TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Principais relatórios EAD para gerenciar sua escola online


Relatórios EAD

Relatórios EAD para gerenciar negócios e-learning

Um dos recursos mais importantes que você deve se atentar ao contratar uma plataforma de ensino online diz respeito a possibilidade de geração de relatórios EAD. Esses relatórios são considerados essenciais para o melhor acompanhamento acadêmico, gerencial e financeiro do seu negócio EAD como um todo e farão a diferença no sucesso do mesmo.

Como sabemos, uma empresa, independente do porte ou segmento de atuação, demanda bastante organização com seus números. O que foi faturado, o que foi pago, em caso de serviços, quem está utilizando de forma correta, enfim, dados que caso sejam apresentados de maneira crua podem não refletir a realidade, ou de alguma maneira distorcê-la.

Trazendo para a realidade de um negócio e-learning, relatórios EAD podem ajudar você a otimizar e organizar os dados da sua empresa de maneira estruturada e de fácil emissão e visualização.

Informações sobre quais os alunos estão em dia com suas mensalidades, quais estão acessando de maneira correta suas aulas, entre outros.

Estes são alguns dos exemplos de relatórios EAD essenciais que você pode extrair de maneira simples e rápida, caso sua plataforma de cursos online tenha acesso a isso, e usar essas informações de forma estratégica em suas ações.

No entanto, o que observamos é que muitas plataformas de educação a distância oferecem diversos tipos de relatórios EAD, mas nem todos são considerados fundamentais, visto que você não irá utilizar todos esses relatórios na prática no seu dia-a-dia. É importante que você tome cuidado com isso para não cair em uma possível armadilha.

É legal, nesse contexto, que você considere mais os relatórios EAD que você realmente irá aproveitar em seu negócio. Nesse caso, note que a qualidade dos relatórios é muito melhor que quantidade em si, ok?

Pensando nisso, criei esse artigo como forma de ajudar você a refletir sobre quais os relatórios EAD que serão úteis para você e para o seu negócio, que de fato ajudarão em uma gestão mais otimizada e eficiente.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

A importância dos relatórios EAD

A importância dos relatórios EAD

Um dos hábitos mais importantes para a expansão de um negócio é o monitoramento constante de todas as informações básicas de cada setor e atividade.

Um negócio EAD, por sua vez, possui diversos tipos de informações que são considerados extremamente relevantes para se conhecer e monitorar. Para se trabalhar de forma otimizada, com foco em gerar resultados concretos, os relatórios EAD devem ser antes de mais nada úteis e eficientes.

A ideia é mostrar de forma simples, fácil e rápida informações que possam de alguma maneira ajudar na tomada de decisão de uma empresa de cursos online ou que trabalhe a educação corporativa atrelada à sua cultura empresarial.

Logo, é interessante citar aqui a importância desses relatórios EAD para sua instituição. Como eu disse, com as informações segmentadas de forma inteligente e de fácil visualização através de relatórios EAD, você consegue agilizar sua tomada de decisão visto que você estará munido de todas as informações que precisa para tal.

Essa tomada de decisão, além disso, não é baseada em “achismos”, mas sim é fruto de uma análise crítica prévia do que foi visto em determinado relatório. Desta maneira, você terá também um maior nível de confiança em suas ações, já que estarão respaldadas por informações relevantes e diretas para o seu negócio.

Os relatórios EAD também podem minimizar as chances de possíveis erros que possam ocorrer, visto que, como falei anteriormente, você terá acesso a dados históricos sobre determinado aspecto ou variável que o farão direcionar suas ações de maneira mais assertiva possível.

Seguindo esse raciocínio de diminuição das chances de erros, você pode usar os relatórios EAD para indicar possíveis falhas, seja ela sistêmicas, gerenciais ou até mesmo financeiras,  onde você pode atuar de forma assertiva e efetiva com o empenho de minimizar tais situações.

Enfim, com os relatórios EAD você consegue controlar e otimizar o seu negócio ou projeto e-learning e fazer com que você tenha uma noção real da sua empresa e trabalhar para que os resultados sejam maximizados de forma eficiente. Cada relatório tem uma funcionalidade diferente, e é legal você estar atento aos principais que realmente serão utilizados por você.

Sendo assim, a seguir falarei um pouco mais a respeito dos principais relatórios EAD que você pode utilizar de forma estratégica para melhorar seus resultados e a performance do seu negócio como um todo.

Principais relatórios EAD para o seu negócio

Principais relatórios EAD para o seu negócio

Independente da quantidade de relatórios que serão possíveis serem criados e geridos por sua equipe, tenha em mente que é fundamental estabelecer métricas e indicadores, além de estipular quais os aspectos são mais importantes e que serão levados em consideração nesse processo.

Com relação a um negócio EAD, é interessante estabelecer previamente esses indicadores e segmentá-los de acordo com determinada área em específico. Por isso, separei aqui os principais relatórios EAD que você irá utilizar em sua instituição: relatórios gerenciais, acadêmicos e financeiros.

Relatórios EAD gerenciais

Relatórios EAD gerenciais

Os relatórios gerenciais são muito importante para conhecer o real estado do seu negócio como um todo. Com esses relatórios EAD, é possível extrair informações relevantes para a avaliação empresarial e ajudar na tomada de decisões estratégicas por parte de sua instituição.

