TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Como fazer a precificação de cursos online?


Precificação de cursos online

Muitas pessoas que tem interesse em criar um curso online ou já estão iniciando um projeto EAD tem muitas dúvidas a respeito de como fazer a precificação de cursos online. Muitas delas, inclusive, já começaram a vender cursos online, mas estão encontrando sérios problemas nesse aspecto e não sabem o motivo.

Por muitas vezes, o grande problema neste caso é que a precificação de cursos online está sendo feita de maneira incorreta, seja por não ter sido feito um estudo prévio de mercado, do público-alvo ou até mesmo porque estão sendo praticados valores supervalorizados, diminuindo, com isso, as chances de você conseguir novas matrículas para o seu curso online.

Deste modo, se você se encontra em um desses momentos no seu negócio ou projeto e-learning, você precisa de uma ajuda o quanto antes.

Pensando nisso, criei esse artigo como forma de guiar pessoas como você que tem dúvidas a respeito de como fazer a precificação de cursos online e acabar com os possíveis problemas que você poderá encontrar caso não fazê-lo de forma eficiente.

Aqui, vou te mostrar um passo a passo bem legal para que você possa seguir e começar a pensar na precificação de cursos online de uma maneira muito mais estratégica para o seu negócio como um todo. Tenho certeza que você irá colher excelentes frutos com essas dicas.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Como fazer a precificação de cursos online?

A tarefa de como fazer a precificação de cursos online exige bastante estudo e análise dos fatores externos que podem afetar a tomada de decisão do aluno EAD nesse processo e fazer com que o mesmo não se matricule em um dos seus cursos.

Nesse sentido, vou dar aqui algumas dicas para que você defina os preços dos cursos online do seu negócio da forma mais estratégica e eficiente possível, não se baseando em achismos para tal, visto que esse é um dos grandes erros que você pode cometer com relação a este assunto.

Logo, a seguir falo um pouco mais sobre alguns pontos importantes para você pensar a precificação de cursos online e agir de maneira mais inteligente e planejada.

Analise os seus concorrentes

Como fazer Precificação de Cursos Online

Um dos pontos chaves para fazer a precificação de cursos online diz respeito a conhecer profundamente como os seus concorrentes estão trabalhando nesse aspecto.

Nesse caso, vale muito você fazer uma pesquisa com os principais concorrentes do seu negócio, ou que ofereçam cursos similares, para ter a percepção de como os seus concorrentes estão definindo os preços dos seus cursos para que você consiga ter uma ideia de como você fará a precificação dos seus.

O ideal aqui é você não estipular um valor nem muito acima nem muito abaixo da média que o mercado pratica, justamente para que os seus alunos em potencial não achem que o seu curso online é inferior aos demais, para caso o seu preço esteja muito abaixo do mercado, ou que seja para um público mais ainda especializado, para caso você trabalhar com a sua precificação de cursos online muito acima dos demais players no mercado.

Equiparar os preços do seu negócio EAD com os dos seus concorrentes pode ser uma boa forma para que você não fique em desvantagem no mercado para cursos online semelhantes aos seus. Pense nisso com carinho na hora de precificar os seus cursos online.

Além disso, é importante você fazer essa análise de preços em comparação ao que os cursos concorrentes oferecem além para os alunos em termos de recursos e benefícios. A partir dai você começa a pensar de maneira cada vez mais estratégia, pois começará a pensar na ideia de custo-benefício que cada curso em específico oferece aos alunos em potencial.

Faça a análise dos seus concorrentes, verifique o que eles oferecem aos alunos em termos de benefícios que de alguma forma justifiquem o posicionamento de preços e, com essas informações em mãos, comece a pensar em uma precificação de cursos onlineque faça sentido para você e para os seus alunos em potencial.

Conheça o seu aluno em potencial

Como fazer Precificação de Cursos Online

Outro ponto muito importante para o processo de precificação de cursos online diz respeito a você conhecer profundamente o seu aluno em potencial.

Logo, para você saber ao certo quanto cobrar pelos seus cursos online você deve entender qual a demanda que eles possuem e como o seu público-alvo consegue enxergar os seus cursos como forma de uma necessidades dos mesmos.

Nesse sentido, você deve procurar compreender algumas perguntas como, por exemplo, o por quê dos seus alunos em potencial buscarem os seus cursos online, o que eles esperam com o curso online, quanto eles estão dispostos a investir, o quanto eles acham que o seu curso online trará de benefícios futuros a eles, entre outros questionamentos.

Ao conhecer essas questões, você consegue definir de uma forma bem mais clara o que de fato os seus alunos em potencial esperam do seu curso online e fica mais fácil definir o que seria um preço considerado justo frente ao que você oferece em termos de conteúdo, recursos e benefícios e ao que esses alunos estão esperando em termos de serviço.

