TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Por que migrar o seu Moodle para uma plataforma EAD terceirizada?


Por que migrar o seu Moodle para uma plataforma EAD terceirizada?

Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning) é um sistema de gerenciamento para criação de curso online. Esses sistemas são também chamados de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) ou de Learning Management System (LMS), conhecidos como Sistema de Gestão de Aprendizagem.

Um LMS proporciona todo o ambiente virtual propício para que o processo de aprendizagem de alunos seja realizado da melhor forma possível, sem ruídos para tal, muitas vezes por intermédio de um tutor EAD que irá o auxiliar nesse processo.

O sistema Moodle se trata de um software “open source”, um termo em inglês que significa código aberto, ou seja, ele tem licenciamento livre para o design, código-fonte e a sua redistribuição.  Ele pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído pelos usuários gratuitamente, já que o acesso ao código-fonte é livre, o que permite fazer alterações conforme as suas necessidades.

Seu desenvolvimento acontece de forma colaborativa através de uma comunidade virtual, a qual reúne programadores, designers, administradores, professores e usuários do mundo inteiro.

O Moodle vem sendo utilizado por diversas instituições no mundo inteiro, inclusive pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possuindo uma grande comunidade de membros estão envolvidos em atividades que abrangem desde correções de erros e o desenvolvimento de novas ferramentas à discussão sobre estratégias pedagógicas de utilização do ambiente e suas interfaces.

O EAD (educação a distância) está em crescimento constante. O avanço das tecnologias somado às mudanças no perfil dos alunos impulsionou o crescimento do EAD no mundo todo. Somente no Brasil, o segmento apresentou um salto significativo nos últimos cinco anos, com o surgimento de diversas ferramentas e plataformas gratuitas e pagas voltadas para educação e treinamento corporativo.

Diante de tantas ofertas, surgem as dúvidas sobre a melhor solução para a implementação de um projeto de educação a distância.

E o problema é que muitos empreendedores de um negócio EAD acreditam que optar por este tipo de sistema como o Moodle é a melhor solução para gerenciar um curso online pelo seu baixo custo. Porém, optar por uma plataforma terceirizada pode gerar resultados muito mais satisfatórios.

Pensando nisso, iremos lhe mostrar agora os principais motivos para migrar o seu Moodle para uma plataforma EAD terceirizada:

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Desvantagens encontradas no sistema Moodle

  • Ter um software livre não significa que irá ter um custo zero. Há custos com pessoas especializadas, como profissionais que entendem de programação e também custo com tempo para a customização e infraestrutura do servidor;
  • Não existe uma equipe técnica à disposição. É necessário ter desenvolvedores na equipe ou contratar uma empresa especializada para fazer as formatações desejadas;
  • Erros de ligação que, por vezes, impedem o acesso à plataforma;
  • Bloqueios quando há envio de trabalhos e na realização de pequenas atividades online;
  • Os programadores envolvidos na implantação do Moodle precisam entender de PHP e MySQL;
  • É necessário montar ou terceirizar uma estrutura de hardware, software básico e técnicos que dêem o devido suporte e manutenção;
  • A interface não gera muita identificação para com os alunos. Não há uma espécie de ícone para facilitar a identificação e acessos aos recursos. A navegação é feita por menus verbais e pouco intuitivos. O layout é semelhante a de um blog simples, com três colunas e boxes que podem ser alterados de lugar ou “escondidos” dos alunos. Para melhorar essa estrutura, é necessário contar com um webdesigner, que ainda assim pode encontrar diversas outras restrições;
  • O Moodle não automatiza todos os seus recursos, o que requer uma habilidade técnica maior dos administradores do ambiente. Já os sistemas de uma plataforma EAD terceirizada são totalmente automatizados e não requerem esses conhecimentos técnicos, podendo ser operados facilmente, tendo o tempo otimizado para utilizar em outras atividades;
  • Apesar de o Moodle ter uma página de origem brasileira, a língua oficial da comunidade é o inglês. Os fóruns, notícias, releases das versões, help desk e FAQ estão todos em inglês, além de serem bem técnicos;
  • Dependendo da hospedagem e do número de acessos, as plataformas gratuitas costumam ter muita instabilidade, o que acaba impedindo o acesso dos alunos, professores, tutores e gestores.  E isso gera não somente transtorno, como a necessidade de um adiamento dos prazos das atividades;
  • Não há possibilidade de ter uma personalização livre do layout da página de vendas ou do ambiente virtual;
  • Os materiais disponíveis não podem ser utilizados de forma aberta no Moodle, sendo permitido seu uso somente durante o curso;
  • Não permite a criação de segmentos para agrupar pessoas com características comuns. Há apenas a possibilidade de criar subgrupos dentro das turmas para realização de trabalhos;
  • Possui um único ambiente para o gestor e para o aluno, e isso é ruim pois com ambientes específicos, é possível trabalhar melhor a necessidade e o uso de cada um;
  • A cada nova turma é necessário replicar todo o conteúdo do curso, mesmo que este conteúdo seja idêntico ao da turma anterior. Com isso, há um aumento desnecessário de consumo de tempo e de espaço em servidor;
  • Não permite a alteração da estrutura do curso após sua publicação;
  • O Moodle não possui um controle para determinar que um curso é pré-requisito para outro;
  • O módulo de relatórios, mesmo com as atualizações de versão, continua muito reduzido, com poucas opções;
  • Não há um recurso para pré-inscrição nos cursos com aprovação automática, o que tira a liberdade do aluno buscar o conhecimento quando deseja ou necessita, mesmo quando o curso é online, assíncrono e autodidático.

