Um blog sobre planejamento,
gestão e otimização de cursos
e treinamentos online.

Fique por dentro de atualizações e novidades e potencialize seus resultados.

Acompanhe e faça parte!

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.

O que é e como criar uma pesquisa de clima organizacional?

Entenda neste artigo como construir um ambiente de trabalho agradável através de uma pesquisa de clima organizacional para garantir o engajamento e satisfação de seus colaboradores.

pesquisa-de-clima-organizacional

Um clima agradável no ambiente de trabalho é fundamental para manter sua equipe motivada e cheia de energia para continuar um bom trabalho. Contudo, algumas vezes, o clima não está muito agradável, algo parece fora do lugar ou estranho.

Funcionários cansados e conversando pelos cantos, trabalhos e deadlines entregues com alguns problemas… Manter um clima agradável e satisfatório no seu trabalho é primordial. Por isso, o tema do nosso texto de hoje é sobre pesquisa de clima organizacional.

O trabalho dos sonhos é aquele com grandes planos de carreira, um bom salário, benefícios incríveis e recompensas para quem faz um bom trabalho.

Entretanto, de nada adianta ter um emprego perfeito se a sua equipe que não tem sintonia. Um bom emprego vai muito além do salário e benefício, você precisa se sentir confortável, motivado, incentivado e feliz. É preciso estar em um local que lhe traga um bem-estar físico e emocional.

De que adianta ter o emprego mais bem pago do mundo e se sentir estressado 24 horas por dia porque o ambiente de trabalho não é agradável?

Então, para descobrir como está o clima organizacional da sua empresa, nada melhor do que perguntar para aqueles que vivem dentro dele pelo menos 8 horas por dia, 7 vezes na semana. No texto de hoje, vamos debater os seguintes temas:

Gostou dos nossos tópicos ? Então, que tal continuar aqui e conferir o nosso texto de hoje?

Boa leitura!

O que é o clima organizacional?

Antes de tudo, vamos entender um pouco mais sobre o que é o clima organizacional.  

No ambiente corporativo, o clima do escritório não é algo simples de analisar mesmo para os olhares mais experientes dos administradores e gestores. Ele pode ser um pouco nebuloso e sem contornos muito bem definidos, já que não é algo que conseguimos analisar apenas olhando.

A definição de clima organizacional pode ser um pouco complicada, mas existem algumas que vão nos ajudar a decifrá-lo. Como por exemplo:

  • Conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento, formais e informais, existentes em uma organização;
  • Uma avaliação de até que ponto as expectativas das pessoas estão sendo atendidas dentro da organização;
  • Conjunto de valores ou atitudes que afetam a maneira como as pessoas se relacionam umas com as outras e com a organização;
  • A qualidade do ambiente dentro da organização – e que é percebida pelos membros dessa organização como sendo boa ou não, e que influenciam o seu comportamento;
  • Está diretamente ligado à forma como o indivíduo enxerga a empresa que está inserido e sua cultura e normas. Também está ligado a maneira como ele interpreta e reage à essas situações. Positiva ou negativamente.

Sabendo sobre as definições citadas acima, podemos afirmar que o clima organizacional não é criado pela corporação, no sentido literal de produzir algo em um determinado momento. É algo já existente dentro dela, derivando, principalmente, de fatores internos, como decisões tomadas, maneira como os colaboradores são administrados pelos seus chefes…

Após esse breve resumo da teoria por trás do conceito de clima organizacional, vamos entender a importância do colaborador para sinalizar o que está bom e o que pode melhorar no clima organizacional.

O que um clima organizacional negativo pode causar no seu ambiente de trabalho ?

Ninguém quer trabalhar em um ambiente no qual há muita intriga, desrespeito, inimizades ou no qual a pessoa se sente desvalorizado pela empresa. E são inúmeras as consequências que um clima organizacional negativo pode causar na sua corporação.

Abaixo vamos listar algumas consequências que surgem após a percepção de um ambiente pouco favorável:

  • Perda de talentos por insatisfação com a empresa;
  • Queda na produtividade;
  • Aumento da rotatividade com consequente aumento de gastos de contratação, treinamento e outros;
  • Motivação em baixa e falta de engajamento nos projetos e objetivos da empresa;
  • Alto índice de desperdício de materiais;
  • Queda na frequência ao trabalho e aumento de atrasos;
  • Maior número de pedidos de licença médica por problemas de saúde;
  • Aumento de perdas na produção;
  • Diminui a criatividade e a busca de soluções inovadoras;
  • Crescimento de desvios e apropriações indevidas;
  • Falta de compromisso.

