TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Como montar um negócio EAD


Como montar um negócio EAD

A educação é uma das poucas áreas que não foram afetadas pela crise econômica. Por este motivo, montar um negócio EAD (educação a distância) pode ser uma excelente opção para quem deseja empreender neste mercado.

A aprendizagem na era da Internet é um atual leque de opções que está crescendo e ganhando força cada vez mais não só no Brasil, como em todo o mundo.

Com o avanço dos recursos tecnológicos, as pessoas começaram a se comportar de forma diferente a partir de novos padrões e hábitos de consumo.

A educação a distância, por sua vez, ficou cada vez mais evidente neste cenário. Através da oferta de cursos online, a educação online possibilita um crescimento exponencial de negócio que os cursos tradicionais presenciais não oferecem.

Cursos online são uma excelente opção para quem deseja gerar renda sem a necessidade de um alto investimento. Afinal, criar um curso online é bastante simples e o seu custo é quase inexistente.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

A criação de um curso online surge nesse contexto como uma grande aliada às mais diversas instituições que buscam ampliar os seus serviços oferecidos, além de conseguirem escalar o seu negócio de maneira eficiente e oferecer cursos para um número infinitamente maior de pessoas, aumentando bastante a receita do negócio como um todo como consequência.

O momento é extremamente propício para começar projetos de educação a distância, e qualquer iniciativa bem planejada e executada pode trazer excelentes retornos de investimento.

Porém, se você está pensando em realmente investir em EAD, precisa saber que criar cursos online, apesar de ser algo bastante fácil e não exigir muita experiência, é uma tarefa importante e que pode ser determinante para o sucesso ou fracasso de toda a sua estratégia de ensino a distância.

Então se você está pensando em montar um negócio EAD e não sabe por onde começar, não se preocupe, você está no lugar certo.

Planejando um negócio EAD

O primeiro passo a ser seguido ao montar um negócio EAD deve ser o planejamento. Você deve considerar todos os custos envolvidos e principalmente, estruturar todos os tópicos que deverão estar dentro contidos nas videoaulas.

É fundamental analisar antes em qual tipo de mercado o seu negócio EAD estará inserido, assim como quem serão os os potenciais alunos e os possíveis concorrentes. Desta maneira, você irá conseguir direcionar de forma mais direta e prática para o seu público-alvo.

Por exemplo, se você espera ter alunos que já entendem um pouco do assunto, a abordagem será diferente de um curso para iniciantes. Outro exemplo é que a linguagem de um curso para adultos deve ser diferente da linguagem de um curso para adolescentes.

Lembre-se que é extremamente importante saber qual o segmento do mercado online que você quer atuar para extrair o máximo de informações a serem usadas ao seu favor na hora de produzir os conteúdos de seu negócio EAD.

É também fundamental analisar como os concorrentes do mesmo segmento estão se saindo, quais são os seus pontos fortes e fracos, diferenciais, etc. Deste modo, você poderá criar o seu negócio com um diferencial competitivo das demais existentes.

Portanto, se organize de forma inteligente, pesquise e estude bastante, pois a etapa de planejamento é considerada como uma das mais importantes ao criar um negócio EAD de sucesso.

Produzindo conteúdos

Agora é a hora de preparar o material  que será disponibilizado em seu negócio EAD. A maioria dos cursos EAD usam os vídeos como recurso principal, e outros materiais como e-books, áudios, imagens de apoio. Esta organização funciona bem, pois ela simula uma sala de aula tradicional.

Gravar vídeos não é uma tarefa difícil, mas assim como a preparação de todos os outros materiais, requer bastante dedicação. A imagem e o som precisam ter boa qualidade e o roteiro deve ser coerente. Também é preciso ter didática, para ensinar o conteúdo de uma forma que facilite a assimilação e desperte o interesse nos alunos.

Quanto mais intimista e pessoal for a linguagem adotada em seu negócio EAD, melhor será, pois isso criará um ambiente mais acolhedor e psicologicamente, deixará o leitor mais receptivo a sua mensagem.

Uma vez que você não consegue entreter o seu aluno, eles irão colher menos frutos com seu curso por não serem motivados a realmente adquirir todas as informações que estão sendo fornecidas.

