TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Como fazer produção de conteúdo para cursos online?


produção de conteúdo para cursos online

Como fazer produção de conteúdo para cursos online?

Muitas pessoas que buscam por uma plataforma LMS acham que o maior desafio que encontrarão em um projeto EAD diz respeito a tecnologia. O Edools é a prova viva que desmitifica essa teoria. O que percebo hoje sobre o que de fato as pessoas encontram maior dificuldade, nesse sentido, é como fazer a produção de conteúdo para cursos online.

Se você tem dúvidas a respeito de como fazer a produção de conteúdo para cursos online, esse artigo foi feito para você. Ele é também uma continuação do artigo Produção de conteúdo EAD: planejamento para cursos online, que trata da etapa de pré-produção, onde mostro como você pode se planejar de forma eficiente para criar um curso online de sucesso.

Antes de começar a falar sobre como fazer a produção de conteúdo para cursos online, é importante citar aqui alguns dos diversos benefícios que as videoaulas trazem para o ensino online como um todo e que, caso a mesma seja produzida de forma eficaz, pode ser o grande diferencial competitivo do seu negócio EAD.

Nesse sentido, muito além de proporcionar um processo de aprendizagem mais eficiente, visto que estudos indicam que 8 em cada 10 pessoas aprendem mais através de estímulos audiovisuais, as videoaulas auxiliam diretamente na interação com o aluno.

Logo, com uma grande riqueza de conteúdo proporcionado através das videoaulas, é possível utilizar gráficos, animações, slides e sons para acrescentar interatividade, motivação, engajamento e até mesmo diversão nas aulas.

Além disso, a flexibilidade também é considerada uma das grandes razões para que você utilize videoaulas em seu EAD. Estudar na hora que quiser e onde estiver é na verdade um dos maiores benefícios para os alunos EAD. Além disso, o aluno pode interromper a aula e voltar a ela quando quiser, assim como assisti-la mais de uma vez sempre que for de seu desejo.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

A possibilidade de aprendizado personalizado também é um benefício de extrema relevância. Isso porque é fato que ninguém aprende da mesma forma e no mesmo tempo. É legal aqui também que o tutor EAD tenha noção disso para que o professor de tutoria a distância seja feito da melhor maneira possível, sempre pensando no melhor aproveitamento do aluno.

Algumas pessoas, nesse sentido, precisam buscar mais referências para entender um conceito, outras precisam de mais tempo para assimilar o conteúdo, outras precisam fazer esquemas da matéria, enfim, cada pessoa em específico tem sua forma de consumir conteúdos e trabalhar isso de forma personalizada se mostra como fundamental.

Enfim, os modos de aprendizagem são vários e com as videoaulas o alunos tem a liberdade de se organizar da forma que lhe for mais eficiente: ele é livre para interromper a aula e fazer anotações, parar a aula e refletir sobre o assunto, assisti-la novamente outro dia, sempre no seu tempo e da forma que lhe é mais conveniente.

E, para fechar essa discussão sobre os benefícios das videoaulas, podemos dizer que com elas é muito mais fácil e simples de uma empresa ou instituição de ensino em geral gerar receita em si, visto que um conteúdo transmitido por meio de videoaulas oferece a possibilidade de expandir a atuação da instituição e ampliar o número de alunos.

Logo, podemos dizer que o avanço da tecnologia na educação proporcionou diversos benefícios para as videoaulas EAD. Nesse caso, é de grande valia para o seu negócio EAD como um todo que você produza videoaulas de qualidade que consiga transmitir a ideia dos conteúdos que você queira oferecer da melhorar forma possível.

Nesse sentido, uma das primeiras dúvidas que surgem a respeito de como fazer a produção de conteúdo para cursos online diz respeito a produção interna ou terceirizada. No próximo tópico, vou analisar as diferenças, benefícios, vantagens e desvantagens sobre cada uma dessas possibilidades para que você consiga escolher qual a melhor forma para você utilizar no seu negócio.

