TUDO SOBRE EAD

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Como montar um curso preparatório EAD


Como montar um curso preparatório EAD

A aprendizagem na era da Internet é atualmente um leque de opções que está crescendo e ganhando força cada vez mais em todo o mundo. Se você pretende montar um curso preparatório EAD (educação a distância), saiba que este mercado está em constante expansão e pode ser uma ótima oportunidade para quem deseja montar um grande negócio.

Quando a situação fica difícil, a maioria das pessoas começa a investir em uma educação melhor – para garantir seu espaço no concorrido mercado de trabalho. E a educação à distância é uma excelente opção, pois reúne praticidade e eficiência.

Montar um curso preparatório EAD é uma excelente opção para quem deseja gerar renda sem a necessidade de um alto investimento. Afinal, montar um curso preparatório EAD é bastante simples e o seu custo é quase inexistente.

Enquanto as aulas em espaços físicos exigem horários fixos de estudo, gastos com estrutura, material e deslocamento, as aulas online trazem flexibilidade, economia e podem ser realizadas independentemente de tempo ou da localização geográfica dos alunos.

A modalidade de ensino a distância não para de crescer no Brasil e, de acordo com dados do mercado  EAD, mais da metade das instituições que oferecem cursos online registrou um vasto aumento de matrículas e lucro, e agora estão investindo cada vez mais no mundo EAD.

E cresce progressivamente à medida que avançam as tecnologias e o conhecimento científico evolui.

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

O avanço tecnológico mudou bastante a forma como as pessoas se relacionam entre si e com isso, o processo de educação também foi bastante afetado. Isso fica evidente ao perceber que cada vez mais o ensino a distância tem ganhado inúmeros adeptos.

O problema é que muitas pessoas que desejam montar um curso preparatório EAD ainda possuem diversas dúvidas a respeito de como fazer com que este negócio cresça de forma saudável e inovadora.

Afinal, para montar um curso preparatório EAD de sucesso, é preciso muito mais do que apenas possuir um bom conteúdo e divulgá-lo. Com um bom investimento e planejamento, é possível permitir um desenvolvimento eficaz de seu preparatório com mais agilidade, sem gastar muito com isso.

Então, para te ajudar nesta etapa inicial e garantir que você consiga montar um curso preparatório EAD, iremos mostrar todos os benefícios que você poderá obter com este e quais são os passos básicos para montar um curso preparatório EAD atrativo e que gere boas vendas.

Quer saber como montar um curso preparatório EAD? Continue lendo este artigo que você sairá com o seu projeto pronto daqui para colocar em prática ainda hoje.

1- Planejamento

O primeiro passo a ser seguido ao montar um curso preparatório EAD é o planejamento do curso como um todo. Você deve considerar todos os custos envolvidos, além de estruturar todos os tópicos que deverão estar dentro das videoaulas.

É necessário analisar antes a qual estilo de público o seu preparatório EAD irá atender, quem você quer que seja seu potencial aluno? Assim, você irá conseguir direcionar melhor o foco em seu público-alvo.

Lembre-se que é extremamente importante saber qual público-alvo que você quer focar, para extrair o máximo de informações a serem usadas ao seu favor na hora de produzir os conteúdos.

É também fundamental analisar como os concorrentes do mesmo segmento estão se saindo, quais são os seus pontos fortes e fracos, diferenciais, etc. Desta maneira, você poderá montar um curso preparatório com um diferencial competitivo das demais existentes.

Se organize de forma inteligente e estude bastante, pois a etapa de planejamento é considerada uma das mais importantes ao montar um curso preparatório EAD de sucesso.

2- Produção de conteúdos

É hora de começar a planejar e produzir o conteúdo que será utilizado em seu EAD.

A primeira coisa a ser pensada na hora de produzir conteúdo relevante para montar um curso preparatório EAD, é se colocar na posição da sua audiência, ou seja, entender o momento do aluno e dirigir a sua mensagem diretamente a ele.

Quanto mais intimista e pessoal for a linguagem adotada, irá criar facilmente um ambiente mais acolhedor e consequentemente, deixará o leitor mais receptivo a sua mensagem.

Seu preparatório EAD pode durar apenas um dia, uma semana ou ter um período estendido. Independente do formato e da duração, é preciso que você tenha conteúdo preparado e pronto para ser entregue aos alunos.

Produza vídeos próprios utilizando uma webcam ou uma câmera portátil. Atente-se apenas para a qualidade do áudio e das imagens.

Uma das formas de “tangibilizar” o seu conteúdo é “transformando-o” em vídeos. Se você não tem uma verba suficiente para uma produção profissional, poderá improvisar e se sair muito bem. O primeiro passo para repassar o seu conhecimento (e o seu conteúdo) por meio de vídeos é roteirizar o que você quer dizer.