Ao preparar o material de um curso preparatório online, é melhor oferecer informação a mais do que a menos. Mesmo que você não tenha orçamento para produzir conteúdo complementar à seus cursos, investir em links para materiais complementares é uma ótima forma de engajar seu aluno com os assuntos abordados e fazer com que ele aproveite mais as aulas e ainda amplie os seus conhecimentos.

Roteirizando

Montar um negócio EAD exige certa organização quanto aos conteúdos que serão veiculados, e a roteirização dessas informações pode ser o elemento chave. No projeto de roteirização, deve se levar em conta:

  • Conteúdo a ser propagado e qual o público-alvo;
  • Exposição da informação e formato
  • Revisão a cada mudança de tema;
  • Exercícios de fixação e revisão que podem oscilar entre questões abertas e fechadas;
  • Participação de fóruns a cada término de módulo;
  • Participação em chats (sempre que possível).
  • O roteiro o ajudará a ordenar melhor as suas ideias e a criar uma ordem lógica do conteúdo (todos os textos, imagens e recursos necessários para que o aluno compreenda o assunto abordado) que será apresentado ao seu aluno. Ao roteirizar o seu conteúdo, você terá condições de “medir” o tempo.

Para não se tornarem cansativos, os vídeos não devem passar de 10 a 15 minutos, no máximo. Mais que esse tempo você poderá ter uma queda de audiência. Anote isto!

Outra dica importante para deixar os seus vídeos 100% interessantes é pensar num cenário que seja “agradável”. Evite ambientes escuros e capriche na iluminação.

Divulgando

Com tudo pronto, é hora de investir na divulgação do negócio EAD. Aposte nas redes sociais e use-as a seu favor. As páginas do Facebook, Twitter, Instagram e demais redes são atualizadas dezenas ou até centenas de vezes por dia. O motivo é simples: verificar o que está acontecendo na rede.

Na hora de divulgar o seu negócio EAD, aparecer nas redes sociais é fundamental. Comece desenvolvendo uma página para o negócio e, em seguida, reproduza nela conteúdo de qualidade e relevante na divulgação do curso para essas redes.

Atraia o seu público-alvo em potencial. Uma boa dica é oferecer “trechos” gratuitos do curso, despertando o interesse no leitor que pode ser um possível aluno.

Você pode ainda usar recursos de marketing digital, como a criação de um website e páginas nas redes sociais, ou a estruturação de campanhas de Adwords. De acordo com o assunto do curso, você também pode investir em uma divulgação direta; por exemplo, se for o conteúdo for interessante para o público corporativo, você pode buscar contatos nas associações empresariais da sua cidade e oferecer uma parceria.

Para que estes cursos online possam ter um melhor desempenho, os portais EAD tem a função de facilitar todo o tipo de divulgação e informações do curso em geral, através do uso de um LMS (Learning Management System).

Para te ajudar na divulgação e te ajudar a responder uma das dúvidas sobre como montar um negócio EAD, confira o artigo Quais as melhores formas de divulgar meus cursos online

Analisando e atraindo o público-alvo

Uma boa ação é identificar os principais perfis de usuários – definir seu público – pode aumentar gradativamente a chance de seu negócio EAD ser um sucesso. Divida as funções da sua equipe, onde uma parte pode ficar responsável por esta etapa, levantando dificuldades, pontos de atenção e diferentes possibilidades de público dentro das instituições de ensino.

Nos dias de hoje os alunos estão cada vez mais próximo dos detentores do conhecimento e, com isso, o acompanhamento detalhado de relatórios, engajamentos e conclusões, torna cada vez mais possível de acompanhar tais progressos.

Medindo resultados

Levando em consideração os conhecimentos e exigências para o sucesso daqueles que utilizarão o seu curso online, para garantir a fixação e eficácia do conteúdo, é necessário pensar em formas de avaliar o seu progresso.

Para isso, na hora de conceber seu conteúdo, pense também em incluir métodos de acompanhamento, como criação de  AVA (ambientes virtuais de aprendizagem), comunicação direta com os alunos através de chats, fóruns, etc.

Depois, peça feedbacks sobre o conteúdo para seus alunos e público em geral. Afinal, ninguém melhor do que eles para saber o que está funcionando ou não, para onde se pode caminhar, pontos a melhorar, etc.