Qual o melhor: produção de conteúdo para cursos online interna ou terceirizada?

Como fazer produção de conteúdo para cursos online?

Após você planejar a produção de conteúdo para cursos online, quando chega o momento de realmente começar a produção em si surge a dúvida: contratar uma equipe para isso ou investir na terceirização desse serviço? Qual seria a opção mais viável? Montar um time interno com colaboradores com dedicação exclusiva ou contratar um time externo mais especializado?

A principal vantagem de uma equipe interna é conhecer as necessidades imediatas da empresa. No entanto, os gastos são altos, tanto com treinamento dos profissionais como com contratação de CLT, equipamentos, alocação de espaço, montagem da estrutura, etc.

Já uma equipe terceirizada possui a desvantagem de não estar tão bem informada sobre questões internas e necessidades da empresa, mas a vantagem de ser uma opção mais rentável, sendo indicada principalmente para pequenas e médias empresas.

Se você já tiver uma equipe que consiga produzir as videoaulas talvez seja interessante você usá-la para tal. No entanto, se você tiver que contratar uma equipe para fazê-lo, talvez seja melhor fazer a produção de conteúdo para cursos online através de empresas terceirizadas especialistas no assunto, como é o caso da Contentools.

Após a escolha sobre quem fará a produção de conteúdo para cursos online do seu negócio EAD, vale conferir algumas dicas que separei para que a produção em si seja feita da melhor maneira possível.

Teste gratuitamente o Edools por 15 dias.

Dicas para gravar videoaulas de sucesso

Como fazer produção de conteúdo para cursos online?

Após conhecer os benefícios de se investir em videoaulas no seu EAD, além de escolher a forma de produção de conteúdo para cursos online (interno ou terceirizado), falarei agora sobre as principais dicas para gravar videoaulas.

Como eu disse, uma das grandes vantagens em se utilizar videoaulas em seu EAD é justamente porque é uma excelente forma de se economizar. Ora, se você tiver um cenário bem arrumado e seguir as dicas que eu der aqui, você pode inclusive gravar boas videoaulas em sua própria casa.

É claro que para isso são necessários alguns cuidados extras com a qualidade. Mas é possível sim fazer um vídeo em casa com ótimos resultados sem investir em muitos equipamentos para gravar videoaulas. Logo, para te ajudar nessa questão, confira as dicas a seguir e veja como é fácil gravar videoaulas de qualidade e ter sucesso com elas.

Utilize uma linguagem apropriada ao seu aluno

Pode até parecer exagero da minha parte, mas é bastante normal encontrar videoaulas, ou até mesmo vídeos em geral, em que a linguagem utilizada pelo instrutor é totalmente inadequada ao público ao qual o vídeo é destinado.

Muitas vezes, o excesso de gírias faladas pelo instrutor acaba por comprometer diretamente a qualidade da videoaula. Em outros momentos também é o uso de um vocabulário muito refinado e técnico, inadequado para alunos que são de uma faixa etária mais baixa e pouco acostumados a esse tipo de discurso.

Por isso, acerte o tom da aula de acordo com o seu público e não deixa que isso se torne um obstáculo para você e para o sucesso do seu projeto EAD.

Seja sempre objetivo

Coloque-se sempre no lugar dos seus alunos e tente ser direto nas informações que você deseja transmitir ao fazer a produção de conteúdo para cursos online.

Em outras palavras, você não precisa ficar enrolando ou estendendo um conteúdo só para que tenha um determinado número de minutos para se chegar no mesmo lugar. Seja direto, objetivo e você verá como você conseguirá engajar alunos EAD com o conteúdo produzido.

O aluno está ansioso pelas respostas e além disso possui um tempo determinado para os estudos online. Por isso, vá sempre direto ao ponto e seja claro. Isso não quer dizer que você deva ser raso nos tópicos trabalhados, mas sim apenas que enrolar muito para chegar ao ponto que realmente deve ser discutido pode irritar o aluno e dificultar o aprendizado.