Como podemos ver, um ambiente instável e desagradável em uma empresa, pode ser muito ruim e atingir diretamente metas e objetivos. Então, o importante é entender seu ambiente de trabalho e saber o que fazer para melhorar o local para sua equipe.

Pesquisa de clima organizacional

Para saber como está o clima organizacional da sua empresa, nada mais importante do que perguntar diretamente para àqueles que fazem parte do dia a dia da organização.

Ao longo do artigo de hoje, entendemos e analisamos o conceito do clima organizacional.

Também pudemos perceber que um dos personagens principais desse ambiente é a percepção dos funcionários em relação ao local que eles estão inseridos diariamente.

Logo, se nosso objetivo é entender como mudar e melhorar o ambiente de trabalho, é preciso entender, diretamente da fonte, o que está bom, o que está ruim e o que pode melhorar. E dessa maneira, as implementações de melhora podem ser providenciadas para que ocorram mudanças reais no local.

E como fazer isso? Simples! Empresas não fazem pesquisas de mercado para saber como seus produtos estão sendo recebidos no mercado? Aqui o papel do gestor ou do RH é fazer uma pesquisa de clima organizacional para entender como está o ambiente da sua área ou empresa como um todo.

O que deve ser analisado em uma pesquisa de clima organizacional?

Antes de aprendemos a fazer um questionário próprio para uma pesquisa de clima organizacional eficiente, vamos analisar quais os principais pontos que precisam estar nesse tipo de pesquisa.

  • Anlizar se a empresa parece ser um bom local para trabalhar na opinião dos colaboradores;
  • Identificar quais são os fatores que levam os colaboradores a se sentirem desmotivados. Da mesma forma, o que os leva a se sentirem motivados.
  • Entender o que os colaboradores acham das práticas de gestão de pessoas na empresa.
  • Detectar se existe uma prática correta de delegação de tarefas por parte da gerência.
  • Verificar se existe um sentimento de coletividade – trabalhar por um objetivo comum.
  • Entender se todos estão a par da missão, visão, valores e objetivos da organização.
  • Identificar se os gestores demonstram ter as competências exigidas para suas funções.
  • Entender como estão ocorrendo os relacionamentos dentro da empresa.

Quando analisados esses tópicos, o gestor ou responsável do RH conseguirá entender os principais pontos de mudança e, dessa forma, conseguirá definir objetivos e ações concretas no caminho da mudança.

Contudo, é de extrema importância entender que mudanças na empresa não são rápidas. Tudo é um processo que precisa de tempo e paciência. Não vai ser da noite para o dia que tudo vai mudar, mas ouvir seus colaboradores é o principal passo para que essa mudança possa ocorrer futuramente.

Um dos pontos mais importantes para o sucesso está em mostrar a todos que existe a vontade efetiva de realizar as mudanças e, principalmente, que as respostas dadas na pesquisa de clima foram ouvidas e serão levadas em consideração. Todo funcionário gosta de saber que foi ouvido.

Como fazer um questionário de pesquisa de clima organizacional?

Bem, agora que entendemos quais são os pontos focais para melhorar o clima organizacional da sua empresa, vamos entender como montar um bom questionário para implementar as novas e positivas mudanças.

O objetivo aqui é entender para melhorar, então você precisa ser claro em todas as perguntas para obter respostas claras.

Lembre-se: muitas pessoas se sentem mais confortáveis fazendo respostas de forma anônima, com medo de algum tipo de retaliação, mesmo que o objetivo principal do nosso questionário seja ouvi-los para melhorar o ambiente em que estão inseridos.

Abaixo vamos usar 2 exemplos apresentados pelo Agendor Blog que podem ser de grande ajuda se aplicados de forma correta.