Conheça a fundo o seu aluno em potencial e veja como fazer a precificação de cursos online se tornará uma tarefa mais simples e que faz muito mais sentido para você e para o seu negócio como um todo.

Compare também com o curso presencial

Como fazer Precificação de Cursos Online

Como você certamente já sabe, um curso presencial tradicional demanda alguns custos que um curso online dispensa como, por exemplo, toda uma estrutura física de salas de aula, salário de professores, além dos demais colaboradores, bem como despesas diversas, tais como contas de luz, água, telefone, entre outros.

Logo, normalmente um curso online é mais barato que um curso presencial. É legal aqui que você pesquise e compare também o valor dos cursos presenciais com os mesmos temas dos seus cursos online que você deseja comercializar e quais diferenciais que eles oferecem.

Nesse sentido, é interessante que você posicione os valores dos seus cursos online abaixo dos cursos presenciais que você listou como forma de fazer com que alunos em potencial escolham a opção de cursar um curso EAD ao invés do presencial, até porque, como eu disse anteriormente, os seus custos são bem inferiores.

Teste gratuitamente o Edools por 15 dias.

Tenha um diferencial competitivo

Como fazer Precificação de Cursos Online

Se por acaso você seguiu todas as dicas que eu sugeri aqui nesse artigo sobre precificação de cursos online e mesmo assim você achou que o valor dos seus cursos online ficou um pouco abaixo do que você esperava, existe algo que você possa fazer nesse caso: se diferenciar frente aos seus concorrentes.

Ao oferecer mais recursos e possibilidades para o seu aluno em potencial você pode cobrar um pouco mais pelos seus cursos justamente porque você está disponibilizando a ele um diferencial único no mercado.

Para se diferenciar e poder cobrar um pouco mais caro, isso varia de cada caso em caso. No entanto, a questão de disponibilizar novas possibilidades de aprendizado é algo que você pode usar a seu favor sem ter muito trabalho adicional para tal.

Isso você pode se valer através da utilização de uma plataforma EAD completa, robusta e intuitiva. Aqui, com um LMS (Learning Management System) você pode oferecer soluções diversas para os seus alunos em potencial, como personalizações, estruturação de conteúdos, provas e avaliações com possibilidades diversas, comunicação com alunos eficiente, entre outras funcionalidades.

Se você deseja saber como engajar e motivar alunos em cursos online, sugiro a leitura do artigo: Como engajar alunos em cursos online?

O Edools, nesse caso, tem tudo o que você precisa para hospedar, gerenciar e comercializar cursos online de maneira prática e eficiente. Caso tenha interesse, convido você a testar gratuitamente o Edools por 15 dias e visualizar tudo o que você pode oferecer ao seu aluno em potencial como forma de se diferenciar dos seus concorrentes.

Para testar o Edools grátis por 15 dias, clique no link: Testar o Edools grátis!

Outro ponto interessante que você pode usar no seu negócio EAD como forma de se diferenciar da concorrência diz respeito a oferecer uma aula gratuita ou ainda um curso gratuito de curta duração para os seus alunos em potencial.

Ao fazer isso, você estará trazendo muitos interessados para o seu curso online e seria uma forma de você oferecer um conteúdo de qualidade para impactar esses alunos de forma a instruir os mesmos a se decidirem por optarem e se matricularem no seu curso e não no do seu concorrente.

Tenha certeza de que isso pode ser um grande diferencial no seu negócio e uma forma de conquistar os seus alunos em potencial de forma prática e eficiente através da oferta de um conteúdo de qualidade e impactante para este público.


Como fazer Precificação de Cursos Online

Enfim, espero ter ajudado você a definir de forma mais estratégica, eficiente e inteligente a precificação de cursos online.

Tenha certeza que caso você analise de forma crítica cada um dos pontos listados, você conseguirá oferecer um excelente custo benefício em termos de precificação de cursos online para os seus alunos em potencial.

Caso ainda tenha dúvidas a respeito de como fazer a precificação de cursos online ou esteja encontrando alguma dificuldade no seu projeto EAD, entre em contato conosco ou compartilhe sua opinião através de uma comentário nesse artigo que poderemos te ajudar nesse processo.

Até a próxima!

Por que ter um blog pode ser o segredo do sucesso no marketing digital

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Bruno Mendonça

Atualmente é responsável pelo marketing e comunicação do Edools. Já atuou em consultorias de marketing, e-commerce e tem experiência em empresas de educação. É publicitário formado pela ESPM-RJ e possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet.
Ver todos os posts de Bruno Mendonça

Comentários (1)


  1. 01/07/2016 às 20:41

    Computação

Deixe uma resposta