Escolha um ambiente agradável e silencioso

Um dos grandes problemas na produção de conteúdo para cursos online diz respeito aos ruídos que podem existir nos vídeos, visto que na maioria das vezes os mesmos atrapalham na hora da gravação.

Deste modo, busque sempre gravar suas videoaulas em lugares calmos, silenciosos e em horários de pouco movimento para que não haja ruídos ao fundo proporcionando, com isso, uma maior qualidade para os seus conteúdos.

Um áudio ruim é definitivamente algo que desestimula qualquer aluno em cursos online. Você já procurou prestar atenção em alguma coisa, seja ela qual for, com algum tipo de ruído ao fundo? É bem chato. E se o som estiver baixo demais, o aluno não consegue ouvir direito, mesmo com o volume do computador no máximo.

Por isso, é extremamente necessário que você redobre a atenção com relação a isso quando for trabalhar o som da sua videoaula. Procure lugares silenciosos e faça um teste prévio para saber se a filmagem está pegando algum ruído externo, se você consegue ouvir bem o instrutor, entre outros.

Alguns barulhos que parecem inofensivos em um primeiro momento podem gerar um grande ruído, como o som do ar condicionado, por exemplo. Deste modo, fique atento a essas dicas e evite problemas com os seus alunos nesse sentido.

Tenha cuidado com o fundo do vídeo

Deixe o lugar da gravação limpo e organizado. Nunca descuide do fundo onde a pessoa está sendo filmada, pois esse é um detalhe de extrema relevância para a produção de conteúdo para cursos online.

O aluno pode se distrair de várias formas dependendo do grafismo ou dos objetos que estão no fundo da cena. A pessoa que estiver assistindo pode perder mais tempo olhando a parede do que o primeiro plano e isso pode ser uma grande ameaça ao processo de aprendizado.

Logo, é importante que você não decore o ambiente com objetos que possam distrair a sua atenção ou a do expectador. Sempre se coloque no lugar do aluno, como eu já disse aqui. A empatia muitas vezes gera bom senso.

Já pensou assistir a uma videoaula e não conseguir tirar os olhos de algum objeto reluzente no fundo do cenário? Não está nada fácil se concentrar hoje em dia e você precisa que seu aluno esteja 100% imerso no seu conteúdo.

Sendo assim, preste atenção no seu cenário e mais do que isso: planeje-o. Monte um cenário simples, sem muitos objetos além do professor. Uma boa dica nesse caso é sempre pensar que menos é mais. Prefira uma parede branca e lisa como cenário e no máximo, um ou dois elementos (não muito chamativos) no quadro.

Pense na iluminação

Uma boa iluminação é um elemento considerado fundamental para a produção de conteúdo para cursos online, mais especificamente videoaulas. Como você sabe, a luz ambiente é bastante diferente da luz artificial, logo, você deve se atentar a investir em um equipamento básico para tal.

No entanto, é claro que se você utilizar luz ambiente você não precisará investir em equipamentos de iluminação, mas as vezes fica complicado depender do tempo climático para fazer a produção de conteúdo para cursos online.

No entanto, é fundamental que se você utilizar a luz ambiente, a câmera deve sempre ser posicionada de costas para o sol, onde o mesmo iluminará bem o instrutor que estaria gravando o vídeo.

Quais equipamentos são necessários?

EQUIPAMENTOS PARA produção de conteúdo para cursos online

Para fazer a produção de conteúdo para cursos online e gravar videoaulas, você não precisa de muitos equipamentos, basicamente um microfone, uma câmera e, é claro, um computador. No entanto, na hora de comprá-los todo cuidado é pouco. Por isso, separamos algumas orientações que podem te ajudar na hora de adquirir esses materiais.

Procure uma boa câmera

Uma câmera profissional é um produto relativamente caro, mas lembre-se de que ela é peça essencial para a construção de uma videoaula com qualidade.

