TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

O que é uma plataforma EAD e como utilizá-la para criar cursos online?


Plataforma EAD: O que é e como utilizá-la para criar cursos online?

O formato mais comum para a gestão do ensino online ou Learning Management System (LMS) é utilizando uma plataforma EAD. Uma plataforma EAD é como uma sala de aula online onde os instrutores podem realizar debates, leituras de conteúdo, reproduzir vídeos e áudio, realizar atividades para melhorar o aprendizado dos alunos, fazer anúncios e avaliar o desenvolvimento dos alunos.

Uma plataforma EAD oferece materiais desenvolvidos em uma variedade de formatos diferentes desde documentos do MS Office, vídeos e aplicativos.

Esses sistemas de gestão de aprendizagem online podem ser hospedados localmente, ou seja, mantidos em um servidor fisicamente localizado em uma instituição educacional, ou remotamente, na “nuvem”, em que a empresa parceira que gerencia todas as questões relacionadas com o servidor.

Aqui está uma visão geral de algumas funcionalidades de uma plataforma EAD essenciais para a criação de cursos online:

Páginas de discussão

Páginas de discussão EAD permitem que se crie discussões encadeadas. Elas são muito úteis para responder a questões gerais de toda a classe, permitindo que os alunos tenham uma discussão sobre um tópico apresentado pelo instrutor.

Salas de bate-papo

Os chats funcionam em horários agendados. Os alunos sabem que podem entrar e encontrar o seu instrutor lá. Nessas salas os alunos podem obter uma resposta imediata a uma pergunta e tirarem dúvidas com o instrutor.

Páginas de grupo

Essas áreas da plataforma EAD permitem aos alunos se comunicarem com um sub-conjunto de colegas de classe e compartilhar arquivos. Normalmente, o professor tem de definir os grupos dando acesso aos alunos adequados.

Grupos possuem uma seção privada de discussão, um grupo de e-mail e um espaço de partilha de ficheiros privada. São muito úteis para a criação de projetos colaborativos em aulas online.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Videoconferência

A plataforma EAD permite um sistema de conferência online que facilita o uso de webinars e reuniões online.
As webconferências imitam a tradicional palestra na universidade ou em sala de aula onde o instrutor pode dar a palestra, compartilhar anotações ou fazer uma apresentação onde os alunos podem até mesmo levantar as mãos e fazer perguntas ou se comunicar através de voz ou chat.

Gestão pedagógica

Essa área da plataforma EAD permite a gestão do conteúdo educacional e do fluxo de aulas. Dependendo do tipo de conteúdo que está sendo desenvolvido, o projeto pode produzir vários tipos de suportes incluindo documentos do Microsoft Word, vídeos, arquivos de áudio e animação.

É importante definir bem o processo de forma adequada para garantir que só produtos de alta qualidade sejam produzidos e também se certificar de que eles sejam corretamente gerenciados durante todo seu ciclo de vida.

Personalização da sua plataforma EAD

A possibilidade de personalização favorece a todos as envolvidas na plataforma EAD: os professores, os alunos e os designers gráficos. É interessante porque o curso cria uma identidade única com seus alunos, e a relação entre eles é estimulada.

O uso de modelos preexistentes economiza tempo e garante uma qualidade consistente com o objetivo da plataforma.

Gestão financeira

A plataforma é capaz de gerir as pagamentos dos alunos e de otimização de carteiras em tempo real. A plataforma EAD é uma solução inteligente para a colaboração digital entre os clientes e seus assessores, consultores de investimento ou quaisquer outros especialistas.

Além disso, a solução de gestão financeira é integrada ao sistema bancário para facilitar o controle do fluxo de caixa de forma relevante.

E-commerce

O aluno tem facilidade na escolha dos cursos que deseja fazer e acesso ao conteúdo online após a confirmação do pagamento.

A plataforma normalmente oferece experiências personalizadas para o comprador de forma automática através da própria plataforma.

Enfim, é importante estar atento com o que uma plataforma EAD pode oferecer que viabilizará a criação de cursos online de sucesso e com tudo o que você precisa.

Veja agora alguns benefícios de se utilizar uma plataforma EAD para gestão e criação de cursos online:

  • O baixo custo
  • Familiar e fácil de usar
  • A capacidade de integração com outros sistemas de informação
  • Os estudantes ou instrutores com smartphones ou tablets podem acessar o sistema sem a necessidade de usar um notebook.
  • Serve como uma sala de aula online.
  • Projetada para professores e alunos na aprendizagem online.
  • Permite a leitura de material online, a formação de pequenos grupos e postagem de fotos e vídeos.

Sugerimos também a leitura do artigo: Vantagens de usar uma plataforma EAD no modelo SaaS.

Através de uma plataforma EAD, os cursos podem ser ensinados de forma não sincronizada que significa que os alunos e os professores podem trabalham em horários diferentes, não necessariamente em tempo real, ou de forma sincronizada em tempo real ou ao vivo.

O Edools tem a melhor e mais completa plataforma EAD para a gestão e criação de cursos online de forma profissional.

Tem alguma dúvida ou sugestão a respeito de funcionalidades de uma plataforma EAD ou da criação de cursos online? Compartilhe conosco a sua opinião.

Plataforma online: como adotar EAD em uma instituição de ensino?

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Bruno Mendonça

Atualmente é responsável pelo marketing e comunicação do Edools. Já atuou em consultorias de marketing, e-commerce e tem experiência em empresas de educação. É publicitário formado pela ESPM-RJ e possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet.
Ver todos os posts de Bruno Mendonça

Comentários (1)


  1. Pingback: 3 dicas para vender cursos online e conseguir mais cliente | Blog do Agendor

Deixe uma resposta