  • Pesquisa clima organizacional – questionário com 3 alternativas para escolha:

Para cada uma das 28 afirmações, o funcionário deve responder sim, não ou às vezes:

  1. Eu sou informado por meu chefe sobre o que ele acha do meu desempenho.
  2. Minhas necessidades são atendidas por minha remuneração.
  3. Meu grupo de trabalho se relaciona com harmonia.
  4. Tenho confiança nas decisões do meu líder.
  5. Meu desempenho profissional é avaliado da maneira adequada.
  6. Tenho prazer em trabalhar nesta empresa.
  7. Meu trabalho está sendo bem aproveitado em minha área.
  8. Minha remuneração é condizente com meu trabalho.
  9. Sou tratado de forma respeitosa pelo grupo.
  10. Tenho acesso às informações sobre mudanças que podem interferir no meu trabalho.
  11. Periodicamente são feitas reuniões de nosso grupo de trabalho.
  12. O grupo se auxilia mutuamente.
  13. Sou elogiado por meu chefe por meu trabalho.
  14. O trabalho em equipe é incentivado por meu líder.
  15. Meu grupo cultiva um bom clima de trabalho.
  16. Quando dou sugestões, meu chefe as aceita sem dificuldades.
  17. Acredito que meu chefe é capaz para liderar.
  18. Tenho oportunidades de crescimento profissional nesta empresa.
  19. A infraestrutura da empresa é adequada.
  20. Estou sempre com muito trabalho para fazer, o que toma a maior parte do meu tempo.
  21. O trabalho que faço me dá prazer.
  22. A empresa proporciona treinamentos para aprimorar meu trabalho.
  23. Me esforço para mostrar à empresa um desempenho superior ao que é esperado.
  24. Meu chefe é um exemplo para o grupo.
  25. Acredito que vou continuar nesta área por alguns anos.
  26. A empresa oferece bons serviços a seus clientes.
  27. Meu líder fornece todas as informações que preciso para realizar meu trabalho.
  28. Meu chefe permite que eu diga tudo que penso sobre minha área de trabalho e colegas.
  • Pesquisa clima organizacional – questionário com diversas alternativas

Nesta parte do questionário de pesquisa de clima organizacional existem diversas alternativas e se deve assinalar somente 1 ou indicar um outro fator.

  1. Marque com um X o principal fator que traz mais SATISFAÇÃO no seu trabalho.

(  ) Ambiente da empresa

(  ) Benefícios

(  ) Estabilidade no emprego

(  ) O trabalho em si

(  ) Oportunidades de crescimento profissional

(  ) Oportunidades de treinamento

(  ) Reconhecimento

(  ) Relacionamento com a liderança

(  ) Relacionamento com o grupo

(  ) Remuneração

(  ) Outros fatores:

2. Marque com um x o principal fator que traz mais INSATISFAÇÃO no seu trabalho.

(  ) Ambiente da empresa

(  ) Excesso de trabalho

(  ) Falta de infraestrutura para trabalhar

(  ) Falta de oportunidades de crescimento profissional

(  ) Falta de reconhecimento

(  ) Instabilidade no emprego

(  ) Instalações inapropriadas da empresa

(  ) Jornada de trabalho

(  ) O trabalho em si

(  ) Pouca autonomia profissional

(  ) Pouco  treinamento

(  ) Relacionamento com a liderança

(  ) Remuneração

(  ) Outros fatores: ______________________________________________

No artigo de hoje percebemos a importância de olhar para a sua empresa como um todo e de entender porque os funcionários insatisfeitos podem fazer grandes mudanças.

Afinal, se questionados da maneira correta você descobrirá o que é  preciso para mudar no clima organizacional. E até mais: com os resultados desta pesquisa, é possível aplicá-los até para o comportamento organizacional.

Ouvir seus funcionários é essencial! Por isso, invista em pesquisas de clima organizacional para aprimorar o ambiente corporativo da sua empresa.

Entenda as reais necessidades dos seus funcionários e tente criar um ambiente agradável e satisfatório para todos. Afinal, a maior parte do nosso dia, passamos no trabalho não é mesmo?

Para mais dicas como essa, assine nossa Newsletter:

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Até a próxima!

A Pirâmide do INSS e porque cada um de nós deve criar sua própria previdência
Preparatórios para concursos: por que a Edools é a plataforma ideal?

Deixe uma resposta

Seu e-mail está seguro. Vamos enviar apenas dicas relevantes para o seu EAD.