TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Programas para gravar e editar videoaulas


programas para gravar e editar videoaulas

Videoaulas são o principal material das aulas da maioria dos cursos online atualmente. Elas podem ser poderosas ferramentas para transmitir seu conteúdo de forma clara e criar empatia com o aluno. A qualidade dos vídeos é sempre uma preocupação dos professores, que temem uma baixa qualidade de produção seja associada a um nível baixo de conteúdo. O que pode ser a cereja do bolo de um EAD (educação a distância) são os programas para gravar e editar videoaulas.

A boa notícia é que dispomos de diversas ferramentas a nosso alcance e não necessariamente precisamos de uma estrutura profissional para gravar e editar bons vídeos. Podemos começar nós mesmo e alcançarmos resultados bastante satisfatórios.

Pensando nisso, selecionamos neste post os melhores programas para gravar e editar videoaulas EAD.

Um método excelente é alternar imagens suas com uma apresentação feita no próprio computador, através de um “screencast”*, por isso alguns dos programas possuem ótimas funcionalidades para captura de tela do computador. Você pode gravar o áudio da sua aula enquanto passa os slides de apoio, por exemplo.

*screencast é a maneira de demonstrar como algo funciona ou explicar um assunto, através da gravação do que você apresenta na tela do seu computador, incluindo a captura do áudio, enquanto você faz a narração.

Ou pode escolher o caminho convencional e simular uma aula presencial e gravar com uma boa câmera e um bom microfone, afinal, a qualidade do áudio de seu vídeo também é um fator fundamental!

1- CAMTASIA STUDIO

O Camtasia é um software bastante utilizado para gravar e editar videoaulas. Ele tem funcionalidades bastante completas e apresenta resultados muito bons. No início, pode parecer um pouco confuso para usuário mais iniciantes. Mas rapidamente você percebe que o programa, na verdade, é bem fácil de usar. Inclusive, um de seus maiores pontos positivos é o grande auxílio que ele dá ao usuário.

2- SCREENFLOW

A grande estrela do Screenflow é mesmo a captura de tela. A funcionalidade funciona muito bem e se alia à uma edição fácil e rápida dos vídeos. O programa também possui uma série de tutoriais e demonstrações para auxiliar o usuário. Isso talvez nem seja necessário, pois sua facilidade de uso rendeu, em 2008, o prêmio de melhor aplicação do ano para OS X, concedido pela própria Apple. O Screenflow é a nossa principal escolha entre os programas para gravar e editar videoaulas.

3- WINDOWS MOVIE MAKER

Às vezes controverso, o Windows Movie Maker ainda é uma boa opção para iniciantes em edição de vídeos. É uma opção extremamente simples para começar, além de ser grátis e vir previamente instalado com a maioria dos computadores Windows. Para quem quer avançar um pouco com suas videoaulas talvez não seja o ideal, mas pode funcionar muito bem para quem está começando.

4- IMOVIE

De certa forma, é o equivalente do Windows Movie Maker para Mac. Isto porque é desenvolvido pela própria Apple e, apesar de não ser de graça, é relativamente barato. O iMovie também é ótimo para iniciantes e é um pouco mais avançado que o seu companheiro da Microsoft. Também uma excelente opção para quem está começando e editar suas videoaulas.

5- CYBERLINK POWERDIRECTOR

Voltando às opções de programas para gravar e editar videoaulas um pouco mais robustas, o Cyberlink PowerDirector é bastante popular por entusiastas da área. Como o Screenflow e o Camtasia, eles estão no meio do caminho entre programas profissionais e iniciantes. Tem funcionalidades bem completas e impressiona pela velocidade de processamento durante a edição. Sua função MultiCam também é interessante, pois você pode utilizar diversas filmagens na edição ao mesmo tempo.

Atualização a partir de sugestões nos comentários

6- ACTIVEPRESENTER

Uma ótima opção também é o ActivePresenter, que é muito similar ao Camtasia Studio, com a vantagem de ter uma versão gratuita. Nesta versão o usuário pode exportar seu trabalho para arquivos PNG, JPEG, AVI, MPEG4, WMV, WebM, MKV e também para SCORM 1.2, SCORM 2004. Nas versões pagas o usuário pode exportar para outros formatos, mas o que a versão grátis oferece é mais que suficiente para quem deseja produzir vídeo-aulas gravando as telas do computador. Vale a pena fazer o teste!

7- OCAM

Software totalmente gratuito e simples de ser utilizado. É uma boa opção para quem está começando e ainda precisa se familiarizar com programas para gravar e editar videoaulas.

8- SONY VEGAS

Sony Vegas Pro é uma ferramenta de edição de vídeo voltada para o público profissional. Com ela, é possível fazer ajustes finos no vídeo e no áudio do arquivo de mídia. Além disso, ela possui uma vasta compatibilidade para trabalhar com discos Blu-ray, tecnologia 4K e edição personalizada de conteúdo.

Apesar de orientado a profissionais do ramo, o Sony Vegas também é excelente para quem quer dar um tratamento especial à produção que realiza. O programa faz capturas de alta qualidade e apresenta ainda mais de 300 efeitos e transições.

O programa não opera com alguns formatos comuns para exportação, como o AVI e o MP3, mas é possível criar vídeos com qualidade profissional para compartilhar nas redes sociais (Facebook e YouTube) e para os players mais importantes do mercado: Windows Media Player e QuickTime.

