TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

A importância do planejamento em um negócio EAD


A importância do planejamento em um negócio EAD

Este post tem como intuito sensibilizar e orientar os empreendedores que manifestam o interesse em abrir um negócio EAD sobre a importância de definir estratégias de atuação no mercado através de um planejamento bem desenvolvido.

O EAD é uma ótima oportunidade para quem deseja empreender e também treinar seus funcionários. Desde professores que desejam dar aulas sobre ENEM ou matérias de universidades, por exemplo, até grandes empresas que pretendem oferecer cursos para seus clientes. Todos esses podem se beneficiar com a modalidade de ensino online.

Existem muitos experts nas disciplinas que estão planejando dar o curso online, porém não tem grande conhecimento em gestão e empreendedorismo. E sem essa parte extremamente importante, o seu negócio já pode começar com problemas.

Antes de pensar em produzir conteúdos e até mesmo em plataformas para se contratar, é crucial que você entenda que estará iniciando um negócio e que fará investimentos para abrir uma empresa, independente dela ser pequena ou não.

Você será não só um professor, mas o CEO da sua escola EAD, o cabeça por trás de tudo e o grande responsável pela mesma.

Sendo assim, você deve sempre começar pelo planejamento estratégico. Parece até difícil ou longo e demorado, mas você verá que não é nada disso e que sem esse planejamento inicial suas chances de falhar são muito maiores. E como fazer isso? O que preciso? Por onde começo? Vai sair caro para planejar?

Então vamos começar pelas duas variáveis principais que você vai precisar para poder iniciar esse planejamento. A primeira é tempo. Sim, você precisa ter algumas horas por semana para definir quanto de dinheiro deseja gastar, qual matéria ou disciplina irá começar a gravar, se precisa se atualizar sobre o assunto, se existem concorrentes no mercado fazendo o mesmo, etc.

A segunda variável é a vontade, visto que para poder fazer esse planejamento, você precisará ler muito sobre as melhores práticas. Estudar não apenas sobre como gravar videoaulas, mas também sobre marketing online, plataformas de ensino, formas de precificação, e-commerce, controle de finanças, entre outros, dependendo do que deseja.

Logo, os tópicos para iniciar um bom planejamento são:

#1 Faça um planejamento estratégico: Com seus objetivos, metas, capacidades e empecilhos do caminho.

#2 Organize as informações: Busque o máximo de informações sobre conteúdos e fornecedores, analise as padronizações e estude-as.

#3 Fique de olho na concorrência: Tenha comparativos e observe como estão agindo os seus concorrentes em potencial. Eles também representam o mercado ao qual deseja se inserir.

#4 Invista em qualidade para produzir conteúdos e escolher fornecedores: Entenda que qualidade vai te exigir um investimento maior, mas que isso também irá gerar benefícios muito maiores.

Se você não tem grande conhecimento, experiência e orçamento, comece com planos mais básicos. Primeiro, comece a alcançar um número de alunos e depois opte por planos maiores.

#5 Controle o desempenho: Veja se está alcançando os objetivos desejados, ou pelo menos próximo deles. Peça feedbacks para seus alunos e veja se está obtendo boa visibilidade para alcançar mais alunos. Escute seus clientes!

#6 Não descuide das finanças, mas também não deixe de fazer novos investimentos: Essas dicas todas valem para o seu EAD, mas também se enquadram muito bem em qualquer negócio que você esteja pensando em iniciar. Até mesmo para práticas da vida que não sejam voltadas para o empresarial.

Planejar bem sua vida é muito importante para alcançar qualquer meta e objetivo que deseje, por exemplo a meta de fazer uma faculdade. Como você vai organizar seu tempo que precisará para as aulas, o investimento financeiro que você vai fazer, se você está certo do curso que pretende escolher, a distância da mesma, se é de renome e se tem conhecidos que podem dizer boas referências desta faculdade. Sempre assim, planejando e estudando o caminho ao qual será escolhido evitando possíveis erros e desperdícios.


Para garantir que o seu negócio EAD terá o sucesso esperado é importante que você planeje detalhadamente o seu projeto. Aprender com erros também é importante e sempre estude antes para que não os cometa novamente. Ao contrário, aprenda práticas de sucesso.

Uma dica pra você é que aqui no Edools criamos o EAD Now, que são vídeos rápidos de 1 minuto em média com dicas muito importantes para o sucesso do seu negócio EAD.

Esses vídeos são curtos e com conselhos valiosos, que podem abrir sua mente para algo que ainda não pesquisou ou não pensou ser de grande valia. Dê uma conferida lá e quem sabe assim o Edools consiga lhe ajudar ainda mais.

Além disso, o que sempre aconselhamos para os leads e clientes é o seguinte: assista os vídeos demonstrativos da plataforma, aprenda a mexer bem no que pretende contratar e saiba como usar as ferramentas que serão utilizadas em sua escola online. Mesmo que não esteja com pensamento de contratar o Edools, assista os vídeos para ter um comparativo e saber o que os fornecedores de plataformas EAD podem ou não lhe oferecer.

Gostou desse post? Então comente aqui suas experiências, o quanto este post te ajudou, e compartilhe este link com quem mais esteja pensando em iniciar um negócio EAD.

Até a próxima!

Designed by Freepik

Não se esqueça dos certificados!
Como montar um negócio EAD

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Luana Braga

Graduanda em Engenharia de Produção, é Consultora Comercial do time Edools. Gosta de se dedicar com excelência em todos os assuntos, principalmente aos que se refere a melhoria contínua e inovação. Tem muito carinho e dedicação para com seus trabalhos!
Ver todos os posts de Luana Braga

Deixe uma resposta