou ineficiente. Isso não é verdade.

Existem formas variadas de avaliações e você deve oferecê-las de maneira estratégica a fim de estimular o processo de aprendizagem dos seus alunos.

Com o sistema EAD Edools, por exemplo, você pode trabalhar com questões de múltipla escolha, associativas e verdadeiro ou falso com correção automática, questões discursivas, fórum avaliativo, envio de arquivos para correção e provas com tempo e tentativas limitados.

# Sistema EAD: Múltiplas escolhas

Uma das opções de avaliações mais utilizadas em um ambiente presencial também está presente em um sistema EAD. E trabalhando com questões de múltiplas escolhas com correção automática, o trabalho de correção é praticamente anulado ganhando eficiência e agilidade.

# Associativas

Questões associativas representam uma boa forma de estimular conhecimento a partir do estabelecimento de uma relação única entre conceitos ou ideias similares. Nas questões associativas é possível trabalhar com correções automáticas fazendo com que você ganhe muito tempo, se mostrando inclusive mais eficiente do que o ensino presencial tradicional.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

# Verdadeiro ou falso

Outra possibilidade bastante conhecida pelos alunos presenciais também pode ser utilizada a partir de um sistema EAD. Igualmente as questões de múltiplas escolhas e associativas, aqui também são possíveis obter correções e resultados automáticos.

# Questões discursivas

Para estimular um conhecimento mais profundo sobre determinado assunto é possível trabalhar com questões discursivas. Questões discursivas não são, como podemos perceber, uma exclusividade do ensino presencial. Elas também podem ser trabalhadas em um sistema EAD da mesma maneira de forma até mais organizada que o ensino tradicional.

# Provas com tempo limitado e controle de número de tentativas

A aplicação de provas também pode ser realizada simulando uma sala de aula presencial. Aqui você pode limitar um tempo para a realização da prova, além de controlar ou estipular um número máximo de tentativas para o aluno finalizar a avaliação.

Para você que já está trabalhando com cursos online em um sistema EAD, sugiro também a leitura do artigo: Como fazer a produção de conteúdo de sucesso em cursos online?

De forma resumida, é possível sim um professor ou empreendedor EAD ter uma estrutura de avaliações completa de maneira a garantir o aprendizado dos seus alunos de forma diversificada e bastante prática. E isso faz se necessário para analisar os conhecimentos adquiridos a partir de diversas possibilidades, além de estimular a autonomia desses alunos.

Use um sistema EAD completo e robusto e tenha uma estrutura de avaliações completa e trabalhe de forma eficiente a avaliação dos seus alunos.

Curso EAD: Como criar uma máquina de vendas de sucesso
Como fazer a produção de conteúdo de sucesso em cursos online?

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Bruno Mendonça

Atualmente é responsável pelo marketing e comunicação do Edools. Já atuou em consultorias de marketing, e-commerce e tem experiência em empresas de educação. É publicitário formado pela ESPM-RJ e possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet.
Ver todos os posts de Bruno Mendonça

Deixe uma resposta