TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Plataforma LMS: O que esperar de um LMS para o seu negócio?


Plataforma LMS

Uma plataforma LMS (Learning Management System ou Sistema de Gestão de Aprendizagem) também pode ser conhecida como plataforma EAD e diz respeito a uma solução completa que oferece diversos recursos e funcionalidades essenciais para um bom processo de ensino online, proporcionando tudo o que você precisa para hospedar, gerenciar e vender cursos online.

Ao proporcionar um ambiente propício para um bom planejamento, implementação e avaliação de atividades educacionais, uma plataforma LMS pode ser essencial também para o melhor processo de aprendizagem de alunos, visto que oferece diversas formas distintas de consumo de conteúdos, como videoaulas, slides com vídeos, games, entre outros recursos.

No geral, existem diversas plataformas LMS no mercado, cada uma com o seu diferencial competitivo e seu foco de atuação para melhor atender os seus clientes, bem como alunos em potencial.

O problema é que isso acaba por gerar cada vez mais dúvidas nas pessoas que estão em busca de fato de uma plataforma LMS para utilizarem em suas instituições de ensino ou ainda em suas empresas, para caso a mesma esteja trabalhando a educação corporativa.

Pensando nisso, produzi esse artigo como forma de ajudar você e o seu negócio de cursos online, ou sua empresa, a tirar todas as suas dúvidas sobre uma plataforma LMS, o que esperar da mesma, quais os principais recursos e funcionalidades que de fato vão agregar ao seu negócio, bem como as principais tendências da plataforma LMS do futuro que farão a diferença nos próximos anos.

Mas antes de saber o que você pode esperar de uma plataforma LMS completa, robusta, intuitiva e personalizável, você precisa entender o conceito de LMS. E é disso que vou começar falando aqui!

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

O que é LMS?

LMS são as iniciais de Learning Management System, ou Sistema de Gestão de Aprendizagem, como eu havia dito em um primeiro momento. Nesse sentido, podemos dizer que um LMS nada mais é do que tudo o que você precisa para ensinar online, seja em uma instituição de ensino ou uma empresa, independente do porte ou segmento de atuação.

Em outras palavras, para que você consiga entender de uma maneira mais simples o que de fato é o Learning Management System, podemos dizer que um LMS, ou uma plataforma LMS, pode ser traduzido como um sistema, software ou ambiente virtual que te dá a possibilidade de criar cursos online e oferecê-los aos seus alunos e alunos em potencial.

Um LMS proporciona todo o ambiente virtual propício para que o processo de aprendizagem de alunos seja realizado da melhor forma possível, sem ruídos para tal, muitas vezes por intermédio de um tutor EAD que irá o auxiliar nesse processo.

Nesse sentido, podemos dizer que um LMS objetiva também disseminar o processo de aprendizagem de forma dinâmica, inovadora e escalável, sempre com foco no aluno que é impactado pelos conteúdos, funcionalidades e recursos oferecidos.

É legal dizer aqui que uma instituição de ensino que trabalhe com cursos presenciais pode se valer de um LMS (plataforma LMS) justamente para começar a oferecer novos serviços em forma de cursos online para atingir a um número extremamente maior de alunos em potencial e aumentar de forma exponencial a receita do negócio como um todo.

Somado a este fato, venho observado também uma nova tendência de pessoas que vem buscando informações sobre a abertura de novos negócios e acabam se interessando pelo mercado EAD, visto que os custos de investimento são considerados bem menores que outros tipos e formatos de investimentos nesse nível.

Em ambos os casos, as pessoas ainda possuem muitas dúvidas a respeito de qual seria a melhor plataforma LMS para o seu negócio, independente da situação.

Na grande maioria das vezes, essas pessoas das vezes não sabem por onde começar. O ideal aqui é buscar uma opção de plataforma LMS que ofereça tudo o que você gostaria de ter nos seus cursos e que se encaixe da melhor forma possível com o seu orçamento, sempre pensando na questão de custo-benefício para você e para os seus alunos, visto que são eles que irão determinar o sucesso do seu negócio EAD.

Pensando nisso, é importante você conhecer quais os recursos e funcionalidades essenciais que fazem de uma plataforma LMS completa, robusta e com tudo o que você realmente precisa para o seu e-learning ser considerado de fato um sucesso. É sobre isso que falaremos no próximo tópico.

