TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

A importância da personalização no EAD


A importância da personalização no EAD

Manter o público em uma apresentação é sempre um desafio. Material cansativo, apresentações intermináveis, palestrantes despreparados e conteúdo desestimulante são algumas das razões que levam à dispersão do seu público e consequentemente ao insucesso desses eventos. Por isso a personalização no EAD é tão importante.

No caso de cursos de Educação a Distância é ainda mais importante prezar pelo engajamento, uma vez que o contato não será direto e a chance de distração da audiência é maior. E um elemento essencial é trabalhar esse material como um conteúdo único, direcionado e pronto para solucionar desafios específicos. O participante precisa se sentir diferenciado para criar uma conexão ainda maior com o tema abordado.

Pensando nisso, vamos dar algumas dicas simples que guiarão a preparação de apresentações de impacto com conteúdo atrativo que vão dinamizar totalmente a relação com o público.

Planeje a sua apresentação

Primeiramente, é muito importante delimitar os seus objetivos e preparar toda a temática da apresentação em torno deles. Pesquise, estude bem sobre o assunto e faça um roteiro sobre tudo o que você vai abordar na apresentação. Com o roteiro em mãos, parta para um esboço da estrutura que você vai querer dar à sua apresentação – sempre lembrando que ela deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão.

Dê uma atenção especial ao início de cada aula, já que os primeiros minutos são os que prenderão a sua audiência. E não deixe de conhecer a sua audiência: tente definir o que acredita que o público espera da apresentação, quais podem ser suas possíveis dúvidas e que tipo de informações serão mais interessantes. Já sabendo quem é o seu público, você pode determinar qual será a linguagem utilizada, a identidade dos slides, a organização do conteúdo, os exemplos de cada tema e o aprofundamento dado a cada tema da apresentação. Com uma apresentação bem planificada o entendimento do conteúdo fica mais direcionado.

E dentro disso, pense os melhores momentos para criar personalização no EAD: que tal uma aula diferente para um público específico ou uma maneira de introduzir um tema atual nas discussões? Como muitas vezes as aulas, cursos ou treinamentos são gravados, isso pode estar no seu planejamento e realizar as ações quando sentir que é uma boa oportunidade de retorno. Um layout diferenciado para um cliente ou templates para que cada professor possa criar os resumos atualizados, pequenas iniciativas que podem dar uma cara nova aos seus projetos.

Invista em material criativo e personalização no EAD

Terminada a etapa de planejamento da sua aula parta para a criação dos slides. Preparar um material dinâmico e atrativo é essencial, pois é o que conquista audiência e dá suporte para a sua fala. E é nessa hora que você precisa pensar também na importância de ter uma identidade única e mostrar como se importa com seus alunos ou colegas: não use templates prontos ou telas brancas com texto preto. Demonstre o mesmo cuidado que você teve em criar e pensar cada momento com um design interessante e compatível com seu público e conteúdo.

E não carregue demais as telas, preze pela simplicidade. Trabalhe com pouco texto e com fontes maiores, pois elas chamam a atenção e facilitam a memorização do conteúdo. No entanto, evite espalhar o conteúdo demais, apresentações com muitos slides são muito longas e cansam o público.

Não se esqueça de manter as informações sempre atualizadas, pesquise fontes confiáveis e leve exemplos recentes e de interesse do público. Assim, sua apresentação ganha credibilidade e embasamento. Mescle conteúdos de diversos formatos ao longo da apresentação. Combinar dados, gráficos, textos, vídeos, imagens e animações dinamiza o conteúdo e facilita a sua assimilação. Quebrar a linearidade é bom para criar uma relação mais intimista entre o palestrante e a audiência.

Pratique várias vezes

Treine várias vezes e em voz alta para fixar o conteúdo e evitar erros de última hora. Com a prática, a sua fala ficará mais natural e dinâmica, deixando a temática bem de acordo com a sua personalidade e o seu jeito. Assim, você ficará mais seguro de si e confortável, passando autoridade sobre o assunto. Em aulas gravadas, aproveite para melhorar a cada aula e ajustar seu  modo de falar de acordo com o público e tema. Em transmissões ao vivo, fique atento às reações do espectador por chat,mensagens e afins. A boa oratória exige confiança no que está sendo falado. Por isso, conheça bem  o que você vai dizer, fazendo o seu conteúdo transparecer além do que está nos slides.

Prepare a apresentação promovendo storytellings lúdicos e que facilitem o entendimento e a memorização. Contando vivências e historias, o apresentador cria conexão com o público e gera expectativas do início ao fim. E isso facilita muito a sua participação nas aulas, já que terá uma linha mais tranquila para seguir.

Prenda a atenção do seu público

Para 5 ou 5 mil pessoas, o seu material não precisa ser monótono ou igual. A personalização no EAD é fundamental aqui. Dar uma cara personalizada a um conteúdo feito em pequena ou grande escala não precisa ser difícil. Seja com a identidade visual ou a inserção de notas atualizadas, você precisa trazer a proximidade para suas aulas, cursos ou treinamento. Isso pode ser alcançado também com a escolha de um tema bem relacionado ao universo dos alunos ou a citação a pessoas específicas de uma área envolvida no projeto, lembre-se de sair do lugar comum e tirar a mesmice do discurso.

O mais importante é quebrar a unilateralidade da apresentação. Seja bem humorado, crie conexão com o público, abra espaço para participações e, de vez em quando, quebre a monotonia da fala – varie o tom e não leia slides, durante as partes com áudio/vídeo. E quando você inserir pontuações específicas para aquele público ou assunto, todos ficarão mais motivado e o clima de participação facilitará o aprendizado.

Seguindo algumas destas dicas, você verá que os resultados das suas iniciativas em EAD serão potencializados. Invista em apresentações de impacto, o aprendizado será bem maior e o seu público ficará muito mais motivado para próximas apresentações. E quando o conteúdo estiver pronto, não deixe de a personalização no EAD: isso pode fazer toda a diferença.

* Esse post foi produzido pela equipe da SMARTalk Apresentações, parceiro do Edools em ações de marketing e comunicação.

Por que não optar por plataformas gratuitas?
O Impacto do EAD no treinamento e desenvolvimento de equipes de projetos

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Bruno Mendonça

Atualmente é responsável pelo marketing e comunicação do Edools. Já atuou em consultorias de marketing, e-commerce e tem experiência em empresas de educação. É publicitário formado pela ESPM-RJ e possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet.
Ver todos os posts de Bruno Mendonça

Deixe uma resposta