TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Como aumentar as vendas de um preparatório online


Como aumentar as vendas de um preparatório online

O mercado de educação a distância (EAD) é promissor, pois as tecnologias digitais facilitam a produção, a distribuição e o acesso aos materiais educativos. Um curso preparatório online é o exemplo perfeito disso, pois ele aproveita esse cenário para fornecer opções rápidas de qualificação e faturar com esse mercado.

Porém, um dos grandes desafios de pessoas que buscam empreender um negócio EAD próprio diz respeito a venda de um curso preparatório online. Muitas ações são feitas, mas na maioria das vezes, sem um planejamento bem estruturado, não vão para frente.

É um fato inegável que o ensino a distância está crescendo cada vez mais. Somente no ano passado foram investidos US$ 1,12 bilhões nesta modalidade de ensino  em todo o mundo. De acordo com o último Censo EAD foram ofertados quase 20 mil cursos à distância nos últimos dois anos, gerando um total de mais de 3 milhões de novas matrículas em todo o país.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Muitas pessoas buscam como vender um preparatório online de forma eficiente. Para dar início, já te digo que trabalhar com os principais canais de comunicação se mostra muito importante, mas não é o suficiente. É preciso se planejar para isso e elaborar uma estratégia prévia para que você tenha o sucesso esperado. Existem também, somado a este fato, alguns recursos que são essenciais nesse processo.

Esses recursos são muitas vezes passados despercebidos em uma estratégia de venda de um preparatório EAD e, por isso, merecem ser analisadas. Trata-se da personalização da plataforma de ensino a distância e a otimização da página de venda (e-commerce).

O grande erro que muitas pessoas cometem nesse caso é focar simplesmente na divulgação e esquecer do resto. O ideal aqui é se utilizar de todos os recursos disponíveis de forma integrada e bem estruturada visando melhorar seus resultados e vender cursos online de maneira mais eficaz.

O grande problema é que apenas um bom conteúdo por si só, não é o suficiente para aumentar as vendas de um preparatório.

Existem outros fatores muito importantes os quais falaremos ao longo deste artigo. Portanto, listamos as melhores dicas para aumentar as vendas de um preparatório online e consequentemente os lucros, seja você uma empresa de conteúdo, ou um criador autônomo.

1- Ofereça uma demonstração do seu preparatório online

Essa prática é vantajosa por pelo menos duas razões: tirar a desconfiança do usuário sobre a experiência de aprendizagem e mostrar a qualidade do conteúdo.

Existem diversas estratégias de promoção do curso por meio de degustação. Há quem libere um ou dois módulos e guarde o restante para quem comprar. Também há quem aposte em liberar um curso inteiro de graça para atrair os visitantes ao portal e incentivá-los a comprar outros treinamentos.

A escolha depende de como você gerencia seu negócio.

Outro ponto importante é disponibilizar vídeos no YouTube com um trecho interessante das aulas de seu preparatório online é uma forma de instigar os possíveis clientes (alunos) e dar uma amostra da sua didática. Da mesma forma vale para a publicação de artigos e demais tipos de conteúdo gratuito que você possa disponibilizar.

Fica a dica: quanto mais você escreve ou fala sobre um determinado assunto na internet, mais você irá ser reconhecido como uma referência neste segmento, fazendo com que as pessoas se interessem a aprender cada vez mais com você.

2- Tenha os benefícios de seu preparatório listados

Nunca deixe de listar os benefícios que o seu preparatório online irá proporcionar. Lembre-se que as pessoas procuram por soluções para os seus problemas e só investirão o seu dinheiro em propostas que realmente ofereçam vantagens.

Ao escrever a descrição do curso no portal, deixe claro o que o aluno aprenderá com aquele conteúdo. Ainda melhor se você destacar os benefícios trazidos por aquela aprendizagem.

Outra sugestão é disponibilizar informações como a carga horária, grade curricular, avaliações, recursos e quem serão os professores devem estar muito claras para quem procurar o seu preparatório.

Peguemos como exemplo um curso de JavaScript básico: “Você aprenderá os fundamentos dessa linguagem, como tipos de dados, variáveis e algoritmos. Ao final, você será capaz de desenvolver aplicativos web simples baseados em JavaScript e encarar os desafios do mercado de trabalho!”.

3- Publique depoimentos favoráveis

Nada tem mais peso para os internautas do que a opinião de outros usuário na Internet. Então, aproveite desta tendência ao publicar depoimentos dos alunos na página do seu preparatório ou no portal. E lembre-se: não use testemunhos falsos.

Estimular os seus alunos atuais a avaliar o seu curso e publicar os depoimentos positivos também será uma boa escolha. Aproveite o poder das redes sociais para interagir com os alunos e colher depoimentos.

Conforme a estrutura do site, é possível permitir que os próprios alunos postem comentários. Isso traz ainda mais credibilidade e ajuda a aumentar as vendas de um preparatório online.

4- Divulgação

Usar a Internet para divulgar produtos hoje não é um diferencial competitivo, e sim uma “obrigação”. Ou as empresas fazem isso ou desaparecem do mercado, não há saída, principalmente se forem empresas que vendem diretamente para o consumidor final as conhecidas como “B2B”.

Um dos grandes desafios de pessoas que buscam sobre como aumentar as vendas de um preparatório online é a divulgação. Seja por não usar todos os canais disponíveis ou por não usar de maneira correta, esse tema se mostra como um dos grandes obstáculos em negócios EAD.