Sendo assim, um bom relatório gerencial para EAD é composto por informações sintéticas a respeito de todo o negócio, permitindo ao gestor visualizar de forma rápida e fácil os principais indicadores do negócio.

Entre as principais informações que você precisar ter acesso estão o número total de alunos, número de alunos ativos, novos alunos matriculados, evolução do faturamento no mês e últimas ações do seus alunos.

Ter um dashboard com essas informações fará com que você ganhe tempo e aumente a sua produtividade, tendo uma noção gerencial geral do seu negócio como um todo.

Relatórios EAD acadêmicos

Relatórios EAD acadêmicos

Já os relatórios acadêmicos permitem que você acompanhe todos os passos dos seus alunos, seja para monitorar seu engajamento no curso ou responder rapidamente uma dúvida.

Informações como quantos e quais alunos estão matriculados em um determinado curso, seu progresso nas aulas, quantidade de acessos e data do último acesso são muito importantes para acompanhar estes resultados.

Outro ponto interessante é que você consegue acessar de forma rápida e eficiente as notas dos alunos e ter uma noção do nível de aprendizado dos mesmos.

Conhecer essas informações acadêmicas faz com que você consiga atuar de maneira efetiva na melhoria de desempenho dos seus alunos, através de técnicas que aumentam o engajamento dos mesmos com seus respectivos cursos em que eles encontram-se matriculados.

Relatórios EAD financeiros

Relatórios EAD financeiros

Os relatórios financeiros, por sua vez, são muito importantes para atestar a saúde financeira e econômica de sua instituição.

Existem alguns relatórios EAD bastante relevantes em termos financeiros para um negócio de cursos online, tais como relatório de faturamento bruto (por período específico), faturamento detalhado por curso, extrato de transações financeiras, além dos relatórios EAD de produto e pagamento.

É interessante dizer que esses relatórios são considerados fundamentais para a análise financeira do seu negócio como um todo. Conhecendo essas informações, você consegue trabalhar de maneira muito segura e eficaz o financeiro da sua instituição, não sendo tão essencial maiores conhecimentos e informações sobre o assunto.

Com relação aos tipos de relatórios financeiros, é legal você ter a possibilidade de segmentar o período que você irá buscar alguma informação financeira.

Logo, um dos relatórios mais utilizados nessa questão diz respeito ao faturamento bruto por períodos específicos, onde você consegue ter uma visão geral do seu negócio em um determinado período de tempo.

Outro relatório EAD financeiro importante é o de faturamento detalhado por curso, através do qual você terá uma visão bastante direta sobre quais dos seus cursos te dão um maior resultado em termos de negócio. A partir desse relatório EAD você consegue direcionar melhor seu investimento a partir dos cursos que conquistam os melhores resultados.

O extrato de transações também se mostra muito utilizado por pessoas em um negócio EAD. Esse relatório fornece a você  uma lista com todos os processos de pagamento efetuados na escola, finalizados ou não, com diversos dados detalhados.

Esses dados incluem o aluno, o curso, data da compra, status da transação, forma de pagamento e valor. Além disso, o relatório de extrato de transações te dá um panorama geral em números absolutos das transações da escola, com total de compras confirmadas, pendentes e canceladas, além da proporção entre os meios de pagamento utilizados.

Já com os relatórios financeiros de pagamentos, você poderá acompanhar de forma bastante simples o seu faturamento de maneira segmentada, somado ao fato de que irá visualizar detalhes de todas as comprar realizadas em sua página de venda de cursos online.

Os relatórios financeiros de produto, por sua vez, oferecem a você a possibilidade de acompanhar a performance comercial de cada produto, ou curso online, neste caso, em um determinado período de tempo, seja em volume de vendas ou faturamento.

Logo, tenha certeza que quando você for contratar uma plataforma para cursos online, considere que a mesma precise ter atrelado a ela esses relatórios financeiros aqui descritos para a melhor gestão do seu negócio.

Teste gratuitamente o Edools por 15 dias.


Esses são os relatórios EAD que você irá utilizar de fato em seu negócio ou projeto e-learning.

Com os relatórios gerenciais, acadêmicos e financeiros você terá todas as informações relevantes e pertinentes que você precisa para gerenciar de forma eficiente e otimizada o seu negócio de cursos online.

Logo, certifique-se que ao contratar uma plataforma EAD para o seu negócio, a mesma irá oferecer também esses relatórios EAD que foram citados nesse artigo. Isso fará a diferença na sua instituição e ajudará você a tomar importantes decisões estratégicas.

Caso tenha alguma dúvida a respeito dos principais relatórios EAD necessários para o bom funcionamento de um negócio de cursos online, compartilhe conosco sua opinião, entre em contato com um de nossos consultores ou faça um teste grátis no Edools e veja como gerar e utilizar esses relatórios de forma simples e dinâmica.

Até a próxima!

Como engajar alunos em cursos online
Como criar um curso online: do planejamento até a venda

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Bruno Mendonça

Atualmente é responsável pelo marketing e comunicação do Edools. Já atuou em consultorias de marketing, e-commerce e tem experiência em empresas de educação. É publicitário formado pela ESPM-RJ e possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet.
Ver todos os posts de Bruno Mendonça

Deixe uma resposta