TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Por que não optar por plataformas gratuitas?


Por que não optar por plataformas gratuitas?

O EAD (ensino a distância) está em crescimento constante. O avanço das tecnologias somado às mudanças no perfil dos alunos impulsionou o crescimento do EAD no mundo todo. Somente no Brasil, o segmento apresentou um salto significativo nos últimos cinco anos, com o surgimento de diversas ferramentas e plataformas gratuitas e pagas voltadas para educação e treinamento corporativo.

Atualmente, o número de matrículas em EAD já cresceu 70%, passando de 2,2 milhões de alunos em 2005 para mais de 3,8 milhões em 2015, segundo a ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância).

Basta pesquisar um pouco no Google e você verá diversas ofertas, algumas ferramentas gratuitas e muitas pagas.

Entre as gratuitas estão o Moodle, Chamilo, Teleduc. Há muitas outras, porém essas são as mais populares.

Diante de tantas ofertas, surgem as dúvidas sobre a melhor solução para a implementação de um projeto de educação a distância. Os principais questionamentos são: preciso desenvolver uma plataforma para publicar meus cursos? Por que não optar por plataformas gratuitas? Entre outras.

Vamos lhe ajudar a esclarecer estas dúvidas. E, para começar, vamos exemplificar com o sistema Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning).

O Moodle é um sistema de aprendizagem, acessível através da Internet ou de rede local.  Estes sistemas ou plataformas EAD, são também chamados de AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) ou LMS (Learning Management System), em português Sistema de Gestão de Aprendizagem.

O sistema Moodle se trata de um software “open source”, um termo em inglês que significa código aberto, ou seja, ele tem licenciamento livre para o design, código-fonte e a sua redistribuição.  Ele pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído pelos usuários gratuitamente, já que o acesso ao código-fonte é livre, o que permite fazer alterações conforme as suas necessidades.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Mas, será que plataformas gratuitas como o Moodle são realmente a melhor opção?

Vamos citar agora as desvantagens encontradas para que você possa entender melhor como funciona:

  • Software livre não é sinônimo de custo zero. Há custos com pessoas especializadas, como programadores, e tempo para a customização e insfraestrutura do servidor;
  • Não existe uma equipe técnica à disposição. É necessário ter desenvolvedores na equipe ou contratar uma empresa especializada para fazer as formatações desejadas;
  • Lentidão da abertura da página;
  • Erros de ligação que, por vezes, impedem o acesso à mesma
  • Bloqueios quando há envio de trabalhos e na realização de pequenas atividades online.
  • Os programadores envolvidos na implantação do Moodle precisam entender de PHP e MySQL;
  • É necessário montar ou terceirizar uma estrutura de hardware, software básico e técnicos que deem o devido suporte e manutenção.
  • A interface não gera muita identificação para com os alunos. Não há uma espécie de ícone para facilitar a identificação e acessos aos recursos. A navegação é feita por menu’s verbais e não intuitivos. O layout é semelhante a um blog simples, com três colunas e boxes que podem ser alterados de lugar ou “escondidos” dos alunos. Para melhorar essa estrutura, é necessário contar com um webdesigner, que ainda assim pode encontrar diversas outras restrições.
  • Ele não automatiza todos os seus recursos, o que requer uma habilidade técnica maior dos administradores do ambiente. Já os sistemas LMS são totalmente automatizados e não requerem esses conhecimentos técnicos, podendo ser operados facilmente, otimizando o tempo.
  • Apesar de ter uma página de origem brasileira, a língua oficial da comunidade é o inglês. Os fóruns, notícias, releases das versões, help desk e FAQ estão todos em inglês, além de serem bem técnicos.
  • Dependendo da hospedagem e do número de acessos, as plataformas gratuitas tem muita instabilidade, impedindo o acesso dos alunos, professores, tutores ou gesores. Isso gera transtorno e adiamento nos prazos das atividades.

Existem ainda alguns pontos com relação à utilização das plataformas gratuitas:

  • Não permite a criação de segmentos para agrupar pessoas com características comuns. Há apenas a possibilidade de criar subgrupos dentro das turmas para realização de trabalhos.
  • Possui um único ambiente para o gestor e para o aluno. Com ambientes específicos, é possível trabalhar melhor a necessidade e o uso de cada um.
  • A cada nova turma é necessário replicar o conteúdo do curso, mesmo que o conteúdo seja idêntico ao da turma anterior. Com isso, há um aumento desnecessário de consumo de espaço em servidor.
  • Não permite a alteração da estrutura do curso após sua publicação.
  • Não possui controle para determinar que um curso é pré-requisito para outro.
  • O módulo de relatórios, mesmo com as atualizações de versão, continua muito reduzido, com poucas opções.
  • Não há um recurso para pré-inscrição nos cursos com aprovação automática, o que tira a liberdade do aluno buscar o conhecimento quando deseja ou necessita, mesmo quando o curso é online, assíncrono e autodidático.

Bom, acredito que você deve ter entendido agora por que optar por plataformas gratuitas pode ser uma ideia ruim, certo? Mas não se preocupe, existe uma saída para que você possa hospedar o seu curso online de forma intuitiva e eficiente: as plataformas LMS.

