TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Como melhorar a gestão empresarial e cursos EAD com OKR


Melhorando a gestão da empresa e dos cursos ead com OKR

O OKR criado pela Intel e popularizada pelo Google, é a sigla de objectives and key results. Definindo OKR temos um framework ou uma metodologia de gestão que promete resultados surpreendente. Além do Google, ela também é adotada por várias empresas dentro, e fora, do vale do silício como LinkedIn, Oracle, Twitter.

Um detalhe muito importante sobre OKR é a facilidade de usar, pela sua simplicidade, empresas de qualquer tamanho podem adotar a metodologia e extrair bons resultados.

Essa ferramenta aponta para onde o profissional deve concentrar os esforços e onde não deve gastar energia e nem recursos, aumentando o foco e diminuindo desperdícios. Ela também eleva consideravelmente a produtividade, reduz o estresse no ambiente de trabalho e aumenta a auto estima da equipe que consequentemente diminui os problemas de saúde e a falta de motivação dos colaboradores. Outro benefício que ela proporciona é a transparência, permitindo uma gestão colaborativa, já que todos os objetivos e resultados-chaves estão disponíveis para todos.

Para começar o OKR deve se ter definido as diretrizes estratégicas como missão e visão da empresa, então tendo como princípios esses dois conceitos, você pode estabelecer os primeiro objetivos da empresa. Feito isso, os objetivos devem ser divididos em trimestres e os diretores, departamentos e colaboradores criam objetivos ambiciosos para potencializar o crescimento da organização.

O próximo passo é criar resultados-chaves que devem ser mensuráveis e servirão para medir o desempenho dos objetivos.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Exemplo de OKR

  • Objetivo: “Criar um produto líder de segmento”
  • Resultado-chave 1: O desenvolvimento do produto concluído até 15 de abril
  • Resultado-chave 2: 10 estudos de caso de clientes
  • Resultado-chave 3: Realizar 1000 vendas no período

Dicas para um OKR mais eficiente

  • Revise semanalmente os resultados;
  • 60% dos objetivos devem ser definidos pelo próprio profissional que trabalhará neles;
  • Escute a opinião dos funcionário e reescrevam se necessário;
  • Se alcançar 100% o seu objetivo não foi ambicioso e desafiador o suficiente;
  • Os planos de ação devem ser revisado, ou criado novos, trimestralmente;
  • Uma missão e uma visão clara facilita a implantação do OKR.

A partir do acompanhamento frequente das metas, é possível que haja feedbacks contínuos e construtivos, para que o colaborador tenha foco nas prioridades e no crescimento da empresa. A metodologia aproveita pontos fortes de cada indivíduo, além de promover o engajamento e auto cobrança entre os funcionários, além de gerar um ciclo de aprendizado para a empresa a partir dos objetivos não alcançados.

O Google, já mencionado, é adepta desta ferramenta desde seu primeiro ano de atuação onde havia apenas 20 colaboradores, passaram-se 17 anos e agora está entre as 30 maiores empresas do mundo e conta com aproximadamente 60 mil colaboradores que utilizam a metodologia.


Este artigo foi criado a partir do primeiro capítulo do ebook lançado pelo Edools em parceria com a Coblue Melhorando a gestão empresarial e dos cursos EAD com OKR. Para ter acesso ao ebook completo gratuitamente, basta acessar este link.

Confira os tópicos do ebook:

  1. O que é OKR?
  2. Dicas para um OKR mais eficiente
  3. Principais premissas de OKR
  4. Como OKR pode ajudar na gestão das empresas EAD?
  5. Sugestão de indicadores EAD
  6. Exemplos de OKR com indicadores de EAD

O OKR pode ajudar e muito a gestão da sua empresa ou instituição de ensino. Conhecer o seu conceito, suas premissas e formas de atuação pode ajudar muito o seu negócio a trabalhar de forma cada mais assertiva e com foco em resultados.

Aproveite o conteúdo!

Até a próxima!

Teste gratuitamente o Edools por 15 dias.

Principais tendências da educação a distância
Como vender cursos online com Marketing de Conteúdo

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Bruno Mendonça

Atualmente é responsável pelo marketing e comunicação do Edools. Já atuou em consultorias de marketing, e-commerce e tem experiência em empresas de educação. É publicitário formado pela ESPM-RJ e possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet.
Ver todos os posts de Bruno Mendonça

Deixe uma resposta