Funcionalidades de uma plataforma LMS

Uma plataforma LMS completa, robusta e intuitiva pode oferecer diversas funcionalidades distintas que auxiliam alunos na aquisição e consumo de conteúdos diversos como videoaulas, apresentações de vídeos com slides, cases de sucesso, slides e materiais em geral, entre outros.

É interessante dizer aqui que cada plataforma LMS em específico possui funcionalidades distintas entre si No entanto, para que você trabalhe com foco no que realmente é importante,e vamos citar aqui as principais para deixar o processo de aprendizagem completo e eficiente.

Quando eu digo que irei citar as principais funcionalidades de uma plataforma LMS, digo sempre no geral, no que a maioria das instituições de ensino online demandam para que possam oferecer cursos online cada vez mais completos e com foco em seus alunos em potencial. Logo, vamos as principais funcionalidades de uma plataforma LMS.

Personalização

A possibilidade de oferecer aos seus alunos e alunos em potencial um ambiente virtual de aprendizagem customizado de acordo com suas preferências, necessidades e desejos é um dos grandes recursos que uma boa plataforma LMS pode oferecer a você, talvez o mais importante, inclusive.

Atualmente, criar uma identidade única em uma empresa, independente do seu porte, tamanho ou segmento, é fundamental para o seu sucesso.

Trazendo para a realidade de instituições de ensino online, oferecer aos seus alunos uma ambiente virtual de aprendizagem personalizado é um grande trunfo para a identificação dos mesmos com o seu negócio, visto que isso cria uma aproximação entre ambos que faz toda a diferença.

E faz a diferença por um motivo muito simples: os alunos acabam por se mostrarem cada vez mais engajados e motivos de acordo com o nível de personalização/identificação do ambiente LMS de aprendizagem e conteúdos com os interesses pessoas desses alunos.

Em treinamentos corporativos EAD, por sua vez, oferecer através de uma plataforma LMS um treinamento 100% personalizado de acordo com os valores e a cultura empresarial ajuda a engajar e motivas colaboradores no processo de aprendizagem, contribuindo para que os resultados sejam alcançados da forma mais eficiente possível.

Enfim, escolher uma plataforma LMS que te dê a possibilidade de personalização por completo dos seus cursos, ambientes e páginas de vendas (principalmente para impactar alunos em potenciais) é essencial para ter alunos satisfeitos e impactá-los cada vez mais, contribuindo diretamente para o sucesso do seu negócio EAD como um todo.

E-commerce (página de vendas)

A funcionalidade de possuir um e-commerce, ou seja, uma página para vender seus cursos online, é um recursos de algumas empresas no mercado de plataforma LMS, não todas, mas de extrema importância.

A ideia aqui é integrar totalmente o seu EAD com sua loja virtual para vender cursos online, onde tudo ficaria interligado ao mesmo ambiente.

Nesse sentido, o recurso de ter uma página de vendas se integra com a funcionalidade de personalização, onde para impactar alunos em potencial é necessário ter um e-commerce bem definido e estruturado e, principalmente, personalizado de acordo com seus interesses e identidade, pelos motivos aqui já citados.

Outro ponto interessante também é que é possível também fazer uma integração completa com meios de pagamento, oferecer cupons de desconto aos seus alunos, além de gerar relatórios EAD completos que irão te ajudar bastante na gestão do seu negócio e das suas vendas como um todo.

API para integrações

A oportunidade de usar o API de uma plataforma LMS para desenvolver integrações com a mesma possibilita que você consiga inserir novas funcionalidades e recursos exclusivos que você tenha interesse no seu negócio e oferecer aos seus alunos.

Essa oportunidade é muito importante, pois você tem mais liberdade de usar as interações que melhor se encaixam com o seu negócio para deixá-lo para vez mais completo, robusto e intuitivo e você impactar de forma positiva cada vez mais alunos.

Gestão completa de usuários

O recurso de oferecer uma gestão completa de usuário é um excelente trunfo para que você consiga gerenciar e controlar o acesso de funcionários do seu negócio EAD como um todo. Aqui, você consegue limitar acessar a partir de acessos administrativos, onde você delimita quem pode ver o que, quem pode editar, quem pode inserir novas informações, entre outros.

Logo, você consegui especificar para a plataforma que tipo de acesso alunos, professores, gestores, secretárias, entre outros funcionários tem dentro da plataforma.

De forma resumida, o bacana de se trabalhar com uma gestão completa de usuários diz respeito a possibilidade de ter um controle completo e eficiente sobre o que cada pessoa em especial pode ter acesso dentro do seu LMS.