Um LMS possui diversas vantagens tanto para seus usuários quanto para quem contrata por este serviço. Isso porque é possível fazer diversos tipos de integrações dentro de uma plataforma LMS que viabilizam diversas possibilidades da mesma ser trabalhada, aumentando consideravelmente suas opções de atuação e, com isso, oferecendo mais vantagens aos seus usuários.

Logo, com diversas soluções tecnológicas inovadoras no mercado que podem ser integradas, o LMS, acaba por adicionar um nível superior de eficiência para os sistemas de gestão de aprendizagem de empresas e instituições de ensino.

Quer saber quais são os principais benefícios das plataformas LMS em comparação as plataformas gratuitas?

Benefícios de usar um LMS profissional

Aprendizagem centralizada

Utilizar um sistema de gestão de aprendizagem (LMS) é oferecer uma fonte centralizada de aprendizagem. Isto significa que a formação, desempenho e desenvolvimento dos conteúdos são oferecidos em todos os momentos da mesma fonte. E os usuários podem acessar as informações a qualquer momento, para iniciar a trilha de aprendizagem quando quiserem.

Capacidade de avaliar

O LMS permite que os usuários sejam avaliados antes, durante e ao término do curso. Isto significa que os empregadores podem avaliar e examinar os registros das atividades, e determinar os níveis de sucesso de cada curso disponibilizado e da efetividade do aprendizado pelos treinandos.

Facilidade de atualização

Uma grande vantagem da utilização do LMS é que o conteúdo e as informações dos cursos podem ser facilmente atualizados. Isto porque o sistema oferece um local centralizado para informações, por isso é simples fazer alguma mudança nos requisitos, descrições dos cursos, ou especificações necessárias para os treinandos. E assim que atualizado, os usuários irão receber as informações atualizadas ao mesmo tempo, tudo integrado.

Processo simplificado de aprendizagem

Os sistemas são fáceis de usar e os novos usuários podem descobrir tudo facilmente. Além de serem totalmente viáveis, os sistemas oferecem plataformas personalizadas para a aprendizagem, proporcionam experiências de integração e enriquecem o conhecimento dos treinandos no processo de aprendizagem.

Vantanges do LMS para empresas

  • Melhoria no desempenho profissional;
  • Melhoria nos resultados empresariais;
  • Melhoria na motivação e engajamento de colaboradores;
  • Possibilidade de avaliação rica e completa de performance de colaboradores;
  • Possibilidade de reutilização dos materiais e conteúdos ao longo do tempo;
  • Fácil acesso à treinamentos, informações e relatórios de aprendizagem;
  • Economia de tempo e espaço;
  • Dá poder ao colaborador aprender no seu tempo.

Oferecer treinamentos corporativos personalizados de acordo com os valores e cultura da empresa através de uma plataforma LMS, ajuda a engajar e motivar colaboradores no processo de aprendizagem, contribuindo para que os resultados sejam alcançados da forma mais eficiente possível.

Vantagens do LMS para instituições de ensino

  • Oferece diversas soluções de aprendizagem para os donos dos cursos atuarem;
  • Tem o design instrucional como um grande recurso para melhorar o processo de aprendizagem;
  • Possibilidade de ganhos em tempo e espaço;
  • Possibilidade de trabalhar com diversas técnicas de avaliação de alunos;
  • Proporciona diversas opções de formatos e disponibilização de conteúdos;
  • Proporciona economia de custos tanto para alunos quanto empreendedores;
  • Utilização bastante simples e intuitiva.

Uma plataforma LMS completa e intuitiva pode oferecer diversas funcionalidades que auxiliam alunos no consumo de diversos conteúdos como videoaulas, apresentações de vídeos com slides e materiais em geral, entre outros.

Cada plataforma LMS em específico possui funcionalidades distintas entre si. No entanto, para que você trabalhe com foco no que realmente é importante,e vamos citar aqui as principais para deixar o processo de aprendizagem completo e eficiente.

O uso de uma plataforma LMS proporciona não só um melhor aproveitamento para os usuários, como auxília na agilidade de diversos processos. Por isso, é fundamental que a escolha desta seja de tamanha eficiência.

Com uma tecnologia excepcional, o Edools possui a plataforma  LMS mais completa do mercado. Onde é possível personalizar, gerenciar e hospedar seus cursos online de forma simples e dinâmica.

Veja como ter a melhor tecnologia na educação a distância pode ser o diferencial para a sua instituição ou organização, através de um teste grátis por 15 dias gratuitos clicando no botão abaixo:

Teste gratuitamente o Edools por 15 dias.

Se houver alguma dúvida sobre o por que não optar por plataformas gratuitas, entre em contato conosco ou sinta-se à vontade para deixar um comentário no final desta página!

Passo a passo: como criar um curso online
A importância da personalização no EAD

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Rafaela Espíndola

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Faz parte do time de Marketing e Comunicação do Edools. É apaixonada por criação e inovação. Não consegue esconder que é canceriana dos pés à cabeça.
Ver todos os posts de Rafaela Espíndola

Deixe uma resposta