Gravar videoaulas não é difícil, mas precisamos reforçar que é preciso ter didática, para ensinar o conteúdo de uma maneira que facilite a assimilação e desperte o interesse do aluno.

3- Identidade visual de seu preparatório EAD

Crie uma aula esteticamente atraente. Uma aula online que inclui uma variedade de elementos multimídia é muito mais atrativa e interativa do que aquela que possui apenas textos em sua página.

Trate cada aula como uma página que deve ser cuidadosamente diagramada, com ilustrações, títulos diferenciados, vídeos que ajudem na melhor compreensão do tema, sempre com o cuidado de seguir um padrão de identidade visual para não vire uma bagunça.

Você deve investir primeiramente num layout que seja atrativo e relevante para os alunos e quem o visite, de forma tenha uma navegação facilitada. Observe também o design de interface e a consistência visual.

O Edools disponibiliza a opção de montar um curso preparatório EAD podendo personalizá-lo 100% de uma maneira muito simples.

4- Venda

Nesta etapa, aquelas perguntas que você se fez lá no primeiro passo, quanto ao público-alvo e objetivos do seu curso, vão ser essenciais.

Muitos se perguntam como montar um curso preparatório EAD, mas se esquecem de procurar como fazer para vendê-lo. Algumas pessoas podem montar um curso online simplesmente para compartilhar seu conhecimento. Mas a maioria, é claro, deseja também ter um retorno financeiro por este trabalho – afinal, é um processo que exige tempo e dedicação.

Por isso, outra etapa importante da sua lista deve ser a venda do curso preparatório.

Primeiro, é preciso definir qual será o preço do curso. Para isso, você deve considerar quanto investiu para criá-lo e a margem de lucro que gostaria de atingir. Mas lembre-se de que um curso EAD tem alto potencial de vendas – pois qualquer pessoa no país inteiro, ou até no mundo, pode comprá-lo.

5- Divulgação

Depois executar e montar um curso preparatório EAD, é a hora de divulgá-lo. Você pode usar recursos de marketing digital, como a criação de um website e páginas nas redes sociais, ou a estruturação de campanhas de Adwords.

De acordo com o assunto do curso, você também pode investir em uma divulgação direta. Por exemplo, se for o conteúdo for interessante para o público corporativo, você pode buscar contatos nas associações empresariais da sua cidade e oferecer uma parceria.

Para te ajudar na divulgação e te ajudar a responder uma das dúvidas sobre como montar um curso online, confira o artigo: Quais as melhores formas de divulgar meus cursos online?

6- Sistema de Gestão de Aprendizagem

Tudo o que você pensou, planejou e produziu será inserido em uma plataforma e-learning que deve oferecer tudo o que você precisa em termos de hospedagem, gerenciamento e venda de cursos online.

É muito importante ter uma plataforma que organize a apresentação de todo o conteúdo. Através do sistema de gestão de aprendizagem (LMS, do inglês, Learning Management System) é possível trabalhar com a criação de conteúdo conectando recursos personalizados, e-commerce, gamificação, apresentações e fóruns

Aqui, tudo o que você pensou, planejou e produziu será inserido em uma plataforma LMS que deve oferecer tudo o que você precisa em termos de hospedagem, gerenciamento e venda de cursos de sua escola online.

Conclusão

O ensino a distância é uma modalidade consagrada e que está crescendo a cada ano no país. O fato de poder estudar a qualquer hora e lugar constitui uma vantagem significativa, pois os alunos de cidades que não contém determinado curso ou não possuem uma instituição próxima disponível, podem ter acesso aos estudos.

Outra vantagem é que os cursos a distância são mais baratos em relação aos presenciais, economizando tempo e dinheiro com deslocamento.

Para montar um curso preparatório EAD de sucesso,as plataformas LMS tem a função de facilitar todo o tipo de divulgação e informações do curso em geral.

O Edools tem hoje a melhor e mais completa plataforma LMS do mercado, onde é possível ter uma personalização completa de todo o seu portal EAD.

Conheça melhor como funciona uma plataforma LMS e tenha mais informações sobre como implementar o seu portal EAD testando o Edools gratuitamente por 15 dias:

Teste gratuitamente o Edools por 15 dias.

Se tiver alguma dúvida ou comentário a fazer sobre como montar um curso preparatório EAD, entre em contato conosco ou compartilhe sua opinião através de um comentário no final desta página.

Gravar uma aula presencial e disponibilizar online não é EAD
Vídeos com menos de 10 minutos engajam até 27x mais

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Rafaela Espíndola

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Faz parte do time de Marketing e Comunicação do Edools. É apaixonada por criação e inovação. Não consegue esconder que é canceriana dos pés à cabeça.
Ver todos os posts de Rafaela Espíndola

Deixe uma resposta