A somar aos fatores que já foram mencionados, está também o fato de muitos professores ainda terem dificuldades com a utilização das novas tecnologias, além de que, para se utilizar à plataforma do Moodle, é necessária uma sabedoria maior em informática, visto que seu sistema não é 100% intuitivo e isso pode dificultar (e muito!) a utilização para todos os lados.

Agora que você já está por dentro de todas as desvantagens que você pode encontrar ao optar pelo sistema Moodle, vamos entender por que migrar este para uma plataforma EAD terceirizada pode realmente ser melhor para o seu ensino online?

Por que migrar o seu Moodle para uma plataforma EAD terceirizada?

Agora você já entendeu que optar pelo sistema do Moodle pode ser uma ideia não tão boa, certo? Mas não se preocupe, existe uma saída para que você possa hospedar o seu curso online de forma intuitiva e eficiente: as plataformas LMS.

Uma plataforma EAD terceirizada possui diversas vantagens tanto para seus usuários quanto para quem contrata por este serviço. Isso porque é possível fazer diversos tipos de integrações dentro de uma plataforma como esta, que viabiliza diversas possibilidades de ser trabalhada, e assim, aumenta  consideravelmente suas opções de atuação e, com isso, oferece mais vantagens aos seus alunos.

Com diversas soluções tecnológicas inovadoras no mercado que podem ser integradas, a plataforma EAD terceirizada, acaba possuindo um nível superior de eficiência para os sistemas de gestão de aprendizagem tanto para empresas, quanto para instituições de ensino.

Quer saber quais são os principais benefícios encontrados em uma plataforma EAD terceirizada em comparação ao Moodle?

Personalização

Diferente do Moodle, você tem a possibilidade de oferecer aos seus alunos um ambiente virtual de aprendizagem customizado de acordo com suas preferências, necessidades e desejos como um dos grandes recursos que uma boa plataforma EAD oferece.

Criar uma identidade única em uma empresa, independente do seu porte, tamanho ou segmento, é fundamental para o seu sucesso.

Trazendo para a realidade de instituições de ensino online, oferecer aos seus alunos uma ambiente virtual de aprendizagem personalizado é um grande trunfo para a identificação dos mesmos com o seu negócio, visto que isso cria uma aproximação entre ambos que faz toda a diferença por um motivo muito simples: os alunos acabam se mostrando cada vez mais engajados e motivados de acordo com o nível de personalização/identificação do ambiente de aprendizagem e conteúdos com os interesses pessoais destes alunos.

Em treinamentos corporativos via EAD, oferecer cursos através de uma plataforma terceirizada 100% personalizável de acordo com os valores e a cultura empresarial ajuda a engajar e motivar colaboradores no processo de aprendizagem, contribuindo para que os objetivos da organização sejam alcançados da maneira mais eficiente possível.

Portanto, opte por uma plataforma EAD terceirizada que lhe dê a possibilidade de personalizar por completo os seus cursos, ambientes e páginas de vendas (principalmente para impactar potenciais alunos), pois é essencial para ter alunos satisfeitos e impactar novos, contribuindo diretamente para o sucesso do seu negócio EAD.

Página de vendas (e-commerce)

Possuir um e-commerce (uma página para vender seus cursos online) é um recurso de algumas empresas no mercado de plataforma EAD, não todas, mas de extrema importância. O Moodle, por exemplo, não oferece o mesmo.