A notícia boa é que existem no mercado modelos semiprofissionais vendidos a preços considerados razoáveis e que, com certeza, vão garantir a qualidade do vídeo. Existem, inclusive, algumas câmeras que filma em HD (High Definition) com preços bastante acessíveis que você pode aproveitar.

Algo bastante importante de fazer antes de comprar a câmera para fazer a produção de conteúdo para cursos online é avaliar os recursos que a câmera possui o que você realmente precisa.

Posso te garantir que nem sempre a câmera mais cara é aquela que vai te oferecer o melhor resultado final, ou até mesmo o melhor custo-benefício. Na grande maioria dos casos, posso garantir a você que uma boa câmera semiprofissional já vai te ajudar e muito nesse processo.

Existem muitos modelos e marcas no mercado, mas é essencial que as filmagens sejam feitas em HD. Ter um modelo com visor giratório de LCD ajuda também na hora de gravar. Última dica: aconselhamos as câmeras que venham com um tripé.

Invista em um microfone

Se você depender do microfone da câmera que você adquiriu, você pode passar por alguns problemas. Isso porque, como muitos sabem, os microfones das câmeras atuais não são essenciais para gravações desse nível e, na maioria das vezes, deixam o áudio abafado e muitas vezes incompreensível.

Desta maneira, para que você não tenha problemas com relação a isso, faz se necessário que investir em um bom microfone.

O ideal aqui é que você compre um microfone de lapela devido ao custo-benefício, visto que o mesmo capta somente a voz da pessoa que fala próximo ao aparelho e, por isso, se mostra bastante eficaz nesse caso.


Para que o processo de produção de conteúdo para cursos online se torne completo, você precisa conhecer programas para fazer a gravação e edição de videoaulas.

Para te ajudar nesse sentido, sugiro a leitura do artigo: Programas para gravar e editar videoaulas. Neste artigo, selecionamos os melhores programas do mercado EAD para esse tipo processo, tanto para computadores Windows quanto para Macs.


produção de conteúdo cursos online

Enfim, espero ter podido te ajudar no processo de como fazer a produção de conteúdo para cursos online. Aqui, mostrei as principais diferenças, vantagens e desvantagens de fazer a produção de conteúdo com equipe interna e terceirizada, forneci algumas dicas para gravar videoaulas de sucesso, além de mostrar os principais equipamentos necessários para tal.

Esse tema foi retratado em um ebook do Edools produzido em parceria com a Contentools, onde foram oferecidas informações de forma mais específica a respeito da produção de conteúdo para cursos online. Caso tenha interesse, sugiro a leitura desse ebook gratuito: Como produzir conteúdos de sucesso para cursos online.

Após você fazer a produção de conteúdo para cursos online, o ideal é você buscar no mercado uma plataforma e-learning completa, robusta e personalizada em que você possa em um único lugar hospedar, gerenciar e vender cursos online de forma personalizada de acordo com a sua identidade.

Deste modo, convido você a testar o Edools gratuitamente por 15 dias, sem compromisso, onde você poderá criar sua própria instituição de ensino online e confirmar na prática o que estou falando. Para criar sua conta grátis, é só clicar no link: Testar o Edools grátis!

Caso tenha alguma dúvida sobre produção de conteúdo para cursos online, entre em contato conosco ou ainda compartilhe sua opinião sobre esse artigo através de um comentário.

Espero que eu tenha conseguido ajudar você no seu projeto EAD!

Até a próxima!

Educação a distância e sua importância para o futuro da educação
Produção de conteúdo EAD: planejamento para cursos online

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Bruno Mendonça

Atualmente é responsável pelo marketing e comunicação do Edools. Já atuou em consultorias de marketing, e-commerce e tem experiência em empresas de educação. É publicitário formado pela ESPM-RJ e possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet.
Ver todos os posts de Bruno Mendonça

Deixe uma resposta