TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Oferta de novos serviços: como impulsionar uma empresa


Oferta de novos serviços

A oferta de novos serviços pode se mostrar como um caminho viável e interessante para muitas empresas impulsionarem o seu crescimento. Contudo, é preciso ter cautela: é necessária uma boa análise mercadológica e uma boa estrutura gerencial para dar esse passo.

Um estudo aprofundado e de qualidade pode trazer à tona diversos serviços que são complementares aos produtos e serviços já comercializados por uma empresa, e aumentar o leque de ofertas pode permitir ir além dos limites até então vigentes, abrindo espaço para captar novos clientes, gerar novos negócios e melhorar o resultado financeiro.

Por isso, renovar a oferta de serviços pode representar uma grande oportunidade para as empresas, mas deve ser uma ação baseada em estudo, planejamento e preparo. É preciso possuir uma excelente estratégia de mercado.

A busca de toda empresa pelo crescimento

Há uma busca incessante por parte das empresas para alcançar e manter-se em crescimento, seja através dos produtos e serviços já oferecidos ou mesmo com a oferta de novos serviços e soluções inovadoras. Essa busca é necessária e deve estar inserida no DNA de toda empresa. Do contrário, o mercado tende a absorver aquelas empresas que não evoluem.

Assim, a busca por novos negócios e oportunidades não deve ser esporádica em uma empresa. Todo bom empreendedor deve assiduamente olhar e estudar o mercado para identificar e explorar novas oportunidades.

Por que a oferta de novos serviços?

Além da busca pelo crescimento, outros motivos podem justificar a oferta de novos serviços:

  • Diversificação do leque de produtos e serviços já oferecidos: uma empresa pode acrescentar um novo serviço às suas ofertas a fim de atender com mais qualidade e/ou abrangência os seus clientes atuais ou mesmo para atrair novos clientes.
  • Entrada em um novo mercado ou segmento: como normalmente o custo para oferecer um serviço é inferior ao custo de produzir um novo produto (bem material), oferecer um novo serviço pode ser o meio mais rápido e barato para entrar em novo mercado;
  • Oportunidade ou aumento da demanda por determinado serviço: o mercado está em constante evolução e podem surgir demandas pontuais, ou mesmo uma mudança de comportamento dos consumidores, que passam a demandar novos serviços (ou uma inovação em algum serviço já oferecido);
  • Readequação do negócio: em alguns casos, todo o negócio de uma empresa precisa ser revisto, e a oferta de serviços pode ser o início de um novo tempo para a empresa;
  • Entre outros;

Vendo dessa forma, é possível perceber como a introdução de um novo serviço na atuação mercadológica de uma empresa pode, de fato, impulsionar o seu crescimento.

É preciso ainda considerar que uma empresa que investe em novos serviços (e sendo estes demandados pelo mercado) tende a ser bem vista por seus consumidores e parceiros. Mostra-se como uma empresa que busca inovar, que não se acomoda.

A oferta de cursos online, por exemplo, é um bom exemplo de um serviço que pode ser oferecido pelas empresas. Muitas organizações guardam dentro de si uma quantidade enorme de conhecimento e informações que poderia ser partilhada (e comercializada) com o mercado, tornando-se mais uma forma de serviço.

Como identificar oportunidades de negócios?

Como então identificar oportunidades reais de ofertas de novos serviços que possam gerar novos negócios?

A resposta está no assunto que trataremos mais adiante: conhecer profundamente o mercado.

Mas algumas dicas podem ser dadas para ajudar nesse caminho (se quiser um conteúdo mais aprofundado, acesse o e-book Como identificar oportunidades de negócios):

  • Olhe para dentro do seu próprio negócio: muitas oportunidades de negócios (e de oferta de novos serviços) podem ser descobertas realizando uma boa análise do próprio negócio. Isso porque através de uma análise aprofundada pode-se descobrir gargalos que a empresa ainda não está atendendo ou situações que já foram vividas e que podem ser transformadas na oferta de serviços ao mercado (uma empresa de venda de equipamentos de informática ajudou um cliente, em determinado momento a instalar e configurar uma infraestrutura de backup de arquivos, mas foi um caso isolado; isso não poderia se transformar em um serviço também para outros clientes?).
  • Converse com os seus clientes atuais: ninguém melhor do que os próprios clientes, que já conhecem as soluções oferecidas por sua empresa, mas que também possuem outras necessidades, para dizer quais demandas ainda não são atendidas. Boas ideias podem ser extraídas de uma simples conversa.
  • Converse com os seus funcionários: por vezes o empresário e os líderes de uma empresa se fecham em uma sala ou passam horas realizando pesquisas na internet para identificar oportunidades de negócios, mas deixam de conversar com seus próprios funcionários. São os funcionários que estão na linha de frente, são eles que escutam o cliente diariamente, lidam com as atividades operacionais e podem tomar conhecimento de gargalos que uma liderança da empresa ainda não percebeu.
  • Conheça as tendências de mercado: uma boa oportunidade não está relacionada apenas ao presente, mas principalmente ao futuro. Por isso, é fundamental conhecer as tendências de mercado e de consumo para saber em que direção o mercado está caminhado e quais serviços serão demandados mais adiante.

É importante lembrar que o mercado está em contínua mudança, e por isso não basta conversar com seus funcionários ou clientes uma única vez, não basta analisar o seu negócio uma única vez, e assim sucessivamente. Para uma empresa que quer crescer, é preciso adquirir o hábito que identificar novas oportunidades frequentemente.

Estudo profundo do mercado

Fica claro, portanto, que a oferta de novos serviços está diretamente vinculada às demandas e características do mercado. E essas demandas precisam ser conhecidas e esse aprendizado deve ser constante.

O sucesso na oferta de novos serviços e na geração de novos negócios depende, em grande parte, do conhecimento que uma empresa possui sobre os seus consumidores, clientes, concorrentes, e tudo e todos que compõem o seu mercado, e principalmente como transforma esse conhecimento em ação.

Se em uma empresa há alguma dificuldade para conhecer e manter-se atualizado quanto ao seu mercado, reconhecer a uma empresa de consultoria pode ser um bom caminho.

O fundamental, para toda empresa, é perceber que há muitas oportunidades presentes no mercado e que, sabendo aproveitá-las e transformando-as na oferta de novos serviços, o caminho para o crescimento se alarga e os resultados são impulsionados.


Este artigo foi escrito pela Intelliplan Consultoria Empresarial.

Sobre a Intelliplan Consultoria Empresarial

A Intelliplan Consultoria Empresarial é especialista na prestação de consultoria em gestão, estratégia e mercado para pequenas e médias empresas, oferecendo serviços para as mais diversas necessidades de uma empresa, de acordo com o objetivo a ser alcançado.

Conheça mais sobre a Intelliplan: intelliplan.com.br

Como aumentar as vendas de um preparatório online
O aluno de EAD consome conteúdo no horário comercial

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Bruno Mendonça

Atualmente é responsável pelo marketing e comunicação do Edools. Já atuou em consultorias de marketing, e-commerce e tem experiência em empresas de educação. É publicitário formado pela ESPM-RJ e possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet.
Ver todos os posts de Bruno Mendonça

Deixe uma resposta