Como dizem, “a propaganda é a alma do negócio”, e é mesmo!

Com uma divulgação bem estruturada, é possível que você crie formas diferentes para os seus alunos em potencial encontrarem e se matricularem no seu preparatório online.

Para isso existem diversas maneiras de você trabalhar a divulgação para seu preparatório online. Para criar uma ampla rede de divulgação, você pode utilizar os seguintes canais:

YOUTUBE

O YouTube tem mais de 1 bilhão de usuários. Todos os dias são assistidas 300 milhões de horas em vídeos nesta plataforma.

Para você ter uma ideia, isso equivale a 41 mil anos ininterruptos. Ainda tem dúvida com relação a necessidade da sua empresa estar lá?

Utilize o YouTube para divulgar vídeos promocionais ou até mesmo de demonstração sobre o seu curso. Isso poderá ser uma boa forma de envolver o seu aluno para que ele opte pelo seu curso frente ao seu concorrente.

Portanto, crie um canal no YouTube e compartilhar os seus vídeos (seja de divulgação, demonstração ou até mesmo de alguma aula experimental) em outros canais, como redes sociais e e-mail marketing.

E-MAIL MARKETING

Muitas pessoas acreditam que email marketing é uma técnica de vendas ultrapassada, porém, o email marketing pode ser um recurso muito utilizado por empresas. E, para quem trabalha com cursos EAD não pode ser diferente, ainda mais porque o custo-benefício se mostra bastante eficaz.

O email é o canal de comunicação fundamental para você aumentar as vendas de um preparatório online. Mesmo os blogs precisam seguir regras de SEO (Search Engine Optimization) e coisas do tipo, em um email, o contato pode ser feito um a um (se usado corretamente), o que dá um toque pessoal às suas mensagens.

BLOG

O blog é seu espaço na Internet, um espaço onde você pode fazer o que quiser e como quiser.

Isso é uma grande vantagem, pois te evita sérios problemas. Por exemplo, redes sociais mudam bastante e entre uma atualização e outra, todo seu trabalho pode ser jogado por água abaixo. No blog não.

Coloque demonstrações e prévias dos seus cursos, e disponibilize alguns conteúdos para sua audiência.

Utilize um blog e forneça aos seus alunos em potencial, artigos e informações relevantes sobre o assunto do seu curso para engajar ainda mais o público do preparatório.

DIVULGAÇÃO

As redes sociais são as mais utilizadas por empreendedores de negócios de cursos online, até mesmo pela facilidade em se inserir nesses canais, pois você tem a oportunidade de estimular um relacionamento mais próximo com os seus alunos e os potenciais.

Só o Facebook conta com aproximadamente 1,3 bilhão de usuários. Uma em cada 6 pessoas no mundo estão conectadas à rede.

Criar uma página nesta rede para sua marca e interagir com seus clientes e prospectos será mais do que importante para aumentar as vendas do seu preparatório.

E-COMMERCE (Página de vendas)

Um ponto crucial também para aumentar as vendas de um preparatório online diz respeito a ter uma página destinada a e-commerce que seja otimizada e bem estruturada para venda.

Uma plataforma EAD completa e robusta proporciona as mais diversas possibilidades para se criar, gerenciar e vender os cursos de maneira eficiente.

Com ela, você pode atuar com produtos altamente vendáveis a partir de uma página exclusiva para divulgar sua loja online de um preparatório, e ainda contar com relatórios personalizados de suas vendas.

Também é possível oferecer ao seu aluno:

  • Diferentes formas de pagamento
  • Cupons de desconto
  • Relatórios financeiros
  • Aulas experimentais
  • Informações detalhadas sobre os cursos

Tudo isso deve ser disponibilizado com uma interface funcional e bonita, adaptada para todos os tamanhos de tela (responsivo).

O ideal é integrar os recursos disponíveis de divulgação com uma plataforma EAD completa e personalizada, além de um e-commerce bem estruturado e com diversas possibilidades de integrações.

ESCOLHA UMA BOA PLATAFORMA DE ENSINO

Escolher uma plataforma EAD para criar o seu preparatório online e consequentemente aumentar as vendas deste, será uma das etapas mais importantes do seu negócio. Você deve observar fatores como a forma de carregamento de vídeos, as possibilidades de interação com os alunos e todos os tipos de acesso que a plataforma oferece.

O uso de uma plataforma EAD proporciona não só um melhor aproveitamento para os usuários, como auxilia na agilidade de diversos processos. Por isso, é fundamental que a escolha desta seja de tamanha eficiência.

Com uma tecnologia excepcional, o Edools possui a plataforma EAD mais completa do mercado. Onde é possível personalizar, gerenciar e hospedar seus cursos online de forma simples e dinâmica.

Veja como ter a melhor tecnologia na educação a distância pode ser o diferencial para o seu preparatório, através de um teste grátis por 15 dias gratuitos clicando no botão abaixo:

Teste gratuitamente o Edools por 15 dias.

Se houver alguma dúvida sobre como aumentar as vendas de um preparatório online, entre em contato conosco ou sinta-se à vontade para deixar um comentário no final desta página!

Vídeos com menos de 10 minutos engajam até 27x mais
Oferta de novos serviços: como impulsionar uma empresa

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Rafaela Espíndola

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Faz parte do time de Marketing e Comunicação do Edools. É apaixonada por criação e inovação. Não consegue esconder que é canceriana dos pés à cabeça.
Ver todos os posts de Rafaela Espíndola

Deixe uma resposta