Funcionalidades básicas

As funcionalidades básicas também são de extrema importância. Logo, é essencial que você considere em sua busca pela melhor plataforma LMS para o seu negócio como um todo. Aqui, podemos citar as funcionalidades de hospedagem e gestão de conteúdos, provas e avaliações em geral e a possibilidade de trabalhar com conteúdos bem estruturados e definidos.

Com relação à possibilidade de hospedagem e gestão de conteúdos, o ideal aqui é que seja feita tanto a hospedagem como a gestão de conteúdos de forma integrada entre si para facilitar o seu trabalho e proporcionar uma melhor experiência para os seus alunos.

Outro ponto interessante dizer respeito ao oferecimento de diversos tipos distintos de provas e avaliações, onde você enquanto instituição de ensino pode se valer de diversas maneiras de avaliar e estimular o aprendizado dos seus alunos da forma mais ampla e completa possível.

Além disso, uma plataforma LMS deve oferecer a você uma boa estrutura de conteúdos no sentido de fazer com que o aluno fique mais engajado e motivado com a estruturação e definição dos conteúdos existentes no seu curso online.

Aqui, você pode criar aulas, módulos, blocos de aulas e distribuir materiais direcionados referentes a cada momento que o aluno se encontre para melhorar o processo de aprendizagem, seu engajamento e motivação.

Teste gratuitamente o Edools por 15 dias.

Principais tendências da plataforma LMS do futuro

É de suma importância deixar claro aqui que a educação a distância está crescendo e a tendência é que cresça muito mais nos próximos anos.

A forma como as pessoas se relacionam, a partir do avanço tecnológico, mudou profundamente nos últimos anos e as pessoas estão cada vez mais interativas, dinâmicas e buscam por novas maneiras de se relacionarem e até mesmo de adquirirem novos conhecimentos.

A educação, nesse caso, foi impactada diretamente por essa nova tendência, principalmente através das novas possibilidades que o ensino online proporcionou. As pessoas começaram a considerar de forma mais assertiva a possibilidade de cursarem cursos online, principalmente pelo ganho de tempo, espaço e por sua eficácia no processo de aprendizagem.

Nesse contexto, como eu disse, o consumo de cursos online já cresceu muito e a tendência e que cresça ainda mais nos próximos anos. É claro que, com o aumento do consumo, novas oportunidades de negócio EAD surjam ao mesmo passo.

No entanto, estudos revelam que existe um diferencial competitivo no mercado que será, disparado, o mais importante é a questão da personalização, que já citei nesse artigo como um dos recursos mais importante atualmente para quem busca uma plataforma LMS no mercado.

Em um universo cada vez mais competitivo, onde as empresas brigam por atenção com seus usuários, quem conseguir se diferenciar em termos de layout, design e personalização estará a frente de seus concorrentes.

Esse aspecto é um que você precisa considerar em sua avaliação e, além disso, analisar a fundo essa possibilidade com cada empresa que oferece uma plataforma LMS em específico para não cair em possíveis pegadinha.

Isso porque cada uma pode “vender” a ideia de personalização de um jeito, mas o ideal aqui é optar por aquela que te dá o poder de alterar de forma simples qualquer coisa dentro da sua plataforma LMS e você, com isso, deve personalizar/adaptar de acordo com as necessidades e desejos do seu aluno em potencial. Portanto, faça isso que o sucesso do seu negócio será garantido!


Enfim, espero que você tenha tirado todas as suas dúvidas a respeito do que esperar de uma plataforma LMS para o seu negócio, bem como listar as principais funcionalidades que a mesma deve possuir para fazer do seu projeto EAD um sucesso.

Caso tenha interesse, convido você a conhecer a plataforma EAD do Edools a partir da criação de uma conta teste gratuita por 15 dias, sem compromisso. Para criar sua conta teste, clique no link: Testar o Edools grátis!

Se tiver alguma dúvida ou comentário a fazer sobre esse tema ou esse artigo, entre em contato conosco ou ainda compartilhe sua opinião através de um comentário.

Até a próxima!

Por que o Edools 3.0 é o melhor LMS do Mercado EAD?

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Bruno Mendonça

Atualmente é responsável pelo marketing e comunicação do Edools. Já atuou em consultorias de marketing, e-commerce e tem experiência em empresas de educação. É publicitário formado pela ESPM-RJ e possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet.
Ver todos os posts de Bruno Mendonça

Comentários (1)


  1. 14/05/2016 às 15:34

    Parabéns pelo excelente testo produzido sobre LMS.

Deixe uma resposta