9- ADOBE PREMIERE

Com as ferramentas do Adobe Premiere, é possível capturar tanto vídeos digitais, como vídeos analógicos (películas). Também é possível decupar, ou seja, separar o filme em cenas ou tomadas para criar a narrativa do projeto.

O Premiere é excelente para isso, e suas ferramentas agilizam ainda mais esse processo. Por exemplo, com as ferramentas do Premiere é tornar os frames do filme visíveis no tamanho que quisermos, de modo a facilitar a seleção e o corte.

O Premiere também contempla alguns efeitos e recursos que visam fazer correções leves nos projetos.

10- VIDEOSPIN

O VideoSpin é uma ferramenta gratuita desenvolvida pela Pinnacle Systems. O VideoSpin é um editor “semi-profissional”, por isso ele é recomendados para usuários que precisam fazer vídeos mais completos que no Movie Maker, mas não possuem tempo para aprender a usar o Adobe Premiere e o Vegas Pro.

Ele permite que o editor trabalhe com um sistema não linear de edição, utilizando ferramentas de corte práticas e rápidas de usar.

11- YOUTUBE EDITOR

Se você prefere ir pro lado mais básico e não fazer download de nenhum dos programas acima, você tem ainda a opção de editar seu vídeo de forma online, diretamente pelo editor de vídeos do YouTube. Sim, o próprio YouTube tem um editor de vídeos online.

Você pode juntar vários vídeos, fazer cortes, adicionar legendas e já publicar o conteúdo no YouTube, sem complicação. Ele só não oferece recursos de efeitos, mas já quebra o maior galho para uma rápida edição.

12- LIGHTWORKS

Existem duas versões do Lightworks, mas em especial irei citar a versão gratuita. O lightworks é uma ótima opção para gravar e editar videoaulas de maneira rápida e prática, uma vez que o grande diferencial está justamente na otimização do aumento da velocidade, desde a aplicação de filtros e efeitos até a renderização dos conteúdos.

Ele ainda garante bons resultados em inserção de textos, integração com outros softwares de efeitos especiai, exportação dedicada a serviços online e ainda possui a ferramenta de aplicação de filtros/efeitos em tempo real.dos criados através do mesmo.

O Lightworks é uma das opções grátis para edição de vídeo mais potentes do mercado. Já foi usado por grandes estúdios do cinema e, ao mesmo tempo, serve como uma luva para quem está começando a mexer com edição. Com um pouco de esforço, dá para fazer projetos completos e profissionais.

Conclusão

Após escolher um dos programas para gravar e editar videoaulas, é hora de fazer um planejamento de roteiro, definição de público-alvo, assunto a ser abordado, entre outros detalhes. Quanto mais você se programar, melhor o resultado será. Afinal, um bom conteúdo não significa tudo, pois é o conjunto de um bom vídeo, áudio, conteúdo e edição que fazem uma videoaula eficiente.

Tem mais alguma outra sugestão de programas para gravar e editar videoaulas? Compartilhe conosco nos comentários, ficaremos felizes em saber.

Continue acompanhando nossos artigos, estamos em busca contínua de ajudá-los a aprimorar cada vez mais o seu EAD em diversos aspectos.

Até a próxima!

Ensino a distância não é só uma questão de comodidade
A evolução do ensino à distância até os dias de hoje

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Comentários (10)


  1. 05/06/2015 às 17:01

    Uma ótima opção também é o ActivePresenter, que é muito similar ao Camtasia Studio, com a vantagem de ter uma versão gratuita. Nesta versão o usuário pode exportar seu trabalho para arquivos PNG, JPEG, AVI, MPEG4, WMV, WebM, MKV e também para SCORM 1.2, SCORM 2004. Nas versões pagas o usuário pode exportar para outros formatos, mas o que a versão grátis oferece é mais que suficiente para quem deseja produzir vídeo-aulas gravando as telas do computador. Vale a pena testar!

  2. Fernando Pacheco
    17/07/2015 às 14:32

    Também sugiro o aplicativo oCam, que é gratuito.

    • Rafael Carvalho
      17/07/2015 às 21:17

      Eu não conhecia o oCam Fernando, muito obrigado pela dica. Ela é uma boa contribuição para o post.

  3. 13/11/2015 às 10:50

    Uma segunda opção vem simples e barata para Windows é o DEBUT, este software tem a vantagem de ser bem pequeno para instalação e se você estiver em um Hotel, em um dia chuvoso com uma internet ruim .. 🙂 pode ser uma ótima opção para gravar sua tela do PC

  4. 26/02/2016 às 09:41

    Olá, eu utilizo o Sony Vegas e tenho conseguido ótimos resultados. O programa é bem conhecido mas não foi citado, algum motivo específico?

  5. 23/03/2016 às 19:46

    Obrigado pelo post Mauricio! Não conhecia o ocam, vou testar aqui, o camtasia é muito bom também! Valeu!

  6. 19/04/2016 às 14:57

    O Filmora é uma excelente opção para quem deseja a edição profissional, sem conhecimentos técnicos.

  7. 30/07/2016 às 14:55

    Existe uma opção simples e free para capturar vídeos em Windows, é o AutoScreenRecorder Free.

  8. 09/05/2017 às 17:33

    Legal que o Active Presenter, permite que você crie aulas interativas com avaliações práticas. Você pode criar uma simulação inteira de um procedimento no computador. Muito bom.

Deixe uma resposta