TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Por que criar curso online mesmo que esse não seja o seu negócio?


Por que criar um curso online mesmo que esse não seja o seu negócio?

Assim como a produção de ebooks não é algo restrito a escritores profissionais, criar o seu próprio curso online não deve ser algo restrito aos professores. Você pode estar se perguntando o por quê de se criar um curso online mesmo que esse não seja o seu negócio, não é mesmo?

Pois bem, esse artigo, sendo uma parte retirada de um ebook produzido pelo Edools em parceria com a Resultados Digitais que trata justamente sobre esse assunto e achei interessante compartilhar com vocês.

Caso você tenha interesse em conhecer maiores detalhes sobre o assunto, não deixe de baixar gratuitamente o ebook Por que criar um curso online mesmo que esse não seja o seu negócio através deste link.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Por que criar um curso online?

Marketing de autoridade

Todo profissional que busca destaque precisa posicionar-se como uma autoridade no segmento em que atua, fornecendo constantemente informações úteis para o seu público. Para isso, a estratégia que mostra-se mais eficiente é quando você se posiciona como um educador em seu segmento de mercado.

Ao se posicionar como uma autoridade em seu segmento você ganhará cada vez mais respeito do seu público. Diferente do ditado popular que diz que “quem não sabe ensina”, sabemos que na prática só ensina quem sabe muito bem do que está falando e tem segurança para compartilhar o conhecimento que possui.

Capturar uma receita reprimida

Se você tem um blog, trabalha  há muito tempo em determinado mercado, tem conhecimento em um assunto específico ou de alguma forma mantém uma audiência para seu conteúdo, um curso online é uma excelente maneira de monetizá-la. Ou seja, ensinar sobre o assunto no qual você já possui conteúdo e seguidores e transformar sua atividade em mais uma fonte de receita.

Muitas vezes você gera um alto volume de Leads, porém grande parte deles não está pronta ou não tem o perfil para avançar no funil de vendas e ser qualificado para aquisição dos seus produtos ou serviços.

O que acontece com estes Leads? Na grande maioria dos casos eles são completamente desperdiçados e, no máximo, poderão vir a ser qualificados algum tempo depois.

Porém, se estes Leads se interessaram pelo seu conteúdo e você conseguiu mostrá-los que o que sua empresa tem a dizer é relevante e com qualidade, por que não oferecer um conteúdo premium no formato de curso online? E com isso trazer uma nova receita para o seu negócio a partir de um Lead que não se tornaria cliente tão facilmente.

Geração de leads diferenciada

Qual o próximo passo quando você já possui um fluxo interessante de posts no seu blog e já produz regularmente ebooks e webinários para captura de Leads? Como continuar educando os seus clientes a respeito do seu mercado e das soluções que você oferece? Um curso online pode ser uma ótima solução de ampliar as opções de conteúdos que você pode entregar ao seu público.

E algo muito interessante é que a profundidade da relação em um curso online acaba sendo muito maior do que em outros canais. Você “ganha” horas na frente

do Lead, tem a oportunidade de explicar detalhes e mais detalhes do seu mercado e agir como um forte impulsionador de demanda, além de conquistar um nível de confiança muito alto. Em vários casos é a gota necessária para um Lead realmente entender sua atuação e avançar em direção à compra.

Otimizar qualificação de clientes, parceiros e até funcionários

Você pode vender um produto ou prestar um serviço, não importa. Com certeza você ou sua equipe executam rotineiramente tarefas repetitivas para compartilhar conhecimento seja com clientes, parceiros ou novos funcionários.

Muitas empresas já estão usando cursos online para otimizar etapas inicias de consultorias, treinar parceiros comerciais em seus processos de vendas ou certificar novos funcionários nas metodologias que a empresa segue.

Aumentar as chances de sucesso do seu cliente

Em um mercado cada vez mais competitivo, seus clientes provavelmente estão em busca de diferenciais. E normalmente a empresa que se destaca é aquela que educa o cliente e o orienta pelos melhores caminhos no uso de seus produtos ou serviços.

Uma ótima ideia ao criar um curso online é oferecê-lo como estratégia de boas vindas para os novos clientes, fazendo com que eles se envolvam cada vez mais com o seu negócio e facilitem o trabalho principal que vem a seguir.

Clientes que estão sendo bem sucedidos com a sua empresa dificilmente vão abandoná-la. Ter formas efetivas de educá-lo é um dos caminhos que melhor funcionam para fazer o cliente bem sucedido.


Esse artigo, é uma parte resumida do ebook que o Edools lançou em parceria com a Resultados Digitais. Para ter acesso ao conteúdo completo, basta acessar o link Por que fazer um curso online mesmo que esse não seja o seu negócio, ok?

Muitas pessoas e empresas podem se beneficiar diretamente a partir da oferta e criar um curso online. Caso você tenha interesse em conhecer melhor a plataforma LMS do Edools, convido você a testá-la gratuitamente por 15 dias através do link:

Tenho certeza que você e a sua empresa podem ter muito sucesso em parceria com a plataforma EAD do Edools!

Até a próxima!

Como gerar um aumento de receita com cursos online
Como solicitar um orçamento de um projeto EAD no Edools?

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Bruno Mendonça

Atualmente é responsável pelo marketing e comunicação do Edools. Já atuou em consultorias de marketing, e-commerce e tem experiência em empresas de educação. É publicitário formado pela ESPM-RJ e possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet.
Ver todos os posts de Bruno Mendonça

Deixe uma resposta