Tenha uma comunicação direta com seus alunos e se mostre sempre receptivo, adotando sugestões sempre que estas fizerem sentido e realmente agreguem valor ao seu conteúdo de alguma forma.

Precificando o seu negócio EAD

Primeiro, é preciso definir qual será o preço do seu curso. Para isso, você deve considerar quanto foi investido para poder criá-lo, e qual a margem de lucro que gostaria de atingir. Mas lembre-se de que um negócio EAD tem alto potencial de vendas – pois qualquer pessoa no país inteiro, ou até no mundo, pode comprá-lo. Portanto, o ideal é manter o preço individual baixo e buscar o maior número de vendas possível.

Escolhendo a plataforma

Agora você deve colocar os seus conteúdos em uma plataforma que seja adequada às suas necessidades.

Tudo o que você planejou e produziu será inserido em uma plataforma e-learning que deve oferecer tudo o que você precisa em termos de hospedagem, gerenciamento e venda de cursos online.

Ao montar um negócio EAD, será importante medir o consumo do conteúdo realizado por cada aluno, assim como o desempenho destes em cada assunto abordado.

É normal que no primeiro momento haja uma sobrecarga criada pelo pouco tempo para desenvolver conteúdo e o investimento que está se fazendo. Por isso, é muito importante ter uma plataforma que organize e crie uma hierarquia e apresentação para todo o conteúdo.

É muito importante ter uma plataforma que tenha organizado  a apresentação de todo o conteúdo. Através do sistema de gestão de aprendizagem (LMS, do inglês, Learning Management System) é possível trabalhar com a criação de conteúdo conectando recursos personalizados, e-commerce, gamificação, apresentações e fóruns.

Depois, por meio dos dados extraídos pela plataforma LMS, você poderá responder a questões como:

  • Quais alunos concluíram o curso?
  • Quantos alunos iniciaram esse curso?
  • Qual foi o desempenho dos meus colaboradores?
  • Quantos cursos o aluno X ou Y realizou?
  • E muitas outras!

O uso das plataformas online para oferecer cursos cresce a cada dia, principalmente, com o objetivo de chamar a atenção dos alunos.

Através de uma organização, o tempo para procura de conteúdo e desenvolvimento de avaliações aumentará, e tudo isso a um custo reduzido. O uso de uma plataforma LMS leva a melhora da qualidade no ensino online, podendo alavancar o sucesso de seu negócio EAD.

Conclusão

O cenário atual se encontra mais que favorável para a introdução do ensino online, visto que o número de pessoas com acesso à Internet no mundo todo está disparado e cada vez mais elas usam meios virtuais para adquirirem novos conhecimentos e habilidades.

Mas, lembre-se que ter somente bons conteúdos não será suficiente para criar um curso online. O uso de uma plataforma LMS é extremamente importante. Pois nela, é feito o armazenamento, a distribuição, comunicação, relacionamento e monitoramento de todos os alunos e dos conteúdos.

Cada plataforma LMS em específico possui funcionalidades distintas entre si. No entanto, para que você trabalhe com foco no que realmente é importante,e vamos citar aqui as principais para deixar o processo de aprendizagem completo e eficiente.

Com uma tecnologia excepcional, o Edools possui a plataforma LMS mais completa para criar um curso online, sendo possível personalizar, gerenciar e hospedar seus conteúdos online de forma simples, prática e dinâmica.

Deseja obter mais informações sobre a nossa Plataforma? Saiba melhor como nossas ferramentas podem ser muito úteis para o seu negócio EAD! Faça um teste agora mesmo por um período de 15 dias gratuitos!

Teste gratuitamente o Edools por 15 dias.

Se houver alguma dúvida ou sugestão sobre como montar um negócio EAD, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco ou deixar um comentário ao final desta página.  

Até a próxima!

Designed by Freepik

A importância do planejamento em um negócio EAD
Não restrinja o acesso do seu aluno!

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Rafaela Espíndola

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Faz parte do time de Marketing e Comunicação do Edools. É apaixonada por criação e inovação. Não consegue esconder que é canceriana dos pés à cabeça.
Ver todos os posts de Rafaela Espíndola

Deixe uma resposta