Esse recurso integra totalmente o seu EAD com sua loja virtual para a venda de cursos online, onde tudo ficaria interligado ao mesmo ambiente.

Nesse sentido, ter uma página de vendas acaba por integrar com a funcionalidade de personalização, onde para impactar alunos em potencial é necessário ter um e-commerce bem definido e estruturado e, principalmente, personalizado de acordo com seus interesses e identidade.

Outro recurso que se tem como destaque ao migrar o seu Moodle para uma plataforma EAD terceirizada é a possibilidade de fazer uma integração completa com diferentes meios de pagamento, oferecer cupons de desconto aos seus alunos, além de gerar relatórios EAD completos que irão auxiliar bastante na gestão do seu negócio e das suas vendas como um todo.

Estrutura de vídeos

Ter uma estrutura completa para trabalhar com videoaulas é essencial. Logo, é fundamental que a plataforma EAD terceirizada escolhida possua uma excelente suporte para o funcionamento dos vídeos de forma simples, intuitiva e profissional.

No Moodle, esta estrutura além de ser extremamente básica, não atende qualquer tipo ou tamanho de vídeo.

Este é um ponto crucial de uma plataforma de cursos online, pois vídeos são a principal engrenagem do seu curso. Mesmo que você trabalhe com textos, os alunos demandam cada vez mais um material interdisciplinar e com a utilização de diferentes mídias, que possa ser ouvido e visto em diferentes momentos e que não demande apenas a concentração total dele, como acontece na leitura dos textos.

Se ela tiver a possibilidade de fazer a transmissão de vídeos em tempo real isso será um “plus” para o seu curso. Essa pode ser uma  ótima opção de explorar assuntos específicos, avaliar opiniões, tirar dúvidas e estimular a interação entre aluno e professor.

Fóruns de dúvidas

O fórum de dúvidas é o elemento indispensável quando se trata de cursos EAD. Um fórum é capaz de incentivar o compartilhamento de informações e conteúdos relevantes entre os alunos e professores, estimulando trocas de experiências e melhorando ainda o ambiente de aprendizado.

Desta maneira, se torna possível criar matérias, módulos ou qualquer outro tema que seja relevante no processo do ensino-aprendizagem. No fórum, um aluno pode ajudar também outro através de discussões e troca de experiências, o que faz deste recurso fundamental para um curso online de sucesso.

Conclusão

O consumo de cursos online já cresceu muito e a tendência é de que cresça ainda mais nos próximos anos. É claro que, com o aumento do consumo, as novas oportunidades de negócio EAD irão surgir ao mesmo passo.

No entanto, estudos revelam que existe um diferencial competitivo no mercado que será, disparado, o mais importante é a questão da personalização, como um dos recursos mais importante atualmente para quem busca uma plataforma EAD terceirizada no mercado.

Em um universo cada vez mais competitivo, onde as empresas brigam por atenção com seus usuários, quem conseguir se diferenciar em termos de layout, design e personalização estará a frente de seus concorrentes.

Cada plataforma EAD em específico possui funcionalidades distintas entre si. No entanto, para que você trabalhe com foco no que realmente é importante,e vamos citar aqui as principais para deixar o processo de aprendizagem completo e eficiente.

O uso de uma plataforma EAD proporciona não só um melhor aproveitamento para os usuários, como auxilia na agilidade de diversos processos. Por isso, é fundamental que a escolha desta seja de tamanha eficiência.

Com uma tecnologia excepcional, o Edools possui a plataforma mais completa do mercado. Onde é possível personalizar, gerenciar e hospedar seus cursos online de forma simples e dinâmica.

Veja como ter a melhor tecnologia na educação a distância pode ser o diferencial para a sua instituição ou organização, através de um teste grátis por 15 dias gratuitos clicando no botão abaixo:

Teste gratuitamente o Edools por 15 dias.

Se houver alguma dúvida ou sugestão, entre em contato conosco ou sinta-se à vontade para deixar um comentário ao final desta página.

Até a próxima!


Designed by Freepik Designed by Freepik Designed by Freepik

Escolha o caminho do meio!
A mágica da "netflix dos cursos"

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Rafaela Espíndola

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Faz parte do time de Marketing e Comunicação do Edools. É apaixonada por criação e inovação. Não consegue esconder que é canceriana dos pés à cabeça.
Ver todos os posts de Rafaela Espíndola